Notícias

Guardas Municipais lotam galerias do plenário

Os Guardas Municipais lotaram o plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, 10, para solicitar que os vereadores da Casa façam a intermediação com a Prefeitura na busca de benefícios no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria. O vereador Luiz Eustáquio (PT) comentou o tema na tribuna. “Além da discussão para a reforma no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento, eles vieram reivindicar alguns pontos importantes, pois se sentem prejudicados com a remoção desses benefícios”.

Leia mais…

Wanderson Florêncio questiona critérios para colocação de pardais

Os critérios para a colocação dos equipamentos que fotografam o avanço nos sinais de trânsito, conhecidos como pardais, foram questionados pelo vereador Wanderson Florêncio (PSDB), durante o Pequeno Expediente desta terça, 6. “A Prefeitura está todo ano colocando mais pardais, enquanto isso o povo do Recife está sendo recompensado com uma cidade tomada por buracos, prejudicando a mobilidade. Essa gestão se coloca na contramão e, por isso, estamos entrado com um Pedido de Informação contendo algumas questões, como a quantidade de pardais no Recife, a relação dos pontos escolhidos, os critérios, o nível médio de velocidade e o número de acidentes. Além disso, queremos saber qual é a empresa responsável para realizar as instalações e quanto está sendo arrecadado com os pardais. Quando tivermos o retorno dessas informações, irei repercuti-las na Tribuna.”, disse.

Leia mais…

Legalização do título de posse de terra em debate na Câmara

O sonho de conquistar a posse de terra em caráter definitivo, com fins de moradia, compartilhado por milhares de recifenses, foi debatido em audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira, 22, na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), que reuniu dezenas de pessoas, que habitam em terrenos sem regularização na periferia do Recife, para debater o tema. “O objetivo é discutir a legalização no âmbito urbanístico e jurídico, esclarecer os principais pontos que dificultam a legitimação da posse e, dessa forma, democratizar o acesso à propriedade para que as famílias tenham qualidade de vida”, justificou.

Leia mais…

Prevenir acidentes nos elevadores é objetivo de projeto

Tornar obrigatória a fixação de uma placa na parte interna dos elevadores em funcionamento nos edifícios do Recife, contendo informações para prevenir acidentes, é o objetivo do projeto de lei do vereador Antônio Luiz Neto (PTB). A matéria encontra-se em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Educação; Direitos Humanos e Finanças e Orçamento. Após as análises dos grupos, o projeto seguirá para votação no Plenário.

Leia mais…

Alfredo Santana lembra projeto para habilitar mototaxistas

O vereador Alfredo Santana (PRB) disse hoje, 9, no Plenário da Câmara, que a cidade precisa “de melhores cuidados”. Segundo o parlamentar, moradores de várias comunidades, por onde tem passado, estão reclamando. “Estive na feira de Água Fria e ali pudemos ouvir os cidadãos até para sabermos o que está acontecendo. Problemas como o lixo e o descaso foram levantados pelas pessoas. Também fui aos bairros de Afogados, Bomba do Hemetério e Guabiraba”.

Leia mais…

Professor da rede municipal irá receber abono especial

O professor da rede municipal de ensino, classificado na categoria 1, que está em regência de classe, irá receber um abono especial, caso seja aprovado o projeto de lei número 33/2013, de autoria do Poder Executivo, que chegou esta semana à Câmara Municipal do Recife e já foi distribuído para análise de três comissões temáticas. De acordo com a proposta, o abono será no valor correspondente a 75 horas-aula, para o professor 1, com carga horária de 145 horas-aula mensais; e no valor correspondente a 150 horas-aula para o professor 1, com 270 horas-aula mensais de carga horária, inclusive por substituição.

Leia mais…

Câmara adia votação para reunião pública sobre visibilidade lésbica

Requerimento da vereadora Isabella de Roldão (PDT) solicitando a liberação do plenarinho da câmara do recife, dia 29 deste mês, para a realização de uma reunião pública em homenagem ao dia nacional da visibilidade lésbica, teve a votação adiada. A vereadora Michele Collins (PP) pediu para discutir a solicitação e disse que era contra o uso do Plenarinho para homenagear mulheres lésbicas.

