Notícias

Trabalho de taxistas durante o carnaval é destacado na Câmara

O vereador Aerto Luna (PRP ) parabenizou o carnaval do Recife e, em seu discurso na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 06, destacou o trabalho realizado pelos taxistas no período dos festejos de Momo. “Acompanhei, pessoalmente, os trabalhos da CTTU e dos taxistas no Recife Antigo. Este ano foi criado o ponto de táxi especial, conhecido também como táxi-evento, nas pontes que dão acesso ao bairro e este serviço funcionou satisfatoriamente. Não vi nenhum comportamento que desabonasse a conduta destes profissionais”.

Leia mais…

Vereadora quer criar Frente Parlamentar pela educação

Um projeto de resolução, 22/2017, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), propondo a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Pública Municipal, mobilizou o plenário da Câmara do Recife. A autora argumentou em defesa da Frente apesar de ter ouvido que em geral frentes parlamentares acabam não sendo atuantes. “Custa-me crer que de fato sejam ineficientes e é por isso que defendo a criação desta Frente pela Educação com entusiasmo e convido os colegas parlamentares a fazerem parte dela, para travarmos o debate necessário. As escolas estão abandonadas e entregues à insegurança. É preciso traçar um plano de ação que saia do papel”.

Leia mais…

Eurico Freire cobra ordenamento de fiação pública

Os choques elétricos que penalizam a população nem sempre são culpa de apenas uma concessionária de serviços. Eurico Freire (PV) argumentou que recai sobre a concessionária d e energia a responsabilidade, quando outras empresas também utilizam fios nos postes da rede pública. “O desordenamento da fiação é responsabilidade de todas as empresas prestadoras de serviços. Esta Câmara Municipal tem a obrigação de trabalhar pelo ordenamento da fiação”.

Leia mais…

Michele Collins pede limpeza nos rios Tejipió e Camaragibe

Apresentados e aprovados na reunião ordinária desta segunda-feira, 19, dois requerimentos refletem a preocupação da vereadora Michele Collins (PP) com o meio ambiente, com a preservação dos rios e a qualidade de vida das populações ribeirinhas. Um deles foi o de número 3913/2016 e outro, 3933, ambos dirigidos ao presidente da Empresa de Urbanização do Recife (Emlurb), Roberto Gusmão. O primeiro pede a limpeza do Rio Tejipió; o segundo, a mesma ação, no Rio Camaragibe, que corta a comunidade da Caxangá, sendo as duas localidades na Zona Oeste do Recife.

Leia mais…

Jurandir Liberal repercute entrevista de Priscila Krause

O jornal Folha de Pernambuco publicou hoje, 17, uma entrevista com a deputada estadual e ex-vereadora Priscila Krause (DEM), analisando o panorama político e suas perspectivas para as próximas eleições. Na Câmara, o vereador Jurandir Liberal (PT) repercutiu a entrevista , destacando que ela" foi uma das vereadoras que fez a maior oposição ao Partido dos Trabalhadores ao longo de 12 anos e o PT sempre atendeu aos seus pedidos de informação. Hoje, fiz questão de trazer o jornal, pois não é o PT dizendo, mas é uma deputada de um partido que tem uma secretaria no governo. Priscila Krause é muito presente no monitoramento da cidade, ela tem um controle da administração do Recife e disse que dos 302 compromissos previstos, o prefeito executou 9%”.

Leia mais…

Morre Liberato Costa Júnior

Ele amava o Recife e seu povo. Era conhecedor de sua história, não só aquela registrada pelos livros e ensinada nas escolas, mas também a história dos dias atuais, sobretudo dos casos políticos. Ele mesmo ajudou a protagonizar muitos acontecimentos em eleições. Foi prefeito, vereador e deputado estadual. Ajudou a elaborar leis que melhoraram a qualidade de vida da capital de Pernambuco e era um defensor da democracia. O ex-vereador Liberato Costa Júnior, um dos políticos mais experientes do Estado, faleceu nesta quarta-feira. Deixa duas filhas e sete netos.

Leia mais…

Vereador propõe equipamentos esportivos e de lazer para alunos com necessidades especiais

A instalação de equipamentos esportivos e de lazer adaptados para alunos com necessidades especiais nas escolas municipais pode virar lei na cidade do Recife. A proposta é do vereador Eriberto Rafael (PTC). O Projeto de Lei está aguardando pareceres das comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e Defesa dos Direitos Humanos. “A iniciativa tem por finalidade proporcionar a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais com os demais colegas de escola, através da instalação de equipamentos esportivos e de lazer adaptados”, destacou Eriberto Rafael.

Leia mais…

Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana distribui projetos

Seis projetos de lei foram distribuídos aos membros da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana durante a reunião realizada na tarde de hoje,28. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Jayme Asfora (PMDB), Gilberto Alves (PSD), Rodrigo Coutinho (SD) e Davi Muniz (PEN). Entre as matérias distribuídas está o PLO 5/2017, de autoria do vereador Romerinho Jatobá (PROS), que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas que operam o serviço de transporte público convencional do Recife a cumprir a capacidade máxima de lotação.

