Uma pequena capela fundada em 1769, na Estrada de Belém, no bairro da Encruzilhada, transformou-se em paróquia em fevereiro de 1911. Após anos de evangelização e muitas mudanças, a Paróquia de Nossa Senhora de Belém comemora seu centenário em 2011. A data recebeu uma homenagem da Câmara nesta quinta-feira, 16, numa iniciativa do vereador Josenildo Sinesio (PT), que entregou uma placa comemorativa ao padre Augusto César.
Dentro das comemorações da 73ª Semana Brasileira de Enfermagem, iniciada sábado passado (12) com o Dia Mundial da Enfermagem, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, 14. O plenário e as galerias ficaram lotados com estudantes de escolas técnicas e universitários, professores e diretores de faculdades, além dos auxiliares, técnicos e enfremeiros. “A ideia foi homenagear as categorias, nesta audiência, através das instituições. Tivemos reuniões anteriores com sindicatos e conselhos de trabalhadores e entendemos que esta seria a melhor forma de festejarmos os profissionais”, disse o vereador. Em Pernambuco há 52.563 profissionais de enfermagem.
Motivado pelos princípios originais do escotismo, que propõe a educação não-formal e se preocupa com o desenvolvimento integral de jovens e crianças, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), realizou sessão solene para comemorar o centenário do movimento no Brasil. Dezenas de escoteiros compareceram à reunião realizada no Salão Nobre, na manhã desta sexta-feira, 11. “Os 100 anos do escotismo são importantes para esta organização e também para a sociedade, que precisa se informar sobre o trabalho e as atividades que vocês desenvolvem. O movimento, sempre com bons propósitos, merece os nossos parabéns pela contribuição que tem dado na boa formação de milhares de jovens em todo o País”, afirmou o vereador.
Participantes da audiência pública realizada nesta quarta-feira, 22, na Câmara do Recife avaliaram que houve avanços desde a adoção da Lei Maria da Penha, mas para concretizar os benefícios integrais dela ainda será necessário muito trabalho. A audiência foi convocada pelo vereador Jurandir Liberal (PT) na passagem dos quatros anos de existência da lei que coíbe a violência contra as mulheres. “Com a lei muitas mulheres estão podendo assumir seu lugar de sujeito na história e ter apoio para romper com o ciclo da violência. Portanto, estou solidário com a causa e reafirmo o compromisso com o respeito e solidariedade às lutas dos movimentos de mulheres e feministas pela autonomia e pelo fim às opressões”.
Com parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento, projeto de lei da vereadora Priscila Krause (DEM) altera a lei municipal que hoje responsabiliza os moradores pela manutenção das calçadas em frente aos seus imóveis. A matéria considera as calçadas como áreas públicas, pois pertencem ao município, e estabelece que a Prefeitura do Recife é quem deve se encarregar da manutenção delas. E mais: se algum órgão público fizer obra que danifique a calçada, esse é quem ficar responsável pelo reparo.
Criada em 2005, a Associação de Amigos do Transplante de Medula Óssea - ATMO - pode se tornar uma entidade de utilidade pública. O projeto do vereador Jurandir Liberal (PT) está em fase de tramitação na Câmara do Recife e ainda não tem data definida para ser votado em plenário.
Os vereadores do Recife votam nesta segunda-feira, 16, o projeto de lei 73/2010 de autoria do presidente da Câmara, Múcio Magalhães (PT), que denomina Estudante Alcides do Nascimento Lins, o próximo centro municipal de educação infantil a ser inaugurado na Torre ou bairros vizinhos.
Centro de referência em diversas especialidades e primeiro do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança” o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP) foi homenageado na manhã desta sexta-feira, 18, em sessão solene da Câmara Municipal do Recife, dentro das comemorações dos 50 anos de sua fundação. A solenidade, por iniciativa do vereador Luciano Siqueira (PCdoB), foi realizada às 9h no Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel. O presidente do IMIP, Antônio Carlos Figueira, recebeu uma placa comemorativa em nome da instituição filantrópica, que tem 918 leitos e realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços.
Mesmo em recesso, as Comissões temáticas da Câmara do Recife não interromperam seus funcionamentos. Diversos projetos de lei do Executivo, que chegaram no final do primeiro semestre, tramitam nas comissões. Entre eles está o que define condições de ocupação e mecanismos de compensação para os setores de sustentabilidade ambiental no entorno das unidades de equilíbrio ambiental, referentes às praças e parques da cidade.
O vereador Maré Malta (PSD) criticou o veto total do Executivo ao projeto de lei 169/2011, de sua autoria, que propõe divulgar trimestralmente, através da internet, relatório detalhado da arrecadação das taxas, multas de trânsito aplicadas, sob a administração do Município do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos- CTTU. “Estou indignado com as decisões políticas da Prefeitura do Recife. Propus o PL de total interesse da população motorizada que comete infrações de trânsito, mas que arcam com suas consequências”, disse.
