Um jogo que coloca em risco vida de crianças e adolescentes, e que já fez uma vítima fatal em Recife, é objeto de preocupação da vereadora Aimée Carvalho (PSB). Trata-se do jogo conhecido por boneca Momo e que é transmitido por WhatsApp. É uma ferramenta que desafia crianças e adolescentes a ficarem sem respirar, amarrados a uma corda pelo pescoço como em um enforcamento. O jogo é muito parecido com outro que já passou pelo país chamado baleia azul.
A campanha mundial contra o câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, mereceu destaque da vereadora Michele Collins (PP), que aliás aprovou projeto de resolução em 2016 para que a Câmara do Recife se vista de rosa todos os anos para alertar as mulheres dos perigos dessa doença que pode ser tratada e curado, se diagnosticada em tempo.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) reivindicou o cumprimento de acordo, segundo ela em nota que leu na Tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (31), firmado entre os pares para que ela ocupasse a vaga de primeira vice-presidente da Comissão Executiva da Casa, na eleição da chapa que se dará amanhã (01), às 10 horas no Plenário, para o biênio 2019/2020.
A Câmara do Recife promoveu uma reunião solene na noite desta quarta-feira (29) para homenagear o Superintendente Regional do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) do Nordeste, Marcos de Brito Campos Júnior. Paraibano de Campina Grande, o engenheiro civil de 38 anos se destacou pela rápida ascensão e pela promoção de uma modalidade de atendimento digital no órgão. O evento, idealizado pela vereadora Aline Mariano (PP), reuniu familiares do homenageado, além de políticos e gestores do INSS.
Um grupo de cinco vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), visitou as instalações do Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego III (Cindacta III), localizado no bairro de Jordão Baixo, Recife, na manhã desta quinta-feira, 10. Eles tiveram oportunidade de conhecer a instituição, saber o que ela faz, compreender sua missão e responsabilidades, atendendo ao convite do brigadeiro do Ar, Walcyr Josué de Castilho Araújo. Órgão de controle do tráfego aéreo do Nordeste, Fernando de Noronha e parte do Atlântico Sul, o Cindacta III está promovendo esses encontros com diversas entidades da sociedade civil como parte das comemorações de 30 anos de existência.
O programa Mais Vida nos Morros recebeu elogios da vereadora Aimée Carvalho (PSB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (15). A iniciativa da Prefeitura visa desenvolver, em conjunto com os moradores dos morros do município, intervenções urbanas e ambientais, além de promover mudanças de comportamento em relação a esses espaços.
Cidade de forró, frevo, maracatu – e rock. A pluralidade cultural do Recife pode ganhar um novo marco caso seja aprovado o projeto de lei nº 110/2018, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal. O texto, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PRTB), propõe instituir no dia 13 de julho um dia municipal para o gênero popular consagrado pelos Beatles e Rolling Stones.
O vereador Renato Antunes (PSC) fez questão de ocupar a tribuna da Casa de José Mariano,na tarde desta segunda-feira (21), para destacar a 4ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura do Recife. Ele representou a Câmara na abertura do evento, no Teatro de Santa Isabel, nesta manhã, e se disse bastante satisfeito com a programação. “Ressalto que é uma força tarefa que envolve dez secretarias municipais e que desenvolverá mais de 600 atividades que serão realizadas em prol da primeira infância”.
A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na manhã desta quarta-feira (22) para enfatizar a importância da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. De acordo com a gestão municipal, a Semana teve início dia 21 e segue até o dia 28 de agosto, com seminários, corridas, passeios turísticos inclusivos, apresentações culturais, entre outras ações. “É muito importante a Semana porque fortalece, conscientiza e estimula na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária”, disse a parlamentar.
Um Projeto de Resolução que visa dar à futura sede da Câmara do Recife o nome de Júlia Santiago, primeira vereadora da Casa, recebeu dispensa de prazo no Legislativo Municipal nesta terça-feira, 20, durante a reunião plenária. A vereadora Ana Lúcia (PRB), autora da proposta, qualificou a homenageada como uma “mulher especial, tecelã, negra, batalhadora”. Caso estivesse viva, Júlia Santiago teria completado 100 anos em 2017. “Peço a todos os meus pares que votem pela aprovação da proposta. Estou pedindo dispensa de prazo para que o projeto tramite com mais celeridade e, ainda neste mês, seja votado no plenário”.
A Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Câmara do Recife aprovou, na tarde desta terça-feira, 25, o projeto de lei que cria o boletim escolar eletrônico nas escolas da rede pública do município. Participaram da reunião, a presidente do grupo, vereadora Natália de Menudo (PSB), e os vereadores Romerinho Jatobá (PROS) e Ana Lúcia (PRB).
Um dia após ter comentado sobre as dificuldades criadas ao trânsito pela implantação de uma Faixa Azul, exclusiva para ônibus, no Pina, o vereador Marco Aurélio (PRTB), argumentou que em virtude do debate sobre este tema, um morador da área afetada pelo congestionamento causado pela Faixa Azul, enviou vídeo, exibido no plenário da Câmara do Recife hoje, 21, que mostra uma unidade móvel da CTTU, equipada com radar, parada e sem motorista dentro do carro, multando veículos que ultrapassassem o limite de velocidade.
Com a presença de educadores, representantes do Conselho Municipal de Educação e de entidades ligadas à Educação, a vereadora Ana Lúcia (PRB) formalizou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal de Qualidade na Cidade do Recife, em reunião realizada no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 27. Composta por cinco vereadores e presidida pela vereadora, a Frente terá por finalidade propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à educação, nas suas diversas formas.
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher pretende realizar visitas a órgãos públicos que desenvolvem políticas de gêneros para fiscalizar o andamento de cada. Além disso, deve repetir a atuação da legislatura passada quando foram realizadas diversas audiência públicas importantes, como violência contra a mulher, políticas públicas para a saúde da mulher e assédio sexual às mulheres em transportes públicos. Todas elas com grande repercussão.
Cinco Projetos de Lei ordinários e um de Decreto Legislativo foram distribuídos para análise e emissão de pareceres de vereadores pela Comissão de Educação, que se reuniu na manhã desta quarta-feira (29). Entre os que foram apresentados está o PLO 150/2018, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), que institui a realização de atividade extracurricular contra o uso de drogas, a ser realizada nas escolas situadas no município do Recife.
Mesmo considerando a importância do projeto de lei número 97/ 2018, que institui a semana de orientação profissional para o primeiro emprego nas escolas públicas do Recife, o vereador André Régis (PSDB) destacou alguns pontos que considera carentes de uma maior discussão. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (5), ele enalteceu a iniciativa de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB) e afirmou que é necessário ponderar quanto à forma de levar a atividade às unidades de ensino, a estrutura necessária, a seleção de profissionais e a logística para implementação.
Em meio a uma reunião plenária que teve como tema principal a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (9), para expressar sua opinião sobre o caso. O parlamentar leu uma nota do Partido Comunista do Brasil assinada pela pré-candidata a presidente da República da legenda, Manuela D’Ávila.
Dos vinte e dois projetos de lei analisados pela Comissão de Legislação e Justiça, oito foram aprovados, quatro retirados de pauta, dois tiveram pedido de vista e oito foram rejeitados. A comissão também distribuiu na tarde desta segunda-feira (15), na Câmara do Recife, vinte e três novos projetos de lei entre os membros do grupo.
As duas comissões que estavam analisando o projeto de lei 12/2018, do Executivo, que dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos de alguns setores da Prefeitura do Recife, apresentaram pareceres favoráveis à proposta de reajuste apresentada e que, segundo justificativa do prefeito Geraldo Julio, “é fruto das negociações coletivas com as diversas categorias do funcionalismo público municipal, além de fazer parte da política de valorização do servidor, responsável direto pelo atendimento aos diversos anseios da população recifense”.
Na manhã desta quarta-feira (2), um grupo de moradores entregou um abaixo assinado ao presidente da Câmara, Eduardo Marques (PSB). O documento é contrário ao projeto de lei 33/2018 que tem como finalidade realizar o desmembramento da localidade conhecida como Lagoa do Araçá, hoje considerada parte do bairro da Imbiribeira a fim de que se torne um novo bairro. Ainda segundo o projeto, os moradores da localidade já se intitulam residentes da Lagoa do Araçá, e a ação irá oficializar uma identidade cultural já conhecida na cidade do Recife. O presidente Eduardo Marques afirmou que entregará o abaixo assinado às comissões competentes.