Notícias

Menudo destaca Cmei da Mustardinha

O vereador Estefano Menudo (PSB ) comemorou na tribuna, nesta terça-feira, 03, o aviso de licitação da Prefeitura para contratação de empresa de engenharia destinada a execução das obras e serviços de construção do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), na Mustardinha. “A comunidade se sente recompensada pelos esforços feitos para mostrar a necessidade de um espaço como este, que vai atender a crianças de zero a cinco anos”, destacou o parlamentar.

Leia mais…

Mais agilidade no conserto de vazamentos de água

O desperdício de água própria para o consumo vem preocupando o vereador Marcos di Bria (PTdoB). Por conta disso, ele apresentou à Câmara do Recife o Projeto de Lei 228/ 2014 que pretende tornar obrigatório o atendimento, com maior agilidade pela Compesa, para conserto de cano, canaleta ou cano de adutora estourado, rompimento ou vazamento, em qualquer rua, BR ou logradouro público no município.

Leia mais…

Jairo Britto quer bicicletários em órgãos públicos e na PCR

Os órgãos públicos municipais e a Prefeitura do Recife ficam obrigados a construir e manter bicicletários em seus prédios e nos espaços públicos, caso seja aprovado e transformado em lei o projeto de lei número 22/2017, de autoria do vereador Jairo Britto (PT). A proposta está tramitando nas comissões de Planejamento Urbano, Obras e Meio Ambiente e de Legislação, Justiça e Redação da Câmara Municipal do Recife.

Leia mais…

Wilton Brito sugere prêmio em homenagem a Ariano Suassuna

Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como Auto da Compadecida e O Romance d'A Pedra do Reino, Ariano Suassuna foi um preeminente defensor da cultura nordestina. Natural da Paraíba, foi no Recife que viveu e trabalhou grande parte da vida. O mestre Ariano Suassuna dá nome ao Prêmio Mérito à Cultura sugerido no projeto de lei, em tramitação na Casa, de autoria do vereador Wilton Brito (PHS).

Leia mais…

Maguarí cobra instalação de banheiros públicos nas estações de metrô

A falta de sanitários para uso público nas estações de metrô do Recife foi o tema do discurso do vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB), na tarde desta quarta-feira, 23. O parlamentar lembrou que já apresentou nesta Casa um projeto de lei, de autoria dele, dispondo sobre a instalação de banheiros públicos nas estações de metrô do Recife. A matéria foi promulgada em 2012.

Leia mais…

Almir Fernando repercute reunião pública sobre acessibilidade

Na última quinta-feira (10), o vereador Almir Fernando (PCdoB) reuniu diversas entidades na Câmara do Recife para discutir a acessibilidade das pessoas com deficiência e os problemas de validação do cartão de passe livre no transporte público para o segmento. Nesta segunda-feira (14), o parlamentar subiu à tribuna da Casa de José Mariano para repercutir as discussões e os avanços alcançados pelo evento.

Leia mais…

Vereador pede voto de aplauso para parlamentar de Buenos Aires

Um voto de aplauso para o vereador Gentil Cavalcanti Filho, conhecido como Tito da Farmácia, que atua na Câmara de Vereadores do município de Buenos Aires, foi aprovado na tarde desta terça-feira 24 , no plenário da Casa de José Mariano. O autor da proposta, vereador Romero Albuquerque (PP) elogiou a atuação do colega e dedicação dele à causa animal.

Leia mais…

Vereador comenta artigo de Jornal

Requerimento do vereador Carlos Gueiros (PTB) pedindo a transcrição de u artigo escrito pelo ex-governador Roberto Magalhães “Uma luz na escuridão”, sobre o impeachment da presidente, suscitou controvérsia entre os parlamentares. André Régis (PSDB) disse que no artigo o ex-governador defende a saída da presidente e que o vice Michel Temer assuma o país, dando mais estabilidade.

Leia mais…

Almir Fernando repercute audiência sobre rezoneamento eleitoral

O rezoneamento eleitoral da capital pernambucana foi tema de um discurso feito pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) nesta terça-feira (3), na Câmara do Recife. As mudanças haviam sido discutidas em uma audiência pública de iniciativa do parlamentar na semana passada. Repercutindo o evento na tribuna do plenário, o vereador se posicionou contra as modificações.

Leia mais…

Almir Fernando celebra Dia do Gari

O Dia do Gari é comemorado todos os anos em 16 de maio e a celebração, pode ser decorrente também da importância do trabalho desses profissionais. Na tarde desta terça-feira, durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) falou sobre a relevância do serviço prestado por esses trabalhadores. “Eles exercem uma atividade que não é fácil de ser realizada. O que seria das ruas de nossa cidade sem o empenho deles? O mínimo que merecem é uma data comemorativa”.

Leia mais…

Chico Kiko repercute assalto a empresa de transporte de valores

O vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife pela primeira vez no seu mandato nesta terça-feira (21). Ao plenário da Casa de José Mariano, ele repercutiu o assalto a uma empresa de transporte de valores que ocorreu nesta madrugada na capital. Na ocasião, a quadrilha levou cerca de R$ 60 milhões do estabelecimento.

