Notícias

Parlamentares cobram ação para retirar pessoas das ruas

O vereador Henrique Leite (PT) alertou que no inverno cresce a preocupação com os moradores de rua em idade avançada, menores, homens e mulheres que não têm onde ficar. Segundo ele, não há estrutura de atendimento social do Estado e a ajuda que chega é de pessoas físicas e entidades e igrejas, mas é muito pouco. “Solicito à Prefeitura que faça uma blitz nas ruas do centro e nos bairros para ajudar essas pessoas”. Ele pediu a criação de uma comissão especial para percorrer os abrigos municipais.

Leia mais…

Vereador lembra que Plano Diretor já foi revisado

O vereador Jurandir Liberal (PT) argumenta que não há pressa em rever o Plano Diretor do Recife uma vez que o documento foi revisado em 2008. O vereador foi inclusive relator da revisão do PD. Ele argumenta que a urgência de mudança deve ser para a Lei de Ocupação do Uso do Solo e não do Plano Diretor.

Leia mais…

Grupo GURI vai continuar recebendo apoio

O vereador Estéfano Menudo (PSB) esclareceu que o Grupo Universitário de Reabilitação Infantil - GURI – vai continuar recebendo subsídios municipais. Ele disse na tarde desta quarta-feira 7, na Câmara do Recife, que o apelo feito semana passada na Casa surtiu efeito. “Fui informado pela Secretaria de Assistência Social que os recursos estão sendo repassados e não há impedimentos para que continuem recebendo”.

Leia mais…

Jayme Asfora comemora reabertura do hospital veterinário da UFRPE

Durante a Reunião Plenária desta segunda (9), o vereador Jayme Asfora (PMDB) comemorou a reabertura do Hospital Veterinário, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O local estava há mais de um mês com as portas fechadas, sem materiais necessários para a realização de aulas e para atender a comunidade.

Leia mais…

Câmara do Recife tem novo líder de Governo

O líder do Governo, vereador Luiz Eustáquio (PT) entregou, na tarde desta terça-feira 10, a liderança do governo na Casa para o vereador Aerto Luna (PRP), que faz parte da base aliada. Enquanto o ex-líder fez um balanço de sua gestão, o novo líder dirigiu-se à oposição ressaltando o respeito ao contraditório na democracia. “Nesta Casa são traçadas decisões sobre o destino de nossa cidade e o líder Executivo tem fundamental importância neste processo”.

Leia mais…

Projeto quer vídeos contra as drogas

Para tornar obrigatória a exibição de vídeos e áudios educativos contra as drogas, no sentido de levar informação, conscientização, prevenção e combate ao uso de substâncias alucinógenas ou entorpecentes, o vereador Maré Malta (PSD) deu entrada a um projeto de lei, que já começou a tramitar na Câmara do Recife desde segunda-feira, 23. O projeto determina que, na abertura de todos os shows artísticos e eventos culturais com aglomeração de público, sejam exibidos vídeos e áudios com informações sobre o uso de drogas, com duração mínina de 1 minuto.

Leia mais…

Vereador comemora Dia da Empregada Doméstica e Dia Mundial do Design Gráfico

O vereador Almir Fernando celebrou na tarde desta segunda-feira, 27, o Dia da Empregada Doméstica que é comemorado anualmente em 27 de Abril. O parlamentar lembrou que a data homenageia os profissionais responsáveis pela arrumação e organização do lar, preparar o almoço e jantar para as crianças, fazer o supermercado para a casa, entre outras tarefas que ajudam a manter o equilíbrio e bom funcionamento de uma residência familiar.

Leia mais…

Carlos Gueiros destaca lei sancionada pelo Prefeito

O vereador Carlos Gueiros (PTB) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta segunda-feira, 11, para registrar um agradecimento ao prefeito João da Costa que sancionou uma lei, em homenagem ao ex-governador Eraldo Gueiros Leite. A referida proposição determina que o complexo elevado Antônio Falcão, na Via Mangue, adote o nome do ex-político pernambucano.

Leia mais…

Maguari cobra um retorno próximo ao Hospital Pan de Areias

A falta de um retorno de acesso ao Hospital Pan de Areias, na Avenida Recife, foi o assunto abordado na tribuna da Câmara pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), na tarde desta quarta-feira, 28. Na oportunidade ele pediu apoio ao presidente da Comissão Especial de Mobilidade Urbana, vereador Gilberto Alves (PTN), no sentido de solucionar esse problema.

Leia mais…

Audiência pública sobre Projeto Novo Recife lota plenarinho

O Projeto Novo Recife – que prevê intervenções urbanísticas no Cais José Estelita, com a construção de 12 torres com fins residencais e empresariais – tem um caráter progressista, mas para se pensar em progresso se faz necessário planejamento. Foi com essa postura crítica que a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública para tratar do empreendimento na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 11. “Se estamos falando em avanço para o Recife, precisamos entender que os projetos que representam mudança positiva para o bem-estar social não podem ser analisados como imagens superficiais futuristas. O discurso de preocupação urbanística precisa sair da teoria e se tornar prática”, sentenciou.

