Por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PSB), a Câmara Municipal do Recife realizou hoje (10), Reunião Solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na ocasião, houve a posse simbólica dos seis vereadores cassados pela Ditadura Militar: Jarbas de Holanda, João Bosco Tenório, Alfredo Francisco da Silva, Luiz Sebastião Cavalcanti, Felício Coelho Medeiros e Ivan Gonçalves Cidreiras. João Bosco Tenório representou, na solenidade, todos os vereadores homenageados. Jarbas de Holanda Pereira, impossibilitado de comparecer no evento, estava representado pelo irmão, José Olivaldo Pereira. Os quatro demais homenageados são falecidos e os familiares estiveram presentes.
Nota encaminhada pela presidência da Câmara Municipal do Recife à editoria de política do Diário de Pernambuco, sobre erros da matéria publicada no último domingo: “Vimos através desta, solicitar de Vossa Senhoria, em cumprimento aos preceitos básicos do jornalismo, o direito de resposta à matéria intitulada “Transparência capenga na Câmara”, publicada no domingo (25.12), já que a mesma possui sérios erros que vão dos valores descritos à chamada ausência de transparência.
Os cerca de 400 professores da rede municipal de ensino, que foram contratados a partir de uma seleção simplificada, no começo de setembro, ainda estão sem receber seus salários. A denúncia foi feita no plenário da Câmara Municipal do Recife pelo vereador André Ferreira (PMDB) na reunião ordinária desta terça-feira, 25. “Como pode um professor ir motivado para sala de aula, sem receber no final do mês?”, questionou. Por esse motivo, o vereador disse que a secretária de Educação, Ivone Caetano, está cometendo um grave erro administrativo porque além de pagar os salários, também não apresenta uma previsão para saldar a dívida com os professores.
O vereador Amaro Cipriano- Maguari (PSB) fez apelo à construtora Queiroz Galvão que construiu prédios no Bairro de Jardim São Paulo. Segundo ele a construção danificou algumas ruas no curso do empreendimento. “Na época da construção, a Queiroz Galvão prometeu fazer o serviço às ruas danificadas. Terminados os trabalhos, os moradores aguardaram a QG se pronunciar, e já faz 18 meses que ela não cumpriu o seu dever”, disse.
Dezessete projetos de lei foram analisados em reunião da Comissão de Legislação e Justiça realizada na manhã desta quarta-feira, 31, dos quais 12 foram rejeitados e os demais aprovados. Outros sete foram distribuídos para receberem pareceres dos relatores e 17 estão na fila de recepção de emendas, esperando um prazo que se encerra na próxima reunião do grupo para também serem distribuídos. A reunião foi presidida pela vereadora Marília Arraes (PSB) e contou com as presenças dos vereadores Alfredo Santana (PRB), Priscila Krause (DEM) e Alfredo Mariano (PSDC).
Durante reunião extraordinária da Comissão de Finanças e Orçamento e Legislação e Justiça , na manhã desta segunda-feira, 12, foram discutidos nove projetos de Lei do Executivo enviados no dia 18 de novembro à Casa, em regime de urgência. O encontro contou com a presença de muitos vereadores, do secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, de Coordenação Política de Governo, Henrique Leite, da diretora Geral de Gestão do Trabalho e Educação, Cíntia Alves, além de representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) lamentou hoje (30), durante discurso na tribuna, o posicionamento de algumas empresas que se negam a realizar entregas em alguns bairros do Recife. “Fui procurado por moradores do Alto Jose Bonifácio para comentar um fato que, primeiramente, não quis acreditar. Algumas empresas que realizam entregas por telefone (chamadas delivery), infelizmente, se negaram a entregar os produtos quando os moradores citavam onde moravam, por ser Alto ou Córrego. Estou muito triste com essa questão. É um desrespeito ao cidadão. E para piorar ainda mais, tivemos, na zona norte, mais de 9 dias faltando água. E também para minha surpresa, os moradores solicitaram água, através do telefone e, infelizmente, 17 empresas também negaram a entrega. Colocaram justificativas, mas nenhuma plausível”, disse.
Exatamente às 11h45 desta quinta-feira, 24, os ex-moradores da comunidade do Bom Jesus, que estavam acampados desde a tarde de ontem no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife, deixararam o local. Eles informaram que estavam seguindo num ônibus para o prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, onde iriam se juntar a outra parte do grupo de moradores que já estava na sede da PCR desde o início da manhã.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), propôs aos vereadores que sejam antecipadas as homenagens aos 100 anos da morte de José Mariano, que é patrono da casa legislativa. O combativo político, que foi eleito primeiro prefeito do Recife, embora não tenha tomado posse, morreu no Rio de Janeiro em 8 junho de 1912. Na reunião ordinária desta segunda-feira, 26, Jurandir solicitou que cada vereador apresente sugestões de programação para divulgar o nome de Mariano em escolas e espaços públicos. “Proponho que programemos ações para incentivar a sua memória como seus contemporâneos gostariam que ele fosse lembrado: um excelente orador popular, um grande abolicionista e republicano”, disse.
Com a entrada de dois novos vereadores nos quadros do PSD, cujos nomes não foram revelados, o Partido Social Democrático (PSD) ficará com quatro representantes na Câmara Municipal do Recife, passando a ser a segunda maior bancada da casa. A informação foi dada pelo vereador Sérgio Magalhães, adiantando apenas que os dois novos colegas serão filiados na sede do partido nesta quinta-feira, às 11h. A agremiação perderá apenas para o PT, que conta com a maioria dos parlamentares recifenses. Por enquanto, os dois vereadores do PSD são o próprio Sérgio e Gilvan Cavalcanti.
