O vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou na tarde desta quarta-feira, 25, o sistema Jornal do Commercio pelo projeto Rádio do Povo, que esta semana atende os moradores do Alto José Bonifácio. “É um trabalho social que vem ajudando várias comunidades a resolver suas questões. O radialista vai à comunidade, faz entrevistas e leva as reivindicações até os gestores para cobrar respostas. É um projeto que vem trazendo bons frutos em toda a Região Metropolitana do Recife”.
O vereador André Ferreira (PMDB) repercutiu nesta segunda-feira 22 na Câmara dos Vereadores do Recife o que ele classificou de superfaturamento de preços nos produtos de material de limpeza adquiridos pela Secretaria de Educação. De acordo com ele, a ata de registro de preço de novembro de 2010 previa determinado valor e a de abril de 2011 onerou esses valores. “Há produtos que apresentam diferença de R$ 800 mil e de R$ 300 mil de uma ata para outra no mesmo produto. É uma falta de compromisso com as escolas sucateadas e salários baixos dos professores. Por essa razão sugiro a criação de uma Comissão Parlamentar e Inquérito (CPI) para investigar em profundidade o que está acontecendo com o dinheiro público municipal”.
O vereador mais votado na eleição passada, André Ferreira (PMDB), presidiu a sessão solene de instalação da décima sexta Legislatura ontem na Câmara do Recife. Seguindo o protocolo, ele convidou o vereador Antonio Luiz Neto (PTB), o segundo mais votado, para ocupar a primeira secretaria e a vereadora Priscila Krause (DEM), a terceira mais votada, para ocupar a segunda secretaria. Depois fez a chamada regimental e cada um dos 38 vereadores eleitos entregaram suas declarações de bem e seus diplomas do TRE. Apenas um vereador, Erivaldo Silva (PTC), não compareceu por ter passado por cirurgia. Ele tomará posse em reunião especial na próxima semana. Cada um dos parlamentares fez o compromisso formal declarando “assim o prometo”.
Na avaliação do vereador Almir Fernando (PCdoB), a Guarda Municipal deverá ter maior participação na segurança da cidade e na proteção do patrimônio público. Ele lembrou na tarde desta quarta-feira 24, na Câmara do Recife, que faz parte da base de apoio ao novo prefeito da cidade e por isso sente-se à vontade para pedir que ele se empenhe na criação de uma secretaria de Segurança Municipal, aumentando as atribuições da Guarda. “Este foi um dos compromissos de campanha de Geraldo Júlio e nós que apoiamos a eleição esperamos ver concretizado este desejo”.
Chegou à Câmara do Recife projeto do Executivo contendo a mensagem de aumento dos servidores públicos. O reajuste médio proposto é de 7%. O projeto chegou sem pedido de urgência para ser analisado, mas o presidente da Comissão de Finanças, vereador Carlos Gueiros (PTB) lembrou aos colegas a necessidade de acelerar os trabalhos em virtude da escassez de tempo. “São menos de seis reuniões até a data límite para aprovação. Como se sabe, há um prazo definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, ainda mais em ano eleitoral. A data limite é 6 de abril, e se não for aprovado, esta Casa será respónsabilizada pelo atraso, apesar de só ter chegado agora”.
No último sábado a Defesa Civil Nacional mobilizou os moradores da Linha do Tiro para participar de um simulado de orientação em casos de deslizamentos de barreiras. A ação foi parabenizada na reunião plenária desta segunda-feira, 30, pelo vereador Almir Fernando (PC do B), que destacou a importância de preparar a população para desastres em áreas de morro. Integrantes da defesa civil de outros estados também participaram da simulação.
Por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), a Câmara do Recife recebeu na tarde desta quarta-feira 14, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública “ e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Segundo ele, o sistema de saúde brasileiro é composto por um grande sistema público gerido pelo governo, o SUS, pelo sistema privado e por fundos de seguros. Ele foi criado em 1988 pela Constituição Federal e reconhece o direito universal, a integralidade e a equidade na saúde.
Nove projetos de lei chegam ao plenário para votação, na reunião ordinária desta segunda-feira, 25, às 15h, na Câmara Municipal do Recife. Educação, saúde, lazer e homenagens a pessoas que prestaram serviços à cidade justificam as matérias que serão analisadas pelos vereadores. Um dos projetos, de autoria da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) determina o atendimento pelo Samu aos portadores de transtornos mentais, em surto, que necessitem de atendimento de emergência ou urgência, bem como o de transportá-los em suas ambulâncias para hospitais ou unidades de saúde especializadas.
O vereador André Régis (PSDB) produziu um documento intitulado Relatório Fotográfico de Escolas Municipais do Recife, mas acabou criticando a transferência das escolas profissionalizantes da secretaria da Educação para a secretaria da Juventude e Qualificação Profissional, que ele classifica como transitória. O decreto do executivo realizando a transferência foi publicado sábado 15, no Diário Oficial. O relatório ficou para uma próxima data. “Estava tentando discutir e fazer a mediação entre os servidores dessas escolas e os gestores, mas não deu tempo, o governo foi mais rápido”.
O consul da Argentina, Jaime H. Beserman, fez uma visita de cortesia à Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 03, e foi recebido pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB). Durante o encontro foram tratados vários assuntos, entre eles, a realização de um intercâmbio entre a Câmara e uma cidade argentina a ser definida. “Considero esta uma tarde memorável, porque sinalizamos a possibilidade de tornarmos o Recife irmã de uma cidade da Argentina”, disse Vicente.