Leia mais…

Cantata para o Menino Deus

Uma Cantata de Natal para celebrar a vinda daquele, que para os religiosos, é o redentor. O evento foi proposto pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e teve a participação do Coral da Assembleia de Deus de Barra do Caçote, além do cantor Joás Graciano. A reunião foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB) e teve lugar no plenário da Câmara do Recife, no início da noite desta quinta-feira, 18.

Leia mais…

Lei inclui festa de Frei Damião no calendário do Recife

Uma lei recentemente sancionada, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), inclui no calendário oficial da cidade do Recife a Festa de Frei Damião, a ser realizada no final de semana anterior e próximo à data da morte do frei, desde que 31 de maio não seja um domingo. “Frei Damião de Bozzano, nasceu a 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti. Seu nome civil era Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923 e no ano de 1931, veio para o Brasil, estabelecendo-se, inicialmente, no Convento da Penha, no centro do Recife. Começou a peregrinar pelo Nordeste realizando as Santas Missões, principalmente nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Ceará”.

Leia mais…

Rogério de Lucca ressalta campanha contra HPV

Iniciou nesta segunda- feira (10), a campanha nacional de vacinação contra o vírus HPV, que provoca alguns tipos de câncer, entre eles o de colo de útero. Meninas de 11 até 13 serão vacinadas em todo o país. No Recife, uma lei do vereador Rogério de Lucca (PSL) foi sancionada em 2012 e já previa a inclusão dessa vacina no calendário municipal. Hoje, o vereador agradeceu os parlamentares, durante Reunião Plenária desta segunda (10), pela aprovação da lei municipal que aplica gratuitamente a vacina contra o HPV - Papiloma Vírus Humano - para as mulheres que necessitam de imunização. “Agradeço o plenário que votou e aprovou a lei do HPV. Hoje está iniciando a vacinação de meninas de 11 até 13 anos. Vamos ter cidadãs mais saudáveis que não irão ter o câncer de colo de útero”, disse.

Leia mais…

Vereador apela para entidade beneficente não fechar

O vereador Estéfano Menudo (PSB) fez apelo para que a entidade sem fins lucrativos, GURI, que atende crianças especiais no bairro de Afogados, não deixe de receber verba destinada pela Prefeitura do Recife. Ele pediu, na tarde desta segunda-feira 29 na Câmara do Recife, ao Executivo que reavalie o corte e mantenha a destinação po0r se tratar de um grupo de universitários que trabalham com a reabilitação infantil. “O Bairro de Afogados é carente e este grupo, de utilidade pública nas três esferas de governo, desenvolve trabalho invejável no atendimento de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pedagogia, serviço social, acompanhamento neurológico infantil e médico clínico. O grupo trabalha na inserção e reinserção social à vida comunitária de pessoas deficientes”.

Leia mais…

Empresário recebe Título de Cidadão do Recife

Presidente do Grupo M. Dias Branco, um dos mais importantes do país e o maior na produção de massas da América Latina e a quarta maior do mundo, o empresário Francisco Ivens Dias Branco recebeu ontem o Título de Cidadão do Recife. A comenda foi concedida pelo vereador Sérgio Magalhães (PSD), por sugestão do escritor e advogado Antonio Campos.

Leia mais…

Michelle Collins registra Dia Nacional do Doador de Sangue

Celebrado em todo o país, o Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) foi o tema do discurso da vereadora Michele Collins (PP), durante a Reunião Plenária de hoje,25. “Doar sangue é um ato de solidariedade, ajuda ao próximo e de amor que pode salvar muitas vidas e, por isso, gostaria de parabenizar todos os recifenses doadores de sangue”, disse.

Leia mais…

Henrique Leite pede finalização de obra na Imbiribeira

O vereador Henrique Leite (PT) foi à tribuna desta terça (21) repercutir o serviço de limpeza do rio Tejipió que, segundo ele, ainda está incompleto. “Quero informar aos moradores da região da Imbiribeira, Sítio Grande, Dancing Days, Maria Lúcia, Vila Aliança, Xié, que vinham há muito tempo cobrando sobre a questão de limpeza de um braço do rio Tejipió, que fiz requerimento solicitando o serviço e que conversei com o presidente da Emlurb, Antônio Barbosa, sobre a questão. A obra começou a acontecer com a limpeza do rio e, assim, diminuiu até o surto de muriçocas”, disse.

Leia mais…

Wanderson Florêncio enaltece ações do turismo no Recife

De acordo com a agência online Viajanet, o Recife foi listado como a cidade do Nordeste mais procurada por turistas durante a Semana Santa. De acordo com um ranking feito pela agência, no Brasil, a capital pernambucana só ficou atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. A notícia foi comemorada hoje (6), na Câmara, pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB).

Leia mais…

Agentes de saúde querem o piso nacional

Servidores da saúde em campanha salarial lotaram o plenário da Câmara do Recife para reivindicar o piso nacional. Agentes de saúde ganham R$ 673,00, mas querem receber R$ 952,00, equivalente ao piso nacional da categoria. De acordo com o vereador Gilberto Alves (PTN), o executivo ofereceu R$ 750,00 mais R$ 200,00 de gratificação, basicamente o piso reivindicado. No entanto, segundo ele, apesar do acordo firmado com lideranças do movimento, há divergências que ainda estão sendo sanadas entre eles.

Leia mais…