Leia mais…

Cantata para o Menino Deus

Uma Cantata de Natal para celebrar a vinda daquele, que para os religiosos, é o redentor. O evento foi proposto pela vereadora Aimée Carvalho (PSB) e teve a participação do Coral da Assembleia de Deus de Barra do Caçote, além do cantor Joás Graciano. A reunião foi presidida pelo vereador Alfredo Santana (PRB) e teve lugar no plenário da Câmara do Recife, no início da noite desta quinta-feira, 18.

Leia mais…

Presidente faz avaliação positiva de semestre na Câmara

Ao fazer balanço do primeiro semestre dos trabalhos de 2017, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), considerou que a Casa de José Mariano cumpriu bem o seu papel legislativo. Este período foi marcado por uma intensa atividade que compreendeu desde a elaboração de projetos de Lei, requerimentos, decretos Legislativos e outras proposições, até a realização de audiências e reuniões públicas, bem como reuniões das Comissões Temáticas e de revisão da Lei Orgânica.

Leia mais…

Natália de Menudo destaca importância de Conselho

Sobre o projeto do Executivo que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), a vereadora Natália de Menudo (PSB) enalteceu, na tribuna de hoje (22), que não existe motivo para alvoroço em relação à criação do colegiado e lamentou a falta de humanidade entre as pessoas.

Leia mais…

Maguari debate atraso de salários de empresa

O atraso dos salários de funcionários que pertencem a uma empresa terceirizada, que presta serviços à Prefeitura, levou o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) a dirigir-se à tribuna na tarde desta quarta-feira, 15. “Fui recebido por uma comissão de funcionários da AJ, empresa que presta serviços à Prefeitura, e eles estavam reclamando dos atrasos nos salários. Gostaria de informar que entrei com contanto com o secretário da Secretaria de Relações Institucionais, Fred Oliveira, e, ao relatar a questão, o mesmo disse que vai agilizar o pagamento porque a gente sabe que a necessidade é grande e todos os trabalhadores têm compromissos com famílias”, disse.

Leia mais…

Almir Fernando ressalta trabalhos da Comissão de Segurança

O vereador Almir Fernando (PCdoB) aproveitou a reunião plenária desta terça-feira, 31, para destacar a importância e os trabalhos propostos para a Comissão de Segurança da Câmara do Recife, presidida por ele. O parlamentar afirmou que o colegiado pretende convidar secretários municipais que tratem de temas correlatos, para que façam explanações sobre as atividades desenvolvidas. Além disso, objetiva levar a discussão para as comunidades.

Leia mais…

Vereador cobra reforma no Teatro do Parque

A paralisação nas obras de reforma do Teatro do Parque foi o assunto destacado pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Casa, na tarde desta segunda-feira, 24. Ele lembrou que o teatro, localizado na Rua do Hospício na Boa Vista, completou os 100 anos de portas fechadas ao público e citou números do contrato que, segundo ele, é o de número 329/ 2014, “firmado com a Concrepox e no valor de R$ 8 milhões e 220 mil reais, que está em processo de distrato”.

Leia mais…

Luiz Eustáquio diz que “quebradeira do País” é a causa da violência

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez uma análise dos casos de violência que vêm ocorrendo no Recife e disse que eles são uma decorrência “da quebradeira do País, que levou ao aumento do desemprego” e acrescentou que o Partido dos Trabalhadores (PT) “tem sua parcela de responsabilidades nessa situação”. As opiniões foram apresentadas durante reunião plenária desta terça-feira, 6, quando o tema predominou nos debates. “O problema da violência não é exclusivo do Recife. A cidade não é uma bolha, mas faz parte de um país que infelizmente quase quebrou”, disse.

Leia mais…

Cena nacional preocupa vereadores

As recentes denúncias contra o presidente da república e a instabilidade política foram motivo de discursos na Câmara do Recife às vésperas do recesso parlamentar neste mês de julho. O primeiro a discursar foi o vereador André Régis (PSDB), tema aliás que ele vem debatendo na Casa há algum tempo. Ele alertou para qual ambiente político vamos encontrar em agosto quando os trabalhos legislativos retornarem. “Não é possível prever. Já temos outro ex-ministro (Geddel Vieira) preso”.

Leia mais…

Legislação e Justiça e Finanças analisam Projetos do Executivo

O último encontro da Comissão de Legislação e Justiça no ano de 2014 foi realizado hoje à tarde (15). A reunião aconteceu em conjunto com a Comissão de Finanças. Onze projetos de Lei de autoria do Executivo foram analisados e receberam pareceres pela aprovação. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna (PRP); Erivaldo da Silva (PTC); Aderaldo Pinto (PRTB); Raul Jungmann (PPS); Gilberto Alves (PTN); Felipe Francismar(PSB); Henrique Leite (PT); Priscila Krause (DEM); Eurico Freire (PV) e Alfredo Santana (PRB).

Leia mais…

Desembargador Gustavo de Lima recebe Medalha

Com um vasto currículo na área jurídica, o Desembargador Gustavo de Lima recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta sexta-feira,8. Amigos, colegas e familiares do desembargador ocuparam o plenário da Casa numa iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PT).

Leia mais…

Izael Nóbrega é o mais novo cidadão do Recife

O mundo jurídico recifense, vários parlamentares, amigos e familiares marcaram presença no Plenário da Câmara, na manhã desta sexta-feira (21), para prestigiar a entrega do título de cidadão recifense ao advogado e Procurador-Geral da Casa, Izael Nóbrega. A homenagem foi uma iniciativa do presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB).

Leia mais…