A campanha de conscientização e de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo, que motiva diversas ações neste mês, foi repercutida pela vereadora Michele Collins (PP) nesta segunda-feira (4). Em seu discurso na Câmara do Recife, a parlamentar citou dados e procurou alertar a população sobre o problema.
Espaços públicos deteriorados e reduzidos, sem acessibilidade, planejamento, integração ou adequação à convivência social. As calçadas do Recife passam por diversos problemas – e eles não fogem à atenção da Câmara Municipal. Por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB), a Casa promoveu uma audiência pública na manhã desta sexta-feira (1), na sede do Poder Legislativo. O evento serviu para debater a situação dos passeios, a questão da responsabilidade sobre eles e as soluções compartilhadas que podem viabilizar melhorias necessárias.
Com o plenarinho da Câmara Municipal repleto de militantes sindicalistas o vereador Rinaldo Júnior (PRB) realizou audiência pública nesta quinta-feira, 31, para debater o tema “O desemprego na cidade do Recife”. Ele justificou que “os números do desemprego no Recife são alarmantes” e enfatizou que “é neste momento de crise que o desemprego mostra sua face mais cruel. Os empregos são os primeiros a serem cortados e, no processo de melhora econômica, este setor será o último a ser retomado, pois os empresários ficam esperando os cenários se concretizarem para poderem contratar”. Somente nos últimos 12 meses, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) ocorreram 17.907 desligamentos na cidade, enquanto que o total da Região Metropolitana (que inclui os dados da capital) foi de 25.949 e de todo o Estado, 32.635 pessoas. Ou seja, Recife sozinho tem mais da metade (54%) dos desempregados de Pernambuco.
O Dia do Nutricionista é celebrado anualmente em 31 de agosto e o vereador Chico Kiko (PP) fez questão de homenagear, na manhã de hoje (31), os profissionais responsáveis por planejarem programas de alimentação, além de prepararem dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes. A vereadora Ana Lúcia (PRB) conduziu a solenidade.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), o primeiro secretário da Casa, Marco Aurélio (PRTB), e o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) receberam o presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), José Rufino da Silva. A visita teve como objetivo dar o primeiro passo em direção a uma parceria entre a Casa de José Mariano e o Conselho. Ficou estabelecido no encontro que será realizada uma audiência pública para discutir o assunto com os demais vereadores e a sociedade.
“Nossas escolas estão sendo alvo de bandidos que tem tido fácil acesso as dependências das instituições de ensino, fazendo vitimas dentro das salas de aula. Não podemos mais contar com lugares que nos permita sentir segurança nessa cidade. Você coloca seu filho dentro da escola e de repente está sendo comunicado que o lugar foi invadido”, relatou a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (30).
O armamento da guarda municipal do Recife foi o tema que levou o vereador Almir Fernando (PCdoB) à tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta quarta-feira (30). Presidente da Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal, o parlamentar repercutiu uma reunião do grupo realizada hoje com a Secretaria de Segurança Urbana do Recife para tratar do armamento da guarda municipal.
A Comissão Especial de Revisão de Lei Orgânica, que se reuniu nesta quarta-feira, 30, recebeu a visita de representantes do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco, que estão preocupados com a possibilidade de mudança do artigo 164 da lei que é considerada a Constituição Municipal e que está em discussão na Câmara do Recife. “Soubemos que há duas propostas de alteração do dispositivo que obriga a consulta nos casos de mudanças de nome de ruas e logradouros do Recife. Viemos fazer apelo para não mudar. Manter a lei é uma salvaguarda da memória da cidade”, disse o presidente do Instituto, George Cabral, durante a reunião.
"Diversas pessoas têm procurado meu gabinete e eu tenho andado pelas secretarias e governo pedindo novo acesso para o Alto Nossa Senhora de Fátima, através da rua José Rebouças (Córrego do Caruá), bem como a comunidade necessita de uma unidade de saúde da família (Upinha Dia)". Esse pleito foi motivo de pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB). O acesso em questão serviria à comunidade do Alto Nossa Senhora de Fátima, na grande Casa Amarela, Zona Norte do Recife.
Ele iria receber o nome de “botão do pânico”, mas agora poderá se chamar “de emergência”. Um letreiro com a palavra “perigo’, que inicialmente iria aparecer na fachada do ônibus em casos de violência, não mais será exibido. Essas duas alterações ao projeto de lei 59/2017, de autoria da vereadora Irmã Aimée Carvalho (PSB), foi o resultado da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 30, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “Essas duas alterações aperfeiçoaram o projeto de lei que, acreditamos, vai ajudar a reduzir os assaltos dentro de ônibus que circulam pelo Recife. A matéria continua em aberto, esperando sugestões da população, mas o nosso desejo é que ela seja votada em plenário no mês de setembro”, disse a vereadora.