Notícias

Miguel Arraes de Alencar nasceu em Araripe, no Ceará, no dia 15 de dezembro de 2016. Mudou-se para o Recife na década de 1930 para trabalhar no Instituto do Açúcar e do Álcool. Graduou-se na Faculdade de Direito da capital pernambucana. Foi deputado estadual, prefeito do Recife, governador do Estado deposto pelo golpe militar de 1964, exilado político na Argélia por 14 anos – e, de volta a Pernambuco, deputado federal e novamente governador. Morreu em 2005, ainda em atividade política.

Em uma única reunião solene na Câmara Municipal do Recife, o mundo artístico e a ideologia da paz foram destaques através do reconhecimento ao trabalho desenvolvido por duas personalidades distintas. A cantora e compositora Nena Queiroga recebeu o Título de Cidadã do Recife e o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, representado por Iberé Matias, a medalha de Mérito José Mariano. As homenagens ocorreram na manhã desta quarta-feira, 14, numa iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

Discutir a reestruturação de dois dos maiores bancos públicos do país: o Banco do Brasil – que já possui um programa de fechamentos de agências e cortes no quadro funcional em curso – e a Caixa Econômica Federal, que também planeja mudanças relevantes em sua estrutura física e pessoal. Foi com esse objetivo que foi realizada uma reunião pública na Câmara do Recife nesta quarta-feira (14), por iniciativa do vereador Jurandir Liberal (PT). Com setores sindicais interessados, principalmente o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o parlamentar ainda debateu a conjuntura política nacional e as medidas tomadas pelo governo de Michel Temer.

Um incêndio de grandes proporções atingiu a comunidade da Vila de Santa Luzia, na Torre, durante a manhã de ontem, 13 de dezembro. Na reunião plenária de hoje, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) disse que foi até a comunidade e viu a situação de perto. “É desesperador ver famílias, mães com crianças de colo em busca de recuperar algum móvel ou pertence em meio às chamas”.

Uma proposta da vereadora Marília Arraes (PT) gerou debate na Câmara do Recife antes de ser votada em segunda discussão nesta terça-feira (13). O projeto de lei nº 43/2015, que acabou sendo aprovado por 20 votos a dois, estipula uma quantidade mínima de vagas de estacionamento para bicicletas tanto nos edifícios habitacionais – nos quais a reserva deve corresponder ao número de unidades residenciais – como nos edifícios não habitacionais, em que essas vagas devem corresponder a 20% daquelas destinadas aos carros. Para a vereadora Michele Collins (PP), que disse ter sido procurada por entidades preocupadas com o tema, o projeto deveria ter sido retirado de pauta para ser discutido.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55) que estabelece um teto para os gastos públicos foi aprovada hoje no Senado Federal. A medida, segundo o vereador Jurandir Liberal (PT), é ruim para a população. “Os mais necessitados, aqueles que precisam do serviço público e dependem da saúde pública sofrerão na pele a partir do próximo ano”, destacou durante a reunião plenária desta terça-feira, 13.

Hoje em dia mais de dez mil religiões existem em todo mundo. A bíblia por sua vez é considerada um dos livros sagrados da humanidade. E na tarde desta terça-feira 13, durante reunião plenária, a vereadora Michele Collins (PP) falou sobre o Dia da Bíblia, comemorado em 11 de dezembro. “Esse é o livro com as revelações e ensinamentos de Deus para a humanidade. Por isso o homenageio nessa tarde. Ele guia meu caminho com o versículo que diz: Lâmpada para meus os pés é a tua palavra e luz para o meu caminho”, enfatizou.

Repercutindo a decisão da seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil de elaborar, por meio de sua Comissão de Estudos Constitucionais, um parecer sobre a legalidade da reeleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (13) para tratar do assunto. Ele criticou a recondução do deputado Guilherme Uchoa à presidência Assembleia – cargo que o parlamentar estadual exercerá pela sexta vez seguida – e pediu que a Câmara do Recife adotasse restrições para prevenir casos semelhantes na Casa de José Mariano.

Os vereadores aprovaram durante reunião plenária desta segunda-feira, 12, a convocação extraordinária para o período de 23 a 30 de dezembro. A medida atende a solicitação enviada pelo prefeito Geraldo Julio e está prevista no artigo 18, parágrafo 1º, inciso 1, da Lei Orgânica do Município.

O vereador Jurandir Liberal (PT) se declarou contrário à aprovação do requerimento de nº 4648, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), que propunha conceder votos de aplausos e congratulações ao deputado federal Roberto Freire pela nomeação ao cargo de ministro da Cultura. Para comentar a matéria, Liberal subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (12), quando o requerimento foi votado e aprovado pelos vereadores.