Aprovado em primeira discussão, o projeto de lei que estabelece o prazo de até 30 dias para remarcação de atendimentos em ambulatórios hospitalares da rede pública municipal voltará a plenário para segunda votação na reunião ordinária de hoje à tarde, a partir das 15h, na Câmara Municipal do Recife. A autoria é do vereador Estéfano Menudo (PHS), que propôs a matéria por considerar que “a remarcação das consultas ambulatoriais é longa e muitas vezes é adiada para datas longínquas, por compromissos diversos que a maioria dos médicos está acostumada a ter, fazendo com que o paciente aguarde uma nova e longa espera nos ambulatórios públicos”.
O vereador Maré Malta (PSD) destacou na tarde desta quarta-feira, 7, que durante todo o ano de 2011, estudou vários projetos com o intuito de trazer maiores ganhos para a cidade, entre eles o que contempla a Guarda Municipal do Recife com o direito ao porte de arma. O parlamentar lembrou que o convênio com a Polícia Federal já se encontra pronto, porém falta só a assinatura do prefeito.
A vereadora Michele Collins (PP) homenageou os 140 anos da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, durante pronunciamento na Câmara, hoje (13). A instituição religiosa, de acordo com a parlamentar, possui uma rica e bela história. Inclusive, Michele Collins elaborou Requerimento solicitando voto de Aplausos à instituição religiosa. “A trajetória da igreja teve início com a vinda do jovem missionário John Rockwell Smith, dos Estados Unidos. O religioso chegou ao Recife em janeiro de 1873. Tinha uma grande força de vontade de pregar a Palavra de Deus, segundo o Evangelho. No início, Rev. Smith encontrou algumas dificuldades. Seu primeiro sermão foi feito no dia 10 de agosto de 1873, em um auditório, com a presença de 10 adultos e três crianças. A partir daquele momento, Smith passou a pregar a Palavra de Deus nas manhãs dos domingos e, em seguida, nas quintas-feiras. Construiu fortes laços de amizade, tendo sido, ainda, um influente professor de inglês. Passou a pregar em várias regiões da nossa cidade.”, disse.
Com um parecer da Comissão de Legislação e Justiça opinando pela rejeição e outros dois favoráveis à aprovação - das comissões de Finanças e Orçamento e de Meio Ambiente - vai a votação, na reunião plenária desta segunda-feira, 5, o projeto de lei número 101/2011, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que institui normas e procedimentos para gerenciamento e destinação de lixo tecnológico no Recife. De acordo com a matéria todas as empresas que produzam, importem e/ou comercializem produtos eletroeletrônicos são responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada desses produtos, bem como de seus componentes, considerados lixo tecnológico.
Durante a Reunião Plenária de hoje, 19, o vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu as ações promovidas pela Prefeitura do Recife em relação ao Dia Mundial do Diabetes. “Pensando no bem-estar do servidor, a Secretaria de Saúde promoveu hoje, das 8h às 11h30, no hall do edifício- sede da prefeitura, uma ação em combate à doença, que contou com exames para medir glicose e circunferência abdominal, além de receberem orientações nutricionais”. A iniciativa faz parte do Programa Servidor de Valor, lançado no mês passado.
Será realizada amanhã, 10, às 9h, no plenarinho da Câmara, uma audiência pública com o tema “Guardadores de carros e flanelinhas. Gorjeta ou extorsão?”. Durante a reunião plenária desta segunda-feira, o vereador Gilvan Cavalcanti (), autor da iniciativa, convidou os colegas e a imprensa local para participarem do debate. “Estamos sofrendo com um problema grave, além do excesso de chuvas na cidade. A chuva vai passar, mas as pessoas vão continuar reféns dos flanelinhas. Quem ainda não foi vítima, conhece alguém que já foi extorquido por esta minoria que toma conta das ruas do Recife”.
O secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, Cláudio Ferreira, admitiu na reunião da Comissão de Educação da Câmara realizada nesta quinta-feira, 30, que houve erro de nomenclatura no edital de licitação que escolheu a empresa para fornecer merenda escolar. Por isso mesmo a PCR contratou um novo software para padronizar e normatizar todos os editais das secretarias. Ele informou ainda que a licitação foi impugnada e que uma nova será feita, mas não haverá interrupção de fornecimento da merenda. “Há na PCR um sistema de classificação de códigos que no meu entender está errado, mas vem assim há 20 anos. O questionamento da Câmara pode ajudar nessa mudança”.
Com um discurso marcado pelo tom político, os quatro parlamentares de oposição e quase todos os da base aliada do governo avaliaram, na tarde desta quarta-feira, 10, durante mais de uma hora, os cem dias da gestão do prefeito Geraldo Julio. A líder da oposição na Câmara do Recife, vereadora Aline Mariano (PSDB), abriu o debate afirmando que a bancada eleita pelo povo da cidade para fiscalizar a gestão, encerrava agora a trégua concedida para que o novo prefeito deixasse claro se era um governo de continuidade ou de rompimento. Mas ainda. Vai cobrar as promessas feitas em campanha “de forma direta e contundente”.
O vereador Edmar de Oliveira (PHS) disse na reunião plenária desta segunda-feira, 02, que está preparando um levantamento sobre os problemas causados no Recife pela chuva e pelo trânsito nos últimos 30 anos. “O caos que tem vivido a população não é culpa de uma única administração. Quantos prefeitos não passaram pelo Recife? Uns trabalharam mais que os outros, mas todos deixaram sua marca”.
Isabella de Roldão (PDT) comentou nesta segunda-feira, 01, a matéria exibida na TV Globo, na última sexta-feira, sobre o trabalho da Fundação Terra. A vereadora elogiou o trabalho do Padre Aírton, criador da fundação que é responsável por várias ações sociais realizadas em Arcoverde, sertão pernambucano. “A reportagem foi um grande presente que Pernambuco recebeu, uma oportunidade de conhecer um homem admirável e essa obra magnifica, que tirou do lixo dezenas de crianças de Arcoverde, que hoje vivem numa casa digna”.