A Campanha da Fraternidade 2011 tem como tema "Fraternidade e a vida no Planeta - A criação geme em dores de parto". O lançamento feito pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) repercutiu na sessão desta segunda-feira, 14. O vereador Josenildo Sinesio (PT) apresentou requerimento para discutir no plenário da Câmara a importância da iniciativa. O debate será ainda esse mês, em data a ser definida, e terá a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
O vereador Inácio Neto (PT) parabenizou a primeira dama Marília Bezerra pela organização do 47º Baile Municipal do Recife, lançado pelo prefeito João da Costa na manhã desta terça-feira, 8. O baile será no dia 26 de fevereiro, no Chevrolet Hall. Entre as atrações desta edição estarão as cantoras Elba Ramalho e Ivete Sangalo. “Ivete é uma artista de grande porte, muito esperada por todos que gostam do Baile Municipal. Tenho certeza que esta escolha agradará toda a população”.
O presidente da Câmara Municipal, Jurandir Liberal, esclarece que o reajuste do subsídio dos vereadores para a próxima legislatura – a partir de janeiro de 2013 - não acarretará em novos custos aos cofres municipais, já que o orçamento da Câmara permanecerá em 4,5% da receita tributária do município. O subsídio observa as disposições da Constituição Federal, da Constituição do Estado de Pernambuco, da lei Orgânica da Cidade do Recife e da lei estadual nº 14.259/10.
O médico Vicente Júlio de Lima, cearense da cidade do Juazeiro do Norte, agora é cidadão recifense. Ele recebeu o título, na tarde desta quinta-feira 25, na Câmara do Recife, por indicação da vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica. Segundo ela, o colega merece a distinção pelo trabalho social que desempenha no Recife. “Por uma questão de justiça, até porque outubro é o mês da saúde, quando comemoramos dia 18 o Dia do Médico, a Câmara se orgulha de entregar esse título pelo trabalho que faz com a população carente da cidade”.
O prefeito João da Costa encaminhou à Câmara Municipal do Recife dois projetos de lei para serem analisados. O primeiro trata da revisão do Plano Plurianual 2010-2013, que trata dos programas, projetos, atividades e prioridades do Governo Municipal para as despesas de capital nos próximos anos. O outro projeto refere-se ao orçamento anual do município do Recife para 2011 e que tem como base a proposta de revisão do Plano Plurianual.
A lei 17.490 de 2008 garante estabilidade financeira aos servidores públicos municipais, mas a vereadora Aline Mariano (PSDB) tem denunciado constantemente o descumprimento da legislação. Segundo ela, a Prefeitura do Recife tem tratado de forma diferenciada servidores em igual situação. Em pronunciamento na sessão plenária desta segunda-feira, 13, a parlamentar voltou a cobrar do Executivo o cumprimento da lei e mais respeito com a Câmara do Recife.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou na terça-feira, 30, na Câmara o atraso em diversas obras prometidas pela Prefeitura do Recife. Segundo ela, o prefeito João da Costa disse em entrevista recente à imprensa que tinha R$ 1 bilhão para investir, sem contar com os recursos do PAC 1 e PAC 2, Capibaribe Melhor, Vias Mangue e obras para a cidade da Copa. “Os cofres estão abarrotados de dinheiro, no entanto, o Recife é uma cidade de obras inacabadas e atrasadas. Era para estar um brinco, com obras para todos os lados. Mas a maioria delas apresenta problemas”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) destacou em seu discurso na tarde desta segunda-feira, 27, na Câmara, a inauguração de mais uma etapa do Conjunto Habitacional da Via Mangue II, a ser realizada amanhã, contando inclusive com a presença da presidente Dilma Rousseff. Segundo o parlamentar, mais de três mil moradias já foram entregues na gestão de João da Costa. “É importante registrar que o prefeito tem trabalhado com o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, ressaltou.
O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e vice-presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara, alertou na sessão da quarta-feira 17, para o caos no trânsito do Recife. Na tribuna da Casa ele suscitou o debate sobre o tema. Vereadores do governo se alinharam ao pensamento dele e os de oposição, embora não negassem a existência de graves problemas, apontaram algumas soluções e até acataram a sugestão dada pelo parlamentar de colocar guardas de trânsito nas horas de pico em locais estratégicos. O assunto, no entanto, se transformou em uma nota dada por um jornal local, que colocou o discurso do vereador como sendo em “causa própria”, por ser representante das empresas de ônibus.
