Notícias

Vereador defende preservação da Ilha do Zeca

Mais uma vez o vereador Raul Jungmann (PPS) trouxe à tribuna questões relacionadas à Ilha do Zeca, em Afogados. No final da tarde desta terça-feira, 09, o parlamentar repercutiu a matéria publicada no Jornal do Commercio relatando que a prefeitura liberou construções de prédios de até 28 pavimentos no lugar – que é considerado Unidade de Conservação da Natureza. “Lamentamos o fato que atinge a última ilha não edificada da cidade, mas iremos à Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e à Policia Federal solicitar investigações quanto às denúncias que recebemos sobre grilagem na área. Além disso, promoveremos uma audiência pública para discutir amplamente a questão”, ressaltou o parlamentar.

Leia mais…

Câmara analisa 10 projetos de lei hoje

Em continuidade à estratégia de acelerar os trabalhos legislativos neste primeiro semestre, os vereadores da Câmara Municipal do Recife apreciam 10 projetos de lei na reunião plenária desta segunda-feira, 12, prevista para começar às 15h. Entre os projetos seis serão apreciados em primeira discussão e os demais, em votação única.

Leia mais…

Câmara faz solenidade para descerramento do retrato de Múcio Magalhães

Uma solenidade simples marcou o descerramento do retrato do ex-presidente da Câmara do Recife, no biênio 2009/2010, ocupado pelo vereador Múcio Magalhães (PT). Faz parte da tradição da Casa José Mariano a colocação do retrato de todos os dirigentes na Galeria dos Presidentes, no Salão Nobre. O descerramento foi feito por Múcio Magalhães e o atual presidente vereador Jurandir Liberal (PT), na presença do vereador Gilberto Alves (PTN), da artista plástica Eliana Brandão, autora do retrato, colegas de trabalho e de gabinete.

Leia mais…

Comissão de Mobilidade vai contratar consultor técnico

O trabalho da Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife será supervisionado por um consultor técnico com conhecimento nas áreas de trânsito, transporte e estrutura de mobilidade e que possa garantir a confecção de um plano duradouro e eficiente. A decisão foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira, 7, quando a comissão chegou à conclusão de que será necessário esse acompanhamento de uma pessoa especializada porque o plano a ser elaborado mexerá com toda a estrutura das vias, estacionamento e funcionamento da cidade.

Leia mais…

Dia mundial de escoteiros recebe homenagem na Câmara

Para homenagear o dia mundial dos escoteiros, comemorado em 23 de abril, dia de São Jorge, patrono do movimento, o vereador Aerto Luna (PRP) concedeu uma placa comemorativa ao dia, em reunião solena na Câmara do Recife. Ao todo, existem no Estado 30 grupos de escoteiros, sendo 11 no Recife, contando com um total de 1.418 registros em Pernambuco e 519 no Recife.

Leia mais…

Vereadores votarão requerimentos e decretos legislativos

Os problemas enfrentados pela população recifense nos bairros da periferia voltam a ser destaque na reunião ordinária desta quarta-feira, 10, da Câmara Municipal, prevista para começar a partir das 15h. Os vereadores, que funcionam como receptores das solicitações feitas pelos representantes das comunidades, elaboraram requerimentos solicitando a realização das obras. Mas esses documentos precisam da aprovação do plenário para seguir até os secretários municipais e dirigentes de empresas da administração indireta.

Leia mais…

Osmar Ricardo parabeniza Parada da Diversidade

Diante do sucesso de público e ocupação do espaço na mídia, a 11ª Parada da Diversidade realizada domingo na Praia de Boa Viagem, foi um sucesso, segundo o vereador Osmar Ricardo (PT). Ele ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 17, para elogiar os organizadores do evento, que reuniu milhares de pessoas. “Foi uma multidão, que teve a oportunidade de se expressar livremente em Boa Viagem. É importante reforçar o direito legítimo à liberdade de expressão”, afirmou.

Leia mais…

Veto a projeto de Inácio Neto é debatido em plenário

O veto do prefeito João da Costa ao projeto de lei número 17/2012, provocou a reação do autor da matéria, vereador Inácio Neto (PSB), na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 7. “É com indignação que convoco os meus pares para derrubar o veto ao projeto de lei que foi aprovado em votação pelo conjunto dos vereadores e pelas comissões temáticas, mas que quando chegou à Prefeitura do Recife, para sanção, foi vetado”, disse o vereador. O projeto veda a cobrança de valores superiores nas creches, escolas e todas as instituições voltadas para o ensino localizadas no município do Recife às crianças portadoras de necessidades especiais.

Leia mais…

Carreras quer normas gerais de segurança em agências bancárias

A instalação de dispositivos de segurança nas agências e nos postos de atendimento bancário das instituições financeiras será obrigatória no Recife, caso seja aprovado o projeto de lei 95/2012, de autoria do vereador Augusto Carreras (PV), que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública para análise e emissão dos pareceres. “Este projeto de lei busca unificar e sistematizar as diversas legislações existentes sobre segurança bancária no município, além de modernizar e atualizar os itens de segurança atualmente exigidos para o funcionamento das instituições financeiras. Nesse sentido, alguns dos dispositivos de segurança impostos pela legislação não se mostram eficazes e podem até mesmo facilitar a atividade criminosa, impondo riscos desnecessários à população”, justificou o vereador.

Leia mais…

Vereadores conhecem Arena da Copa

Um grupo de vereadores do Recife visitou na manhã desta terça-feira, 07, a Arena da Copa na cidade de São Lourenço da Mata. Acompanhados do secretário Estadual de Governo, Milton Coelho, os parlamentares conheceram as instalações e obtiveram explicações sobre o andamento da obra. “Até o momento já estão concluídos 98% dos trabalhos. A expectativa é de que até a Copa das Confederações tudo já esteja pronto e testado”, afirmou o secretário.

