Notícias

Câmara faz palestra sobre cidade sustentável

Recife é segundo a Organização das Nações Unidas um “case” de sucesso em planejamento de uma cidade sustentável. Explico. O Jardim dos Baobás, que integra o Parque Capibaribe, em execução na cidade, virou exemplo de uma bem sucedida experiência desse tipo de planejamento urbano que se deseja para o futuro. Segundo o professor Roberto Montezuma, convidado pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), para proferir palestra dentro das comemorações da Semana de Meio Ambiente, a ONU incorporou esse exemplo não como local, mas como mundial. Para ele é possível planejar o futuro com atitudes simples. “O Jardim surgiu ao se verificar que ali havia um baobá com mais de 300 anos, sem visibilidade por causa de uma parede, bastava tirá-la dali. E foi isso que a ONU assimilou entendendo que é inovador nessa visão de futuro”.

Leia mais…

Luiz Eustáquio promove debate sobre lei dos templos religiosos

No momento em que a Prefeitura do Recife está elaborando uma minuta para projeto de lei que tratará da regularização e funcionamento dos templos religiosos no município, o vereador Luiz Eustáquio (Rede) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 19, para debater a Lei Municipal 17.773/2012, que estabelece requisitos para a regularização, edificação e funcionamento de templos religiosos de qualquer culto. O plenarinho ficou lotado de pastores e demais fiéis evangélicos. “A representatividade de um templo para os fiéis e a sociedade é um grande atrativo para a propagação da fé religiosa em nosso município, que, além da fé, transmite sentimento de paz e realiza ações de diversos fins para o bom desenvolvimento social”, considerou Eustáquio.

Leia mais…

Assinado convênio entre a Câmara e o TRE

Um convênio firmado entre a Câmara Municipal do Recife e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) possibilitará que os servidores da Casa Legislativa acompanhem aulas e palestras ministradas por professores da Escola Judiciária. Em contrapartida, a Câmara cederá o estúdio de TV para a gravação de vídeos institucionais do Tribunal. Na tarde desta quarta-feira, 28, o presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), juntamente com o presidente do Tribunal, desembargador Antônio Carlos Alves da Silva, efetuaram a assinatura no documento que selou a parceria.

Leia mais…

Audiência pública debate “O direito à cidade segura para as mulheres”

Principais vítimas da violência urbana, as mulheres, muitas vezes, não podem caminhar pelas ruas como cidadãs livres e independentes. O medo faz com que elas limitem o seu ir e vir, pois o assédio é constante e constrangedor. Isso para não falar de casos mais graves, que envolvem a violência física e o estupro. Foi para debater essa problemática, que é demanda de entidades que trabalham com os direitos humanos e das questões das mulheres em especial que o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na manhã desta terça-feira, 7, véspera do Dia Internacional da Mulher. “Faço questão de ressaltar o protagonismo das entidades que já trabalham essas pautas na sociedade. Quero apenas usar o meu mandato para ser veículo dessas lutas”. Ocupar a cidade com todos os direitos de cidadania é o que buscam as mulheres, mas o Recife é pródigo no desrespeito e na violência para elas. A cidade está na 13ª colocação entre as capitais mais inseguras do Brasil e 31,2% das agressões contra as mulheres ocorrem nos espaços públicos segundo dados do Mapa da Violência.

Leia mais…

Ivan Moraes repercute interrupção da rádio Frei Caneca

A interrupção das emissões da rádio pública Frei Caneca FM foi levada à tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (2) pelo vereador Ivan Moraes (PSOL). De acordo com o parlamentar, a programação da rádio está suspensa há cerca de 48h por conta de problemas técnicos decorrentes das chuvas.

Leia mais…

Ivan Moraes debate a política de drogas no Recife

O vereador Ivan Moraes (PSol) realizou audiência pública hoje, 13, para discutir a Política sobre Drogas na Cidade do Recife. “Esta audiência foi requisitada pelo Coletivo Antiproibicionista de Pernambuco. O nosso mandato, assim como essa organização, entende que a política de drogas tem caráter conservador e autoritário e por isso defendemos a legalização das drogas e vamos lutar para que essa política tenha uma visão libertária e contemporânea”, afirmou. O objetivo da audiência, segundo o vereador, foi ampliar o debate sobre o combate e prevenção às drogas no Recife, bem como discutir o que pode ser melhorado a partir de uma perspectiva antiproibicionista.

Leia mais…

Ana Lúcia elogia programa Jovem Embaixador

Com mandato focado na educação, especialmente no que se refere ao plano de infraestrutura, a vereadora Ana Lúcia (PRB) elogiou o programa Jovem Embaixador, que escolheu por meio de concurso jovens que integram trabalho desenvolvido pela Secretaria de Turismo e da Educação conjuntamente. Esses jovens estão trazendo ao conhecimento da população locais turísticos de suas comunidades que a maioria da população desconhece.

Leia mais…

Na tribuna da Câmara, Romero Albuquerque defende seu mandato

Fazer uma defesa do seu mandato como vereador da Câmara do Recife. Foi com esse objetivo que o vereador Romero Albuquerque (PP) subiu à tribuna da Casa nesta segunda-feira (26), durante a reunião plenária do poder Legislativo municipal. O parlamentar teve seu mandato cassado na última na última quinta-feira (22) pela juíza Maria Thereza Paes de Sá Machado, da 1ª Zona Eleitoral, que julgou haver irregularidades na sua candidatura.

