O vereador Renato Antunes (PSC) vai protocolar pedido de informação à Prefeitura do Recife sobre suplementação de verbas de uma rubrica do orçamento da Educação para outra, mecanismo legal previsto em lei que dá à PCR a possibilidade de deslocar até 15% de verbas aprovadas. Ele disse na tarde desta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, que o orçamento para o próximo ano, em discussão na Casa, é de R$ 6 bilhões, o que permite ao Executivo a possibilidade de deslocar cerca de R$ 1 bilhão.
O vereador André Régis (PSDB) disse na tarde desta quarta-feira (16) que está preocupado com o que pode acontecer nesta quinta-feira (17), quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, colocar em julgamento as ações que discutem a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. “Estou acompanhando o fato com muita preocupação, pois o que está acontecendo no STF é muito lamentável. O que assistimos é a algo muito preocupante”, reforçou.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador João da Costa (PT), agradeceu a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves, na Câmara Municipal do Recife, para esclarecer o que a Prefeitura Municipal está fazendo para enfrentar a possível chegada do óleo nas praias da capital pernambucana. “Fizemos uma convocação informal e o secretário se mostrou disponível, em função da emergência do problema e da crise que pode se instalar com o possível derramamento de óleo”, disse Costa, na reunião ordinária desta terça-feira (22).
Uma população metropolitana de 25 milhões de habitantes, um PIB de 300 bilhões de dólares – e muitas oportunidades. Guangzhou é a terceira maior economia da China e cidade-irmã do Recife desde 2007. Para estreitar laços com a capital pernambucana, uma delegação do Congresso Popular da cidade chinesa visitou a Casa de José Mariano na tarde desta quinta-feira (17). Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Marques (PSB).
Aproveitando a presença de um grupo de orientadores de trânsito – os “amarelinhos” – nas galerias do plenário da Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou a necessidade de melhores condições de trabalho para esses profissionais terceirizados que suplementam as atividades dos agentes de trânsito nas ruas do Recife. “É muito importante e louvável reconhecer a importância do trabalho que vem sendo realizado pela categoria, que já conquistou a simpatia e a confiança da população. Mas esses trabalhadores precisam ser reconhecidos também com melhores salários e condições de trabalho”, disse, na reunião ordinária realizada na tarde desta quarta-feira (16).
O Governo Federal precisa atuar de forma mais incisiva na contenção das manchas de óleo que ameaçam as praias do Nordeste, avaliou o vereador Samuel Salazar (sem partido) nesta terça-feira (22). O parlamentar se pronunciou a respeito do desastre ambiental na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta tarde.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (12) para tratar das atividades desempenhadas por seu mandato. Parlamentar da capital desde 2013, ela ressaltou seu trabalho como representante dos interesses da população no Poder Legislativo e frente à Prefeitura.
O vereador Davi Muniz (Patriota) agradeceu ao prefeito Geraldo Julio por obras que estão sendo executadas em duas comunidades da Zona Oeste do Recife e que tiveram origem em requerimentos de sua autoria. “É motivo de muita gratidão poder constatar que as populações das comunidades estão sendo beneficiadas por essas obras. Quero aproveitar para parabenizá-las. E também agradecer à gestão da Prefeitura do Recife e, em particular, da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb)”, disse, na reunião ordinária desta segunda-feira (4).
Ao repercutir a reunião da Comissão de Defesa Civil, o vereador Rodrigo Coutinho (SD), presidente do grupo, avaliou que a situação do óleo nas praias é preocupante e por isso vai fazer uma visita à Capitania dos Portos para se inteirar melhor das ações que estão sendo realizadas, especialmente no que diz respeito aos pescadores e catadores de mariscos. O vereador ressaltou também, na tarde desta quarta-feira (30), na Câmara do Recife, que nas visitas que fez às comunidades dos morros da cidade, acertou que enviaria um relatório à Prefeitura do Recife, no sentido de otimizar as ações preventivas para o próximo inverno.
A Comissão de Legislação e Justiça analisou dez projetos, sendo dois do Executivo, dois projetos de lei ordinários e seis projetos de decreto legislativo. Nove tiveram pareceres pela aprovação e apenas um pela rejeição. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, vereador Aerto Luna (PSB), e contou com a presença dos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Samuel Salazar (MDB). O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (04), na sala das Comissões, na Câmara do Recife.
Três assuntos foram destacados pela vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (21). Ela ocupou a tribuna para repercutir que durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos, no início da tarde, foram abordados a questão dos migrantes venezuelanos, bem como as obras na Avenida Conde da Boa Vista e o trabalho de voluntários para retirada de óleo das praias pernambucanas.