A pedido do vereador Osmar Ricardo (PT), a Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira, 11, a criação de uma comissão suprapartidária para acompanhar a negociação salarial dos servidores municipais, que deverá ser aberta esta semana pela Prefeitura do Recife. Farão parte da comissão o autor da proposta, além dos vereadores Antonio Luiz Neto (PTB) e Marcos Menezes (DEM). O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças, vai acompanhar as discussões interagindo com a comissão especial.
Ao reinaugurar na tarde desta segunda-feira (8) o novo plenário da Câmara do Recife, totalmente reformado, moderno, mais transparente e seguro, o presidente da Casa, vereador Múcio Magalhães (PT), convocou a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2011/2012. A votação será nesta quinta-feira, às 16 horas no plenário, em sessão solene.
O economista Paulo Dalla Nora, executivo do Banco Gerador, o único de capital privado com sede em Recife e capital pernambucano, recebeu na tarde desta quinta-feira, 7, na Câmara do Recife, a Medalha do Mérito José Mariano, patrono da Casa, por iniciativa do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD).
As interrupções no fornecimento de energia elétrica, que atrapalham a vida dos cidadãos e causam prejuízos financeiros a pessoas físicas e jurídicas, motivaram a reunião pública realizada no plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira, 13. Os debates sobre os problemas no fornecimento de energia no Recife foram promovidos por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB), que se dedica a acompanhar os problemas do setor elétrico e ficou alarmado com a ocorrência que deixou parte da cidade às escuras durante sete horas no dia 18 de fevereiro.
Neste domingo, 13, o programa Em Off apresentado por Mário Neto, na Rede Estação, canal 14 (UHF), vai exibir entrevista com o presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT). O parlamentar falou dos desafios da gestão na Casa de José Mariano no biênio 2011/2012, dos principais projetos, do relacionamento entre as bancadas de oposição e do governo, além de discutir a mobilidade urbana no Recife. O programa vai ao ar às 22h30.
A vereadora Vera Lopes (PPS) criticou, durante a sessão desta terça-feira, 30, o descaso nas urgências pediátricas no Recife. Segundo ela, ontem, quatro hospitais tiveram as portas fechadas por falta de médicos, IMIP, Maternidade Barros Lima, Hospital Maria Lucinda e a Policlínica Amauri Coutinho. “Sou testemunha, porque dei plantão com mais dois médicos ontem no (hospital) Helena Moura e atendemos mais de 200 crianças”.
Em tom de desabafo, os vereadores Múcio Magalhães (PT) e Osmar Ricardo (PT), do mesmo partido, mas em lados opostos por pertencerem a correntes internas diferentes, comentaram na tarde desta terça-feira 12, no plenário da Câmara do Recife, as decisões tomadas pela Executiva Nacional que escolheu o senador Humberto Costa como candidato à Prefeitura do Recife, anulando o resultado das prévias internas que apontaram João da Costa como o candidato.
A resposta da Prefeitura do Recife a um pedido de informação desagradou o vereador Sérgio Magalhães (PSD). Da tribuna, nesta segunda-feira, 27, ele comunicou aos colegas que irá devolver o documento ao presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT), para que ele requeira ao Executivo uma resposta coerente às perguntas feitas pelo vereador. “A resposta é tão absurda que me recuso a recebê-la. Não vou admitir ser desrespeitado, nem que a Prefeitura trate com tanto desleixo as coisas dos vereadores”.
O vereador Gilberto Alves (PTN) solicitou, em plenário, nesta terça-feira, 30, voto de aplausos e congratulações a Ricardo Gomes Ferraz. Mais conhecido por Kcal Gomes, o morador da comunidade do Bode, na Zona Sul da cidade, criou a Livroteca Guardiã, para incentivar a leitura nas crianças do bairro. “Ele foi capaz de mudar um pouco da realidade de sua comunidade através de um grande gesto”.
O aumento do comércio e do consumo de drogas, principalmente o crack, atingindo a população em idades cada vez menores, reuniu especialistas, autoridades, ONGs, lideranças comunitárias e religiosas na audiência pública realizada na Câmara, nesta quinta-feira, 12, Dia Municipal de Combate às Drogas. A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), que defendeu a estratégia da prevenção como a mais eficiente para enfrentar o problema. “O tráfico se aproveita das pessoas e, por este motivo, temos que incentivar o trabalho nas escolas”.
Por iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT), uma equipe de auxiliar de enfermagem ofereceu atendimento básico para checar as condições de saúde de funcionários e de dezenas de visitantes do hall de entrada da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 9. Munidas de equipamentos como estetoscópios e tensiômetros, as profissionais de saúde verificaram a pressão arterial de voluntários, deram orientações sobre estilo de vida e, para os casos mais preocupantes de pressão alta, sugeriram ajuda médica.