Leia mais…

Vereadores lamentam a morte de Liberato

Os vereadores da Cidade do Recife lamentam o falecimento do ex-vereador Liberato Costa Júnior, nesta quarta-feira, 13. O velório ocorre no plenário da Casa – palco de efervescentes discussões parlamentares. Um espaço que foi muito apreciado por Liberato durante o período em que exerceu os seus dez mandatos.

Leia mais…

Ricardo Cruz fala sobre construção de habitacional no bairro do Pina

“Querem fazer um parque no Pina, com o nome de Parque Boa Viagem. Nada contra o bairro, sou até a favor do parque, enquanto ativista da causa animal, também luto pela flora e fauna. Mas não posso deixar de cobrar a construção de um habitacional no terreno do antigo Aeroclube. Sendo esse um compromisso assumido por nosso prefeito durante a campanha de 2012”, relatou o vereador Ricardo Cruz (PPS), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (06).

Leia mais…

Almir Fernando fala de problemas com mobilidade no Córrego do Euclides

O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou na tarde dessa terça-feira, 26, problemas com a mobilidade na feira da rodinha, na comunidade do Córrego do Euclides. Ele lembrou que existem também problemas com a sinalização. “São 11 linhas que passam por aquele local dificultando e colocando em risco a vida dos comerciantes e moradores. Tive um encontro com o Grande Recife Consórcio de Transporte, juntamente com algumas lideranças do bairro, mas não conseguimos resolver essa situação”.

Leia mais…

Alfredo Santana destaca a necessidade de Hospital do Idoso

Na reunião plenária desta terça-feira, 25, o vereador Alfredo Santana (PRB) destacou o projeto de lei número 35, de 2014, que autoriza a criação do Hospital do Idoso no Recife. “Olhamos para a cidade e vimos os nossos idosos com necessidade de um cuidado especial, como um hospital que seja exclusivo para eles. Isso fez com que criássemos o projeto e déssemos entrada na Casa de José Mariano”. A proposta, de autoria dele, está em tramitação nas comissões temáticas da Câmara.

Leia mais…

Palestra orienta servidores sobre atendimento de qualidade ao público

Para padronizar um atendimento de qualidade ao público, melhorando continuamente o serviço, a Câmara Municipal do Recife está promovendo palestras com a profissional de relações públicas Natália Mendes nesta segunda-feira e amanhã. “Esta é a casa do povo, atender bem é uma necessidade. O que fica, para o público, não é a imagem do funcionário, mas a imagem da casa legislativa”, alertou. A importância da conferência, segundo lembrou Natália, está no fato de que o setor público tem sido pressionado para melhorar a qualidade dos seus serviços e para institucionalizar o atendimento de excelência para o público. A busca pela qualidade está no princípio da eficiência dos serviços públicos previsto na Constituição Federal de 1988.

Leia mais…

Proposta valoriza a pintura com grafite como arte urbana

Um projeto de lei que reconhece a pintura com grafite “como manifestação artística de relevante valor agregado à cultura popular e arte urbana da Cidade do Recife” foi apresentado à Câmara Municipal pelo vereador Marcos Menezes (PDT). A intervenção artística, no entanto, não pode fazer referências comerciais, de marketing e publicidade de produtos e serviços, bem como transparecer mensagens de promoção pessoal, profissional e política-eleitoral. Muito menos conter expressões com tom de cunho pornográfico, racista, preconceituoso e ofensivo a grupos religiosos, étnicos, culturais, de gênero e a minorias sociais.

Leia mais…

Almir Fernando pede melhorias na Maternidade Barros Lima

Na tarde desta terça-feira (09), durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez um apelo à Secretaria de Saúde do Recife. “Sei do empenho do secretário e talvez ele não saiba a respeito de certos problemas, mas somos cobrados constantemente. Peço que sejam concertadas as quatro máquinas de esterilização da Maternidade Barros Lima que infelizmente estão quebradas. A unidade de saúde ACS Maria Rita, localizada na comunidade do Córrego do Euclides, possui um elevador que não funciona e isso acontece desde sua inauguração. É de grande necessidade o funcionamento dele pois, trata-se de um primeiro andar e muitas pessoas que precisam do serviço são deficientes”.

Leia mais…

Novos servidores conhecem funcionamento da Câmara

Um dia após a posse coletiva, 44 candidatos aprovados no concurso público realizado pela Câmara se reuniram na manhã desta terça, 18, com a direção dos departamentos para conhecer o funcionamento da Casa. Participaram do encontro o Secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva; Diretor Administrativo, Coronel Roberto Melo; Diretor de Informática, Ricardo Ferraz; Diretora de Comunicação, Eden Pereira; Diretor do Legislativo, Paulo Rogério Nascimento; Diretora de Relações Públicas, Ana Torti; Procurador Legislativo, Izael Nóbrega; Assessor da Primeira Secretaria, Paulo Farias; Diretor de Contabilidade, Luciano Santos; e o Gestor do Patrimônio, Paulo Lins.

Leia mais…

Requerimento pede limpeza da comunidade do Bode

Com as últimas chuvas, a comunidade do Bode, no Pina, ficou com as ruas alagadas motivando a vereadora Isabella de Roldão (PDT) a elaborar requerimento solicitando a limpeza urgente das canaletas do local. Ela disse que em menos de 10 minutos de chuvas a comunidade sofreu com alagamento. “Peço ao líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN) para que interceda junto ao Executivo no sentido de atender o pleito dessa comunidade”.

Leia mais…