Reunida na manhã desta quinta-feira, 9, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara deu parecer favorável ao projeto de lei do vereador Almir Fernando (PCdoB) que obriga fornecedores a fixar data e horário para entrega de produtos ou realização de serviços. Presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), a reunião teve a participação de Josenildo Sinesio (PT), Luiz Eustáquio (PT) e Alexandre Lacerda (PTC).
A prefeita Maria Sebastiana da Conceição, do município de João Alfredo, a 110 quilômetros do Recife, seguiu à risca o dito popular: “primeiro a devoção, depois a obrigação”. Ela deixou, por algumas horas, as suas preocupações administrativas e compareceu à Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, 13, para assistir a entrega do título de cidadão recifense ao padre Marcelo Rossi.
O prefeito João da Costa sancionou a lei 17633/2010 de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT) que denomina Zilda Arns a próxima escola da rede municipal de ensino a ser inaugurada no Recife. “O caráter humanitário do trabalho da Dra. Zilda Arns marcou a história do nosso país e também de outros países. Não por acaso, ela foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz. A Pastoral da Criança é uma proposta que se expandiu mundo afora, sendo incalculável o número de crianças que, por meio deste trabalho, foi salva da mortalidade e da desnutrição. Ela mobilizou milhões de pessoas em prol da causa infanto-juvenil. Sua atuação social significa uma alavanca de solidariedade em favor das crianças do Brasil e do mundo”, justificou Osmar Ricardo.
Fuga por conflitos familiares, sequestros para exploração sexual ou para tráfico internacional de pessoas e órgãos. Estas são apenas algumas das inúmeras causas do desaparecimento de milhares de crianças e adolescentes todos os anos no Brasil. Enquanto os números aumentam, poucos estados contam com delegacias especializadas em investigar esse tipo de caso. Um projeto de lei da vereadora Aline Mariano (PSDB), aprovado em segunda discussão nesta terça-feira, 29, pretende facilitar a busca por estas pessoas, obrigando a exibição em locais públicos de fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.
Os vereadores do Recife votam hoje à tarde, no retorno às sessões legislativas, após o período de recesso, diversos projetos de lei, entre eles um substitutivo ao projeto 161/2009 de autoria do vereador Josenildo Sinésio (PT) que torna obrigatória a instalação de equipamentos de segurança nas agências bancárias. O parlamentar decidiu aperfeiçoar a proposta acrescentando novas exigências. Entre as modificações está a obrigatoriedade de cabines blindadas para os vigilantes. Estes deverão trabalhar, no mínimo, em duplas, nunca sozinhos.
Antes da votação do projeto do Executivo 8/2012, que trata da contratação de empréstimo com o Banco Internacional para reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União, e que deverá servir para financiar programas de educação e de gestão pública no município e outras ações de investimento, o vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, abriu a discussão sobre o PL alegando que este novo projeto modifica um anterior que foi aprovado e transformado em lei há nove meses, no valor de U$ 130 milhões.
Com o plenarinho lotado por arquitetos, urbanistas, designers gráficos e estudantes, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quinta-feira, 22, por iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT) para conhecer o Complexo Novo Recife, empreendimento imobiliário que será implantado no Cais José Estelita. Esta foi a primeira vez que o projeto, que mudará definitivamente a paisagem local, foi apresentado em público. “Meu objetivo, ao propor esta audiência pública, foi conhecer e discutir com os cidadãos do Recife, este empreendimento a ser implantado pelo consórcio composto pelas empresas Queiroz Galvão, Moura Dubeux e GL Empreendimentos e Ara Empreendimentos”, justificou o vereador Múcio Magalhães.
Das 12 comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, quatro vão ser instaladas esta semana, para dar pose aos novos membros, presidentes e vices. Todos os projetos de lei que tramitam na Casa de José Mariano necessariamente passam pelas comissões, que também são fundamentais para fortalecer as proposições dos vereadores ou as de origem do Poder Executivo. Na semana passada, tomou posse a de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB).
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) reivindicou a construção de um retorno em frente ao Hospital Pan de Areias, localizado na Avenida Recife. Na sessão plenária desta terça-feira, 16, o parlamentar disse que para ter acesso àquela unidade de saúde é preciso fazer um contorno de mais de 1.200 metros.
Abrindo o pequeno expediente da tarde desta quarta-feira, 7, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu a tribuna da Câmara, para repercutir os investimentos na área de saúde realizados pelo Governo do Estado. O parlamentar citou a entrega dos três novos hospitais prometidos pelo governador e as 14 UPAs, além do projeto de construção de mais 12 UPAs Especialidades.