Por indicação da Comissão Executiva da Câmara do Recife, o ex-jogador e atual auxiliar técnico do Sport Club, Daniel Pallo Barioni, conhecido como Daniel Paulista, recebeu o Título de Cidadão do Recife, nesta segunda-feira (16) no plenário da Casa de José Mariano. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), fez o discurso em homenagem ao jogador, conhecido por ser grande marcador, mas ter se notabilizado também por suas finalizações em jogos importantes. “Os torcedores me pediram para que fizesse dele um cidadão recifense, e esse era um pedido que não se podia negar. Ele sempre elevou o nome do Recife por onde passa. Aqui teve dois filhos João Vitor e Lucca. Já faz parte da cidade”.
A pedido de diversas entidades civis que formam uma rede de organizações que trabalham o transporte público, o vereador Ivan Moraes (PSOL) elaborou requerimento endereçado ao Conselho Superior de Transporte Metroplitano reivindicando que o sítio do Consórcio Grande Recife publique o calendário do procedimento de revisão do valor da tarifa prevista para janeiro de 2018
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (29) para comentar os desdobramentos da crise dos combustíveis e da paralisação de caminhoneiros nas estradas brasileiras. Durante o discurso, o parlamentar leu uma nota divulgada pelo Partido Comunista do Brasil sobre a questão.
Partindo dos elogios feitos ao Executivo e à Emlurb pelos parlamentares em virtude de requerimentos aprovados e das obras realizadas, o vereador Jairo Britto (PT), que já presidiu a Comissão de Finanças da Câmara do Recife, sugeriu aos colegas que no lugar de usar esse instrumento, nem sempre atendido, elaborassem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, cujo prazo se encerra dia 16 próximo. De acordo com ele, as emendas são instrumento melhor porque sendo acatada, terá execução praticamente garantida.
A visita do Procurador Geral da Câmara, Izael Nóbrega, e mais três procuradores que vão auxiliar a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Município já surtiu o primeiro resultado. Além de tirar dúvidas e de fazer explanação sobre como deverá ser feita a revisão, o procurador ouviu sugestões dos parlamentares. Eles solicitaram alteração da data para proposição de emendas, de 20 dias úteis, que passariam a contar a partir do dia 16 de fevereiro, e que agora, conforme deliberação do presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), passará a contar do dia 6 a 31 de março, ou 20 dias úteis. Essa mudança foi solicitada em virtude da ocorrência do carnaval.
Concedido pelo vereador Aerto Luna (PRP), o presidente nacional do Partido Republicano Progressista, Ovasco Rezende foi agraciado com Título de Cidadão do Recife, na Câmara Municipal. O vereador ressaltou que Ovasco Rezende preside o PRP desde 2006, mas é também presidente do Diretório Regional do partido em São Paulo, bem como da Fundação Dirceu Gonçalves Rezende, desde 2010 e do Instituto Republicano de 2003 a 2010. Mas ele foi também coordenador de obras públicas da secretaria de Obras de São José do Rio Preto e palestrante nos cursos de formação política do PRP. O homenageado nasceu em Jales, interior de São Paulo, é engenheiro, casado com Carla Machado, tem dois filhos.
Se depender da Comissão de Legislação e Justiça, a Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) será Patrimônio Cultural Imaterial do Município. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira (13), em reunião do colegiado, mas a proposta ainda precisa da aprovação de outra comissão e de ser votada pelo plenário, para ser concretizada. “A OSR proporciona à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades, buscando promover a inclusão cultural”, considerou a vereadora Ana Lúcia (PRB), autora do projeto de lei 74/2018, que faz o encaminhamento.
“Desde fevereiro venho denunciando a falta de respeito dos jornais locais com seus jornalistas, casos como atrasos no pagamento de salários e falta de infraestrutura adequada. Fomos informados pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) que a proposta do patronato é de 1.7% de aumento, quando tivemos no último ano uma inflação de mais de 5%, quase 7%”, relatou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (27).
Na passagem dos 370 anos de criação do Exército Brasileiro - lá pelos idos de 1648 quando alguns patriotas se juntaram no Monte Guararapes para expulsar o holandês invasor, firmando o compromisso de defender a pátria contra tudo e contra todos - o vereador Renato Antunes (PSC) saudou a passagem da data, revelando que foi oficial durante oito anos. “A história do Exército Brasileiro se confunde com a formação de nossa nacionalidade, na exata medida em que a vida de nossos soldados insere-se na sociedade a que servem e da qual provêm”.