Leia mais…

Vereador propõe transformar brasões de times em patrimônio do Recife

Os grandes times de futebol pernambucanos estão abalando o emocional dos torcedores, no Campeonato Brasileiro, mas a tradição falou mais alto quando o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) apresentou o projeto de lei número 174/2013 na Câmara Municipal do Recife. Ele propõe que os brasões do Sport Club do Recife, do Clube Náutico Capibaribe e do Santa Cruz Futebol Clube sejam considerados Patrimônio Cultural e Imaterial do município.

Leia mais…

Caminhada sim à vida agora faz parte do calendário oficial

A cidade do Recife ganhou mais uma data em seu calendário oficial. É a caminhada sim à vida, proposta pelo vereador Aerto Luna (PRP). O evento já acontece no município há sete anos, sempre no primeiro domingo de outubro e reúne milhares de católicos de todas as regiões pernambucanas em passeata por melhores condições de vida para os mais pobres. “A vida deve ser defendida em toda e qualquer situação por ser um bem supremo concedido por Deus. Para fazer o grito pelo “Sim à Vida” ecoar mais forte, a Arquidiocese de Olinda e Recife promove essa caminhada”. disse Aerto Luna.

Leia mais…

André Régis alerta derrubada de árvore e manutenção de parque

A derrubada de uma árvore na praça Sérgio Loreto foi um dos tópicos abordados pelo vereador André Régis (PSDB), durante Reunião Plenária de hoje (4). Segundo o parlamentar, um camarote para o desfile do Galo da Madrugada será armado no lugar. “Amplamente divulgada, a notícia promoveu um grande debate nas redes sociais. A foto fala por si e é preciso que a Prefeitura justifique quem fez e quais foram os fundamentos para a derrubada. Inclusive, nas redes sociais há outro debate sobre o fechamento da mesma praça Sérgio Loreto ao público. É correto o fechamento de um espaço público de tamanha representatividade como aquele local? Esse é questionamento que trago à tribuna hoje”, disse.

Leia mais…

Osmar Ricardo lamenta situação no Cais José Estelita

Diante da notícia de que policiais militares cumpriram ontem (17) uma ordem judicial de reintegração de posse e retiraram os manifestantes que há quase um mês ocupavam o Cais José Estelita, o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna desta quarta,18, para lamentar o fato. “Foi uma imprudência da Polícia Militar. Vi muita violência. É preciso ouvir as pessoas, pois os que se encontram lá são formadores de opinião. Seja na área cultural, de esportes, enfim, de vários setores que queriam um espaço como em Boa Viagem. Recordo que muitos da oposição da Casa diziam que o Dona Lindu seria um elefante branco e hoje é um local que serve para todos os movimentos sociais e muito utilizado pelo povo do Recife”, disse.

Leia mais…

Nota sela acordo

O vereador Maré Malta (PSD) foi o portador de uma nota emitida pela Comissão de Servidores da Guarda Municipal sobre acordo realizada com a Comissão Especial de Vereadores. Ele frisou os pontos acertados entre as partes, na tarde desta segunda-feira, 17. O acordo foi firmado na reunião realizada semana passada com a Comissão Especial da Câmara, criada para discutir o PCCDV da guarda.

Leia mais…

Vereadores comentam declarações sobre Via Mangue

Uma entrevista concedida a uma rádio local pelo secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, repercutiu no plenário da Casa, durante a reunião desta segunda-feira, 30. “Ao dizer que a Via Mangue é uma presepada e que quem vier não vai voltar, ele se aproxima do ponto de vista da Oposição ao reiterar que aquela obra não tem como resolver de forma estrutural o problema do fluxo que temos naqueles bairros de Boa Viagem, Piedade e Candeias. Mas 600 milhões de reais, para ser uma presepada, é um custo muito alto para a cidade do Recife”, ressaltou Raul Jungmann (PPS), líder da Oposição na Câmara.

Leia mais…

Comissão de Legislação e Justiça toma importantes decisões

Três importantes decisões foram tomadas pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife na primeira reunião após a instalação, na manhã desta quarta-feira, 6. A primeira medida foi limpar a pauta de antigos projetos de lei e vetos do Executivo que se acumulavam na comissão; a segunda, a realização de um seminário sobre teoria e prática legislativa para vereadores e assessores. A terceira será a proposta de reedição da comissão de parlamentares para acompanhar os servidores municipais que pleiteiam o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV).