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife realizou reunião extraordinária no início da tarde desta terça-feira (22), com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, José Neves, para esclarecer o que a Prefeitura do Recife está fazendo para enfrentar o problema da mancha de óleo que está poluindo o litoral do Nordeste. A reunião contou com a participação de oito vereadores. Recife tem cerca de dez quilômetros de costas e três praias (Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa) e caso o vazamento chegue, trará consigo problemas ambientais, de saúde e impacto no turismo.
Sonho antigo, fruto de mais de vinte anos de reivindicações reiteradas, o vereador Almir Fernando (PCdoB) está prestes a realizar um desejo que não é apenas dele, mas de diversas comunidades da Zona Norte. Trata-se, segundo ele revelou, na tarde desta quarta-feira (13), na Câmara do Recife, de linhas de ônibus interligando os terminais TI Xambá e TI Macaxeira, à Zona Leste da cidade.
Ao todo foram propostas 94 emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), subscritas por 26 vereadores, e 98 ao Plano Plurianual (PPA), propostas por cinco parlamentares. Todas já foram analisadas pelo relator, vereador Eriberto Rafael (PTC), que é também presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara. Na tarde dessa quarta-feira (13), em conjunto com técnicos da gestão, foram discutidas com representantes de vereadores mais 41 emendas às duas peças orçamentárias.
Convidar a população católica para a tradicional festa de Nossa Senhora da Conceição do Morro, que acontece entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, no Morro da Conceição. Foi esse o objetivo de um discurso proferido pelo vereador Aerto Luna (PSB) na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara do Recife. Neste ano, a Festa do Morro, como também é conhecida a celebração, leva o tema “Maria, mãe de um povo ferido.”
A Prefeitura do Recife precisa tomar medidas mais enérgicas para proteger consumidores, pescadores e marisqueiros frente ao desastre do óleo que se espalhou pela costa nordestina nas últimas semanas. Foi essa a cobrança que o vereador Ivan Moraes (PSOL) levou para a tribuna da Casa de José Mariano nesta segunda-feira (4). De acordo com o parlamentar, o município deve averiguar se o pescado comercializado no Recife é seguro para a população – e proteger as famílias que dependem da atividade para sobreviver.
Uma conquista que ficou quase 60 anos no papel, se desenvolve a passos lentos – e que agora corre o risco de dar um passo atrás. Foi assim que o vereador Ivan Moraes (PSOL) definiu nesta terça-feira (5), na tribuna da Câmara do Recife, a situação da rádio Frei Caneca FM, que pode perder as 40 horas semanais de programação de um edital cujo prazo venceu em meados deste ano. De acordo com o parlamentar, a diretoria da rádio afirmou, em reunião realizada nesta terça-feira, que o novo edital está pronto – mas o documento ainda aguarda a assinatura do prefeito Geraldo Julio.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) reverenciou um dos mais brasileiros dos ritmos: o samba. Na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (2), ele leu uma relação de nomes de artistas, músicos, compositores e intérpretes. Fez questão, ainda, de dizer que se tratavam de “sambistas que marcam presença em Pernambuco. Sambistas de renome no Estado”. O parlamentar lembrou também que 2 de dezembro é considerado o Dia Nacional do Samba.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) apresentou ao plenário da Câmara Municipal um vídeo intitulado “Tribuna Popular” com depoimentos de diversos pescadores do Recife, em que são narradas as dificuldades enfrentadas por eles. O parlamentar alternou o seu discurso na tribuna da Casa, na tarde desta terça-feira (12), com a exibição da gravação e aproveitou para convidar as pessoas para a audiência pública externa que promoverá no próximo dia 22, no Anfiteatro do Caranguejo Uçá, para discutir a situação da pesca no Recife.
Projeto de lei 235/19, de autoria do vereador Samuel Salazar (Sem Partido), institui a Semana Municipal de Conscientização sobre Alergia Alimentar e para debater o tema ele disse na tarde desta terça-feira (29) que vai promover na próxima terça-feira (5), na Câmara do Recife, um encontro com especialistas médicos e nutricionistas, entre outras convidados. "Fiz a proposta do projeto de lei porque o assunto tem mobilizado a sociedade e o problema é de extrema relevância. O grupo “Alergia Alimentar Brasil”, uma iniciativa conduzida por mulheres que convivem com a alergia alimentar em suas famílias, propôs que a terceira semana do mês de maio de cada ano seja destinada a levar informações sobre o assunto, para conscientizar a população recifense sobre a alergia alimentar”.