O Dia do Engenheiro e do Arquiteto foi celebrado na Câmara Municipal o Recife na manhã desta terça-feira, 11, numa iniciativa do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT). Durante a reunião solene foi destacado o jubileu de ouro dos profissionais das turmas de 1962 e também recordada a importância do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido recentemente”. Tenho orgulho de pertencer a uma profissão que foi dignificada pela ação empreendedora de gerações pioneiras e que está diante do grande legado para construir o futuro de nossa cidade, do nosso estado e de nossa nação”, afirmou Jurandir.
O Vereador Múcio Magalhães (PT) registrou em seu pronunciamento na tarde desta segunda-feira, 17, uma homenagem ao Dia do Professor comemorado no último sábado, 15. Ele destacou o importante papel desses profissionais para o crescimento da sociedade e leu um pequeno texto retratando um histórico da criação desse dia.
O vereador Josenildo Sinesio (PT) disse hoje na Câmara do Recife que participou de um debate no programa Geraldo Freire, na Radio Jornal, sobre as denuncias de corrupção e desvio de verbas públicas por Organizações Não-Governamentais. Ele disse que a discussão foi esclarecedora e positiva para separar o joio de trigo. Ao todo existem cerca de 338 mil entidades desse tipo atuando no país com orçamento de R$ 5,4 milhões repassados pelo governo federal, ano passado. Segundo ele, quando apareceram as denúncias a presidente Dilma Rousseff suspendeu o repasse de verbas e exigiu que se faça no país um marco regulatório criando leis que permitam melhor fiscalização dessas ONGs.
O vereador Estéfano Menudo (PHS) comemorou na reunião plenária desta segunda-feira, 15, o início das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil no Centro Social Urbano da Mustardinha (Cmei). Ele disse que vem travando essa luta desde o início de seu mandato. “A Prefeitura implantou o `Programa Primeira Escola para melhorar a qualidade do ensino, garantindo acesso a crianças d e0 a 5 anos. Para isso, foram propostos os centros de educação infantil, os Cmeis, com projeto próprio para atender a esta clientela”.
Vereador Aderaldo Pinto (PRTB) informou ao plenário da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira 14, que propôs homenagem ao jogador Hernanes, recentemente convocado para jogar na seleção brasileira na Copa do Mundo. “Conheço a família dele e acompanhei seu desenvolvimento desde a infância. Já havia proposto a homenagem através da Medalha José Mariano, que vou entregar após a realização da Copa”. O vereador disse que Hernanes vai representar Pernambuco nos jogos mundiais e merece a homenagem. “Ele será nosso amuleto na competição”.
O líder do governo, vereador Aerto Luna (PRP), explicou na tarde desta terça-feira 17, na Câmara do Recife, que a taxa de licenciamento ambiental é regulamentada pelo decreto 24.540 de 2009 e é exigência da lei municipal 17.171 de 2005, e que não há nele nenhum artifício para aumentar a arrecadação como havia sido dito semana passada pelo vereador Inácio Neto (PSB) na tribuna desta Casa. “Nesta gestão foi criada a secretaria do Meio Ambiente, ficando ela responsável por autorizar e cobrar a taxa de licenciamento ambiental e não mais a CPRH como era feito antes”.
Duas semanas depois de eleito para um mandato de um ano, o Parlamento Jovem do Recife tomou posse em clima de festa na manhã desta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal do Recife. O número de participantes empossados corresponde ao mesmo de vereadores da cidade, num total de 37, em cumprimento ao que determinam as normas da entidade que tem por objetivo possibili¬tar aos jovens uma visão da democracia participativa e fazer com que eles possam vivenciar as atribuições de um vereador. “É compromisso meu fazer reuniões mensais com vocês, orientar, alimentar o parlamento. Quero contribuir com esse trabalho e também aprender. Vou mostrar como é o trabalho de um vereador, que é o político mais próximo do povo”, disse o vereador Inácio Neto (PSB), presidente da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude da Câmara.
Após muita espera e expectativa quanto a assinatura do porte de arma da Guarda Municipal do Recife (GMR), o vereador Maré Malta (PSD) ocupou a tribuna da Câmara, na tarde desta quarta-feira, 18, para comemorar o anúncio de que a Prefeitura do Recife irá assinar a proposição amanhã na sede da Guarda.
Através da intermediação da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife os auditores fiscais e representantes do prefeito João da Costa chegaram a um entendimento, na manhã desta quarta-feira, 28, sobre o projeto que cria o plano de cargo dos auditores do Tesouro Municipal. Eles se encontraram em reunião realizada no plenarinho da Casa de José Mariano, a segunda promovida em dois dias pela comissão de vereadores, para discutir a matéria de autoria do Poder Executivo. “O prefeito nos autorizou a fazer o acordo desde que não haja impacto financeiro adicional no reajuste salarial. E esse plano não tem impacto, ele é factível e a administração tem interesse em aprová-lo”, disse o secretário de Finanças, Petrônio Magalhães.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou o Governo do Estado pela volta do Projeto Patrulha dos Bairros, que foi retomado com a compra de novos carros e a contratação de mais policiais. “Tudo que é focado para combater a violência é motivo de satisfação para a cidade. Por isso venho enfatizar e registrar que a sociedade está na expectativa de um policiamento mais ativo”.