Notícias

Nesta terça-feira (8), servidores municipais do Recife realizaram um protesto na região central da cidade em prol do reajuste salarial da categoria. Depois de uma mobilização no bairro da Boa Vista que teve como foco a Casa de José Mariano, os servidores seguiram até a sede da Prefeitura. O ato foi repercutido na Câmara no mesmo dia pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo marques (PSB) promulgou a lei que institui a gratuidade aos Guardas Municipais da Cidade do Recife, mediante a apresentação de carteira de identidade funcional, o ingresso a salas de cinema, cineclubes, espetáculos musicais e circenses e eventos esportivos, de lazer e de entretenimento realizados no Município. O projeto de lei, que originou a legislação, é de autoria do vereador Ricardo Cruz (PPS), que tomou conhecimento da promulgação na manhã desta terça-feira, 8.

Para homenagear os 70 anos de fundação do Partido Socialista Brasileiro, o vereador Aderaldo Pinto (PSB) realizou uma reunião solene, na qual também entregou título de cidadão ao secretário-geral do Partido, Adilson Gomes. O parlamentar contou um pouco da história do PSB lembrando que ele foi fundado sob o lema “Socialismo e Liberdade”, em agosto de 1947 pela chamada Esquerda Democrática, um movimento organizado em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política. Estiveram presentes o prefeito do Recife, Geraldo Julio, representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, além de vereadores da Câmara do Recife.

A Câmara Municipal do Recife assinou o Memorando de Intensificação de Intercâmbio e Cooperação com o Comitê Permanente da Assembleia Popular do município de Guangzhou, na República Popular da China. A iniciativa fez parte da assinatura do novo acordo de Intercâmbio e Cooperação Amigável entre as cidades do Recife e Guangzhou, que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 07, no gabinete do Prefeito Geraldo Julio, contando com a presença do vice-prefeito, Luciano Siqueira, secretários de governo e a comitiva governamental da cidade chinesa. O presidente, vereador Eduardo Marques (PSB), representou o poder legislativo.

“Na prática a guerra contra as drogas é uma guerra contra a pobreza, a população negra e a periferia porque quem morre nessa trincheira não são as pessoas que usam drogas e moram numa cobertura do Recife, mas sim aquelas que estão à margem da sociedade”, relatou o vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (07).

Com base em reportagens que denunciam indícios de superlotação no Hospital da Mulher, inaugurado há um ano e três meses no Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB), disse, no plenário da Câmara Municipal, que é lamentável “viver numa cidade que não dá condições de uma mulher ter os seus filhos” e questionou: “Será que vamos esperar a morte de uma parturiente ou que uma mulher perca o seu filho para que os poderes públicos tomem providências?”.

Os 11 anos de existência da Lei Maria da Penha – Lei Federal número 11.340, de 7 de agosto de 2006 - foram lembrados pelas vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal do Recife. “Apesar de os índices de violência ainda serem alarmantes, é possível perceber que desde a criação desta importante lei, as mulheres estão, cada dia mais, abrindo a porta de suas casas para a entrada da Justiça”, disse. Lembrou que a legislação é hoje a principal ferramenta de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no País, “pois abrange abusos sexuais, psicológicos, morais e patrimoniais entre vítima e agressor”.

Com base em reportagens que denunciam indícios de superlotação no Hospital da Mulher, inaugurado há um ano e três meses no Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB), disse, no plenário da Câmara Municipal, que é lamentável “viver numa cidade que não dá condições de uma mulher ter os seus filhos” e questionou: “Será que vamos esperar a morte de uma parturiente ou que uma mulher perca o seu filho para que os poderes públicos tomem providências?”.

Está em tramitação na Câmara o projeto de lei (PLO 164/2017)do vereador Marcos di Bria (PSDC) que institui a campanha “Junho Vermelho”, de conscientização sobre a doação de sangue, a ser realizada no mês de junho de cada ano no Recife. A Administração Pública e as instituições privadas poderão participar da campanha. O símbolo será um laço vermelho e o encerramento se dará no último dia do mês de junho.

Ser uma ponte para os negócios entre empresas brasileiras e italianas. Com esse objetivo, foi fundada em 2005 a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Nordeste, cuja sede se localiza no Recife. Em dezembro de 2016, uma nova mesa diretora foi eleita para gerir a entidade até 2019 – e, nesta sexta-feira (4), o grupo recebeu uma homenagem da Câmara do Recife. A iniciativa da reunião solene, realizada no plenário da Casa de José Mariano, foi do vereador Wanderson Florêncio (PSC).