Leia mais…

Isabella de Roldão repercute reunião do Conselho Municipal de Educação

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu na tarde desta terça-feira, 31, mais uma reunião do Conselho Municipal de Educação, que aconteceu na manhã de hoje. “ Nesse encontro nós nos deparamos com a realidade da nossa educação. Precisamos rever algumas situações e reavaliar condutas na política de educação para nossa cidade”.

Leia mais…

Aimée Carvalho lembra Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi ressaltado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante discurso na Câmara, hoje (23). A data foi lembrada neste sábado (21) no Brasil e em mais 40 países. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e proposto pela Associação Internacional da Síndrome de Down, o dia é uma referência à Trissomia no cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA do indivíduo.

Leia mais…

Marco Aurélio fala sobre instalação de semáforos na Via Mangue

Nas grandes capitais, a construção de túneis tem a função de desafogar avenidas e diante desse fato, torna-se desnecessária a instalação de semáforos em trechos dessa natureza, afirmou o vereador Marco Aurélio (PRTB) durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (19) ao falar sobre os três sinais instalados no viaduto da Via Mangue, na Zona Sul do Recife.

Leia mais…

Natália de Menudo fala sobre preconceito e intolerância

De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), que há 37 anos compila anualmente o número de vítimas fatais da homofobia, em 2016, 343 pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais foram mortas no Brasil. Ou seja, aproximadamente a cada 25 horas essas pessoas são assassinadas pelo simples fato de possuírem a condição sexual na qual nasceram. Os dados foram trazidos ao plenário, na tarde desta quarta-feira (17), pela vereadora Natália de Menudo (PSB). “É injustificável qualquer ato de violência que seja alimentado por preconceito e intolerância a orientação sexual de uma pessoa”.

Leia mais…

Amaro Cipriano comenta trabalho da Bancada da Bala da Câmara Federal

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) destacou, na tarde desta terça-feira, 10, a importância da chamada "Bancada da Bala", integrada por deputados egressos das Forças Armadas, Polícias Civil, Federal e Militar, na Câmara Federal. O grupo tem como objetivo baixar ou até eliminar a idade mínima para a responsabilidade penal, hoje fixada em 18 anos.

Leia mais…

Osmar Ricardo critica ordenamento urbano do Recife

Osmar Ricardo (PT) prometeu fazer oposição tranquila ao Executivo. Segundo ele, no Partido dos Trabalhadores já há nomes sendo cogitados para a disputa de 2016 para a Prefeitura do Recife. Pare ele, o PT está qualificado porque fez grandes mudanças na cidade como a Inversão do Transito em Boa Viagem, início da Via Mangue entre outros. E para fazer a oposição prometida vai realizar uma audiência pública na próxima quinta-feira na Câmara do Recife, para discutir a questão do Recife Saúde, dos funcionários públicos.

Leia mais…

Comissão aprova projeto que prevê cota em cursos técnicos

A Comissão de Legislação e Justiça esteve reunida na tarde desta segunda,9, com as presenças dos vereadores Almir Fernando (PCdoB), Carlos Gueiros (PTB), Erivaldo da Silva (PTC), Romerinho Jatobá (PR) , Osmar Ricardo (PT), além do presidente do grupo, vereador Aerto Luna (PRP) e do diretor do Departamento Legislativo da Câmara, Paulo Rogério. Foram analisados oito pareceres, dentre eles dois foram retirados de pauta e três matérias foram rejeitadas.

Leia mais…

Michele Collins elogia Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas

A vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,13, para comemorar a aprovação do Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas, ocorrida em Brasília, no último dia 6. Segundo a parlamentar, trata-se de uma grande conquista para as instituições que há mais de quatro décadas vêm salvando vidas.

Leia mais…

Rinaldo Júnior enaltece Dia do Gari

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil, e o vereador Rinaldo Júnior (PRB) enfatizou a data na reunião plenária de hoje (16). O dia tem como objetivo homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas. O parlamentar também lembrou, na tribuna, que a categoria precisa ser mais valorizada.

Leia mais…

Câmara promove minicurso sobre envio de proposições por e-mail

A Câmara Municipal do Recife realizará um minicurso sobre o envio de proposições por e-mail na próxima quarta-feira, dia 8, às 10h, no Plenarinho. O evento será direcionado a todos os assessores dos gabinetes da Casa. De acordo com o diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento, o novo procedimento trará economias de papeis e de tempo.

Leia mais…

Dia municipal dos italianos é celebrado na Câmara

Os italianos agora têm um espaço reservado no calendário recifense. Por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), foi criado o Dia Municipal dos Italianos, que será comemorado no dia 2 de junho. O parlamentar frisou que a data possui um significado especial à comunidade porque a Itália se tornou uma república após um referendo realizado em 2 de junho de 1946. Desde então ficou conhecido como o Dia da República. E com o objetivo de celebrar essa conquista, uma Reunião Solene foi realizada hoje (11), no Plenário.

Leia mais…