A Comissão Especial Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar, in loco, o Tráfego da Zona Sul, promoveu reunião em São Paulo com a equipe da Secretaria de Mobilidade e Transportes da Cidade e com o SPTrans, nesta terça-feira, 06. O objetivo do encontro foi conhecer de perto a dinâmica modal da maior capital do país, em busca de estudos que possam contribuir com o Recife. “Tivemos uma rica experiência, onde nos foi apresentado todo o modelo e sistema de transporte público de passageiros da maior cidade do país”, disse o vereador Marco Aurélio (PRTB), presidente da Comissão.
O projeto de lei nº 21/2017 – que dispõe sobre medidas de transparência ativa para os serviços de publicidade e propaganda contratados pela administração pública e pelo Legislativo municipal – foi a votação na Câmara do Recife nesta segunda-feira (11). Por 17 votos a 11, os vereadores decidiram rejeitá-lo ainda na primeira discussão. Caso tivesse sido aprovado, o texto obrigaria a discriminação, nos próprios anúncios, do valor gasto neles. O Portal da Transparência da Prefeitura também seria obrigado a atualizar mensalmente uma seção com informações específicas sobre os gastos realizados com publicidade e propaganda pelo município.
A Comissão Especial Interpartidária com a Finalidade de Fiscalizar, in loco, o Tráfego da Zona Sul do Recife realizou a primeira visita às 6h30 da manhã desta segunda-feira, 05. Os vereadores se reuniram no Pina e percorreram a pé toda a extensão que compreende a Faixa Azul, na Avenida Antônio de Góes. Para o presidente da Comissão, vereador Marco Aurélio (PRTB), a importância da ação reside no fato de discutir os problemas dos congestionamentos e buscar soluções melhores para a mobilidade. “Enquanto conversamos com os vereadores surgem ideias e assim nós vamos construir um documento para entregar à Prefeitura”.
Durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (14), o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou a assinatura de dois decretos, realizada pelo prefeito Geraldo Julio. Um deles determina a desburocratização do processo de contratação dos artistas do Recife e o outro prevê auxílio financeiro no valor de R$ 250 mil para as quadrilhas juninas.
Em busca da melhoria da qualidade de ensino e das condições de infraestrutura das escolas públicas, o vereador André Régis (PSDB), que mantém um portal de pesquisas sobre o tema, considera inadmissível que alunos de nona série sejam incapazes de entender o que leem.
Sua luta por uma sociedade mais justa e eficaz torna o homenageado merecedor da distinção que a Câmara do Recife outorga àqueles que desejam como seus cidadãos, com estas palavras o vereador André Régis (PSDB), autor da proposta, iniciou o discurso de concessão do Título de Cidadão do Recife para o delegado da Polícia Federal Macello Diniz Cordeiro, hoje superintendente da PF na Paraíba e em Pernambuco
A elaboração de projeto de lei que traga mais transparência para as comunidades terapêuticas estão nos planos do vereador Ivan Moraes (PSOL). Segundo ele, as comunidades são dirigidas, a maioria, por entidades religiosas, muitas das quais conveniadas com a Prefeitura, em geral não são fiscalizadas pelo poder público. “É preciso saber quantas vagas existem, quem são as pessoas internadas. Há indícios de que algumas delas são internadas contra a própria vontade. Por isso é preciso transparência, regulamentar conselho antidrogas e as políticas para usuários de crack”.
No dia 15 de março, o Senado aprovou um projeto de lei que regulamenta a profissão de detetive particular. Profissional da área, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu o assunto na Câmara do Recife nesta quarta-feira (22). Ele afirmou estar satisfeito com a votação no Congresso Nacional e disse aguardar a sanção do presidente Michel Temer.
O vereador Rodrigo Coutinho (SD) destacou as obras de requalificação no Segundo Jardim em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Ele disse, na tribuna da Casa de José Mariano, nesta terça-feira, 19, que o espaço é considerado “um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Hoje com aparelhos de malhação, pista de cooper e boa infraestrutura para os visitantes”. No entanto, o parlamentar se afirmou preocupado com uma área desocupada e que tem tapumes há cerca e dois anos.
As condições em que se encontram a sede do campo de várzea do União, localizado no bairro da Macaxeira, preocupam o vereador Hélio Guabiraba (PRTB). Segundo o parlamentar, que discutiu o assunto na Câmara do Recife nesta quarta-feira (5) e apresentou um requerimento à Secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife pela requalificação do prédio, a construção está “abandonada há mais de 20 anos.” A matéria foi aprovada pelo Legislativo municipal.
A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes se reuniu na tarde desta terça-feira (9) para analisar e dar parecer a proposições em tramitação no colegiado. Na ocasião, foram discutidos cinco projetos, destes, quatro foram aprovados e um rejeitado. Outros 16 foram distribuídos entre os membros do grupo. Dentre as medidas aprovadas está o projeto de lei número 122/ 2018, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB), que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública municipal do Recife.