Notícias

Natália de Menudo elogia Prefeitura por melhorias na segurança

A nomeação de 357 guardas municipais antes do Carnaval rendeu elogios por parte da vereadora Natália de Menudo (PSB) nesta terça-feira (7), durante reunião plenária realizada na Câmara do Recife. A parlamentar ainda parabenizou a Prefeitura pelo aumento no número de câmeras de monitoramento na cidade.

Leia mais…

Vereadora quer Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência

O tema da violência contra a mulher foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (26) pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Ela é autora de um projeto de resolução que visa criar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência Doméstica, que já recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Casa. De acordo com a vereadora, a matéria deve entrar na pauta de votação nos próximos dias.

Leia mais…

Henrique Leite pede segurança para a Praça da Sudene

De acordo com o vereador Henrique Leite (PT), a praça da Sudene precisa de atenção. O local, segundo o parlamentar, está carente de manutenção e necessita de segurança com urgência. “Não é só o fator abandono. É mais grave. A segurança policial precisa estar presente, pois alguns traficantes e alcoólatras dirigem-se à caixa de eletricidade e cortam toda a iluminação da praça para “facilitar” os atos de violência. Além disso, eles estão até depredando os brinquedos”.

Leia mais…

Jadeval de Lima repercute matéria da Folha de Pernambuco

O vereador Jadeval de Lima (PTN) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 11, para repercutir uma matéria veiculada na Folha de Pernambuco do último dia 08, relatando que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) declarou inconstitucional o prazo de validade dos créditos do VEM. “A matéria diz que o Ministério Público de Pernambuco declarou ilegal impor limite de validade aos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Por isso, na última sexta-feira (7), o órgão entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), pedindo que seja modificado um artigo da Lei Estadual que estabelece o prazo de 180 dias para o uso dos créditos, estando o passageiro sujeito a perder o valor investido”.

Leia mais…

Reeleita, Michele Collins faz agradecimentos na Câmara

Reeleita para o mandato de parlamentar do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (3) para fazer agradecimentos. Com 15.357 votos, ela obteve o resultado mais expressivo da Casa no pleito do último domingo (2).

Leia mais…

Irmã Luciana é cidadã recifense

Dedicada, prestativa, amiga, caritativa, amável, comprometida, afetiva são as virtudes que acompanham a irmã Luciana, nascida Luciana Nunes de Araújo na cidade de Maraial, Zona da Mata Sul de Pernambuco, em 25 de dezembro de 1972. O autor da proposta do Título de Cidadã, vereador Vicente André Gomes (PSB), ressalta em sua justificativa que durante todo o percurso da vida dela, o caráter, a personalidade e o comportamento social, apontavam para alguém que teria a condução de vida dedicada ao próximo e à transcendentalidade divina.

Leia mais…

Menudo alerta para queda de matrícula de licenciaturas no país

Pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) confirmou que, pelo quarto ano seguido, é cada vez menor a quantidade de estudantes que procuram cursos de licenciaturas. Diante da notícia, o vereador Estéfano Menudo (PSB), fez um pronunciamento na Câmara, nesta quarta-feira, 15

Leia mais…

Ricardo Cruz destaca Votos de Aplausos

O vereador Ricardo Cruz (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje, 15, para defender três votos de aplauso (REQ 861/2017,862/2017 e 883/2017), de sua autoria, os quais elogiaram os trabalhos executados por autoridades do Corpo de Bombeiros e da Companhia de Transporte e Trânsito Urbano (CTTU).

Leia mais…

Priscila Krause responde críticas de vídeo sobre repasses federais

A publicação de um vídeo nas redes sociais em que a vereadora Priscila Krause (DEM) acusa a presidente Dilma Rousseff (PT), de agir com discriminação contra Pernambuco levou a parlamentar à subir na tribuna da Casa, nesta segunda, 27. Priscila Krause disse que recebeu críticas de um deputado pernambucano em relação ao vídeo.

