Notícias

O balanço dos quatro anos e cem dias da gestão do prefeito Geraldo Julio foi tema de diversas discussões na Câmara do Recife nesta segunda-feira (10). Ao subir à tribuna da Casa para tratar do assunto, o vereador Ivan Moraes (PSOL) abordou questões relacionadas à educação, à cultura e à comunicação no município, principalmente.

Nos últimos meses, a economia do país tem enfrentado diversas mudanças que acarretaram no alto índice de desemprego. Na tarde desta segunda-feira (10), durante reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre as tensões vividas pelos trabalhadores com a redução da oferta de emprego. “Hoje, a cidade parou em decorrência da greve que foi feita pelos motoristas e cobradores da empresa Caxangá. Temos como exemplo a empresa Urbana, que declarou para imprensa que todos os seus funcionários seriam aproveitados. Mas o que vemos é diferente: quase a maioria de seus colaboradores estão indo para rua”.

Na última sexta-feira (07), a suspensão do trabalho dos coletores resultou no acúmulo de lixo pelas ruas do Recife. E na tarde desta segunda-feira (10), durante reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) falou da importância de parar o serviço em protesto para pedir melhores condições trabalhista. Presidente da Força Sindical de Pernambuco, o parlamentar abordou ainda as motivações para o interrompimento as atividades.

Ao completar 100 dias de mandato como vereador do Recife, Rinaldo Júnior (PRB) disse que gostaria de falar dos 4 anos e 100 dias do atual gestor municipal , pois segundo ele não há o que comemorar. Mas foi rebatido pelo colega Amaro Cipriano Maguari (PSB) que chamou a atenção para o fato de que ele só falou do lado negativo esquecendo as ações positivas.

Romero de Albuquerque (PP), cujo mandato é identificado com a causa animal, pediu à Prefeitura do Recife que regulamente a lei que proíbe tração animal na cidade. Segundo ele, a lei pode entrar em vigor por etapas e se prontificou a doar 10 tricíclos para retirar das ruas as carroças puxadas por cavalos. Ele também pediu que o castramóvel seja regulamentado, dando como exemplo Jaboatão dos Guararapes onde já existe um equipamento. “A Secretaria de Defesa Animal ainda existe, mas não tem conhecimento das políticas adotadas”.

O alto número da violência praticada contra as mulheres brasileiras foi abordado pela vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, 10, durante pronunciamento na tribuna da Câmara. Ela citou a pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Eu me sinto incomodada com esta realidade. Uma a cada três brasileiras já sofreu espaçamento, xingamento, empurrões ou chutes, nos últimos doze meses”, lamentou.

A denúncia de que 40 crianças com microcefalia, moradoras do Recife, carecem de uma alimentação especial e correm riscos, por conta de que suas famílias não têm condições de prover a tal alimentação, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) a ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 10. A situação chegou até ele, conforme disse, através da União de Mães de Anjos (UMA) e o motivo de levar o assunto à Câmara, foi para cobrar da Prefeitura a provisão necessária para essas crianças.

Desde março de 1962, eles trabalham voluntariamente na prevenção de suicídios e no apoio emocional a quem precisa. Em 2017, o Centro de Valorização da Vida (CVV) completa 55 anos, e a ocasião foi lembrada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) pela vereadora Ana Lúcia (PRB). Ela apresentou à Casa o requerimento 1643/2017, que concede voto de aplauso à organização não governamental. A iniciativa foi aprovada pelos parlamentares.

A hastag #somostodasMirella, compartilhada por centenas de pessoas há vários dias nas redes sociais, é fruto, infelizmente, de mais um caso de feminicídio no Recife. Na tribuna do plenário, durante a reunião desta segunda-feira, 10, a vereadora Ana Lúcia (PRB) lamentou o assassinato na semana passada da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araujo, de 28 anos.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (10) para discutir e emitir pareceres a projetos de lei que tramitam na Casa. Na ocasião, o grupo ainda recebeu representantes da Secretaria-Executiva de Juventude do Recife, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do município.