Leia mais…

Isabella de Roldão debate campanha pelo fim da violência de gênero

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou hoje,31, sobre uma pesquisa de violência de gênero divulgada pelo Ipea, na última quarta-feira (26), onde foi revelado que 65% dos entrevistados acreditam que "mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". “Há muito tempo batemos na tecla sobre falta de respeito à mulher e o desrespeito dos agressores que nós,mulheres, sofremos no dia a dia. A pesquisa surpreende muito pouco, pois só nós, mulheres, sabemos do nível de stress sobre essas brincadeiras vivenciadas no dia a dia. Isso foi comprovado. A questão da violência é muito séria, mais de 60% concordam que as mulheres sejam vítimas e assédio porque usam roupa curta. É muito grave. A mulher tem que ser respeitada é por ser gente. Como os homens são. Então as meninas pequenas serão estupradas porque usam roupa curta e fralda? É um assunto muito sério”, disse.

Leia mais…

Aline Mariano repudia Caravanas do OP

Na tarde de hoje, 26, a vereadora Aline Mariano (PSDB) criticou as caravanas do Orçamento Participativo que segundo ela, têm se prestado a aplaudir a gestão do prefeito João da Costa com outras finalidades. “Eu já alertei várias vezes que esses delegados servem para fazer plateia. Eles estão lá fazendo palanque para o prefeito e alguns, inclusive, foram flagrados em ônibus da própria prefeitura”, enfatizou.

Leia mais…

Geraldo Júlio já está na Câmara Municipal

O prefeito eleito Geraldo Júlio (PSB) já se encontra na Câmara Municipal do Recife, onde tomará posse no cargo daqui a pouco. Ele está na Sala da Presidência, aguardando o término da solenidade de posse dos vereadores, para em seguida ir ao plenário.

Leia mais…

Almir Fernando exalta festival de dança no Alto José Bonifácio

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna no pequeno expediente desta segunda-feira, 23, para destacar a etapa do Festival Pernambuco em Dança 2012 que ocorreu no Alto José Bonifácio. O evento, sob a coordenação de Fred Salim, foi realizado na quadra poliesportiva da comunidade até este domingo. “O festival dá oportunidade para que pessoas que não possuem recursos financeiros, possam assistir a um bom espetáculo”, afirmou.

Leia mais…

Felipe Francismar reafirma ideário socialista

Ao usar a tribuna pela primeira vez em seu mandato, na tarde desta terça-feira, 23, o vereador mais jovem da Câmara do Recife, Felipe Francismar (PSB), politizou sua fala ao reafirmar o que ele considera o ideário socialista do partido. Fez mais. Desejou que o Brasil dê um passo à frente como Pernambuco deu. “O PSB mudou a trajetória do Estado com um modelo de gestão que busca desenvolvimento com justiça social através da meritocracia. É possível fazer mais sim, e pelo país inteiro”. Depois, ele traçou a trajetória de lutas do partido, especialmente, no enfrentamento à miséria, e considerou que era preciso modernizar o Estado, implantando um novo pacto federativo, onde o velho Estado, construído sem o olhar do povo, desse lugar a uma nova ferramenta de transformações políticas.

Leia mais…

Maguari enfatiza projeto implantado em Santo Amaro

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) abriu o pequeno expediente da tarde desta terça-feira, 27, ressaltando o êxito do projeto Governo Presente implantado pelo Governo do Estado no bairro de Santo Amaro. “Meu objetivo é solicitar e fazer um apelo ao governador para que esse projeto não seja só em alguns bairros. Temos muitas áreas carentes e necessitando da implantação dessa ação tão importante”, disse.

Leia mais…

Comissão de Segurança Pública é instalada na Câmara

Buscar alternativas na prevenção da violência, Guarda Municipal e realização de trabalhos educativos nas escolas foram assuntos abordados durante a instalação da Comissão de Segurança Pública hoje, (20). Tendo como Presidente o vereador Estéfano Menudo (PSB), a Comissão conta ainda como Vice-Presidente, o vereador Almir Fernando (PCdoB); Maguari (PSB), Membro Efetivo, e Eduardo Chera (PTN) e Jairo Britto (PT) como suplentes.

Leia mais…

Líder do governo faz balanço da gestão

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), fez nesta segunda-feira, 12, balanço dos setes meses da gestão do prefeito Geraldo Júlio. Ele disse que o reconhecimento da população, pelo trabalho realizado em cada bairro, se traduziu nos 72,3% de avaliação positiva da atual administração. “A consulta foi realizada pelo Centro Integrado de Pesquisa e Comunicação (CIPEC) e ouviu 1.603 pessoas, em 52 bairros, entre os dias 26 e 30 de julho. Esse número não é fruto do acaso. Desde o primeiro momento, o atual governo deu início a obras e uma série de ações importantes, com o objetivo de cumprir tudo aquilo que foi acordado com os recifenses no Programa de Governo”.

Leia mais…

Vereadores de Recife visitam Curitiba em busca de ideias

Três vereadores de Recife, capital de Pernambuco, visitaram a Câmara de Curitiba, nesta quarta-feira (16), em busca de ideias e boas práticas que possam ser aplicadas na sua cidade. Alfredo Santana (PRB), Davi Muniz (PHS) e Isabella de Roldão (PDT) foram encarregados pelo presidente da Câmara de Recife, Vicente André Gomes (PSB), de localizar na capital paranaense medidas que possam ser aplicadas na renovação do seu próprio Legislativo, que sofre com falta de espaço adequado para abrigar os 39 parlamentares do município.

Leia mais…