Leia mais…

Uso de cerol poderá ser proibido

Um passatempo aparentemente inocente e comum nas periferias das cidades brasileiras vem causando preocupação para quem passa a maior parte do dia sobre uma motocicleta. Linhas com cerol (mistura de caco de vidro e cola) usadas para soltar pipas causaram centenas de acidentes no país nos últimos 12 meses e, destes, 25% foram fatais. A partir deste fato, o vereador Eduardo Chera (SDD) elaborou projeto de lei que proíbe o cerol ou de qualquer outro tipo de material cortante nas linhas de pipas, papagaios, pandorgas e de semelhantes artefatos lúdicos, para recreação ou com finalidade publicitária em áreas públicas e comuns no Recife.

Leia mais…

Marco Aurélio comemora lei do Frevo

Fruto de um projeto apresentado no início da legislatura, tocar frevos ao longo da programação das rádios recifenses, agora é lei. A proposta apresentada pelo vereador Marco Aurélio (PTC), criando o Momento do Frevo, foi sancionada na terça-feira 9, pelo prefeito Geraldo Júlio, e deve aumentar o mercado de trabalho para compositores e músicos, que a partir da sanção da lei terão mais espaço. O vereador comemorou e agradeceu “que em tão pouco tempo seu projeto tenha sido aprovado na Câmara do Recife, e em seguida sancionado”.

Leia mais…

Vereadora faz homenagem ao Dia Internacional da Família

Para homenagear o Dia Internacional da Família, a vereadora Michele Collins (PP) realizou homenagem na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira 15. A parlamentar reafirmou o valor da família e agradeceu a presença dos convidados. Ela disse que no mundo, a família é o pilar e a sustentação de todos. “Uma família estruturada onde princípios como respeito prevalecem, ela se torna sólida e forte. É preciso estimular os jovens a cultivar hábitos saudáveis e a valorizar a família, e assim dificilmente se afastarão do bom caminho. Aqui no legislativo tenho trabalhado contra o aborto, no combate às drogas e contra o casamento homoafetivo”.

Leia mais…

André Régis relata viagem internacional sobre projetos educacionais

O vereador André Régis (PSDB), durante pronunciamento no Pequeno Expediente desta terça (4), relatou a viagem que realizou para os Estados Unidos, tendo como objetivo trocar experiências sobre projetos educacionais. “Venho relatar viagem realizada para dois grandes condados dos Estados Unidos: Miami-Dade County e Broward County. Tive a oportunidade de analisar e trocar experiências. Os gestores de ambos os condados são executivos contratados pra gerir a educação. Eles colocam suas carreiras visando uma educação de qualidade. Eles tem a Escola Magnet, “escolas magnéticas”, onde os alunos são atraídos para desenvolver atividades em diversas áreas. Em uma das escolas bilíngue que visitei , os idiomas usados eram o inglês e português. Lá, tive uma grata surpresa em ver uma aula sobre cultura brasileira e Luiz Gonzaga. Fiquei feliz em termos a nossa cultura propagada nessas escolas”, disse.

Leia mais…

Marco Aurélio parabeniza reordenamento no Mercado de Afogados

O vereador Marco Aurélio (PTC) parabenizou hoje (25), no plenário, a iniciativa do prefeito Geraldo Julio em requalificar o Mercado de Afogados. Segundo a Prefeitura, essa é a terceira operação de ordenamento no entorno de mercados públicos realizada em menos de dois meses. No último domingo (24), os ambulantes instalados na Estrada dos Remédios começaram a ser relocados temporariamente para a Rua Acre. A operação foi comandada pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano da Prefeitura do Recife.

Leia mais…

Vereador recebe representantes de Conselhos de Educação Física

O vereador André Régis (PSDB) recebeu a visita do presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, a presidente do Conselho Regional de Educação Física, Nadja Harrop e demais membros do sistema CONFEF-CREFIS. O objetivo do encontro visou discutir o ofício 122 da Secretaria de Educação do Recife, o qual informa que os professores do 1º ao 5º ano seriam os responsáveis por ministrar e avaliar as aulas de Educação Física.

Leia mais…