Leia mais…

CCJ aprova projetos de autoria do Executivo

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 30, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife (CCJ) aprovou o parecer de dez projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que automaticamente ficaram em condições técnicas de serem votados no plenário. Das dez matérias aprovadas, oito fazem parte de um pacote de 22 projetos enviado pelo prefeito Geraldo Júlio no dia 18 de novembro, para tramitação em regime de urgência, que apresentam proposições principalmente no âmbito administrativo e de gestão. Outros dois já cumpriam o prazo normal de recebimento de emendas. Dos projetos aprovados na CCJ, três foram votados e aprovados hoje no plenário.

Leia mais…

Osmar Ricardo repercute a derrubada da PEC da maioridade

Nesta quarta-feira, 01, o vereador Osmar Ricardo (PT) comemorou na tribuna da Casa de José Mariano a rejeição dos deputados federais à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduzia a maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes graves. “A votação foi de 303 votos a favor do texto, mas eram necessários 308. Acredito que os pernambucanos precisam saber como votou a bancada que representa o nosso estado”.

Leia mais…

Isabella de Roldão exalta Dia da Parteira

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) marcou na tarde desta terça-feira, 05, a passagem do Dia Internacional da Parteira e o primeiro ano do Dia Municipal da Parteira, celebrado hoje. “A parteira é a profissional mais antiga da história, mas que nos dias de hoje é desvalorizada, discriminada e pouco aceita. Destaco a importância de se ter essas mulheres em seu trabalho de parto, pois fazem vir ao mundo o bebê de forma natural e simples”.

Leia mais…

Sinpro Pernambuco é homenageado em sessão solene

Em uma reunião solene requerida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), o Sindicato dos Professores do Estado de Pernambuco (Sinpro-PE) foi homenageado na manhã desta sexta-feira (4) pela Câmara Municipal do Recife. O evento comemorou os 70 anos de fundação do sindicato, completados em julho deste ano.

Leia mais…

Médico Enio Koch recebe título de cidadão recifense

O médico gaúcho Enio Daniel Ribeiro Koch, que trabalha na Unidade de saúde de Família (USF) da Vila do Sesi, Ibura, recebeu o título de de Cidadão Recifense, na manhã desta quarta-feira, 26, por iniciativa do vereador Benjamin da Saúde (PEN). “É com grande honra que homenageio esse profissional de medicina que conheço há 10 anos e com quem tive o prazer de trabalhar. Para mim é muito fácil falar deste profissional que trata todos com muita competência e atenção especial. Em seu local de trabalho ele é considerado mais do que um médico, mas um membro da família de cada morador da região”, disse o vereador.

Leia mais…

Marco Aurélio faz crítica à cobrança de multas

A imagem de um aparelho de fiscalização de trânsito cravado de balas foi levada à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (5) pelo vereador Marco Aurélio (PRTB). Na ocasião, o parlamentar fez um discurso de crítica à cobrança de multas na capital. De acordo com ele, existe uma “indústria da multa” que tem causado revolta por parte população.

Leia mais…

Michele Collins parabeniza prefeitura pela criação da secretaria de combate às drogas

A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou, na tarde desta terça-feira, 24, a iniciativa do prefeito Geraldo Julio ao encaminhar à Casa de José Mariano o Projeto de Lei do Executivo que extingue e transforma cargos comissionados, reestruturando o quadro da administração direta do Poder Executivo Municipal, em especial, a matéria que transforma a Secretaria Executiva de Mediação de Conflitos, em Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas.

Leia mais…

Vereador pede vistas de requerimento

Um requerimento de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT), solicitando moção de agravo “pelo desrespeito e afronta causados por participantes da Parada LGBT, domingo passado em São Paulo, aos cristãos brasileiros”, teve pedido de vista do vereador Osmar Ricardo (PT) por não concordar com o pedido. Ele terá três dias para analisar e devolver o requerimento para que seja votado em plenário.

Leia mais…

Orçamento da Prefeitura do Recife para 2017 será discutido na próxima semana

A proposta orçamentária que o futuro prefeito do Recife terá que administrar no próximo ano começa a ser decidido na próxima semana, na Câmara Municipal, quando se encerrará o prazo para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) e ao Plano Plurianual (PPA) 2014–2017, para o exercício de 2017. Os vereadores terão até o dia 25, terça-feira, para enviar suas propostas, as quais serão analisadas pela Comissão de Finanças e Orçamento, em audiência pública marcada para o dia 27, às 15h, no Plenarinho da Casa.

Leia mais…