As grandes metrópoles são compostas pelo fluxo intenso de carros tornando recorrente as discussões sobre mobilidade urbana. E na tarde desta quarta-feira (10), durante reunião plenária, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre as lombadas eletrônicas existentes em áreas mais centrais e na periferia do Recife. “Ultimamente a CTTU tem se preocupado mais com as lombadas e esquecido de cuidar da sinalização das ruas”.
Às 9h da próxima quinta-feira (10) vai ser realizada na Câmara do Recife uma audiência pública sobre políticas de assistência à moradia, em especial o auxílio moradia, em razão do déficit habitacional da cidade. A iniciativa é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que nesta quarta-feira (10) subiu à tribuna da Casa de José Mariano para tratar do assunto.
Lembrar que nesta quarta-feira, 10 de maio, é o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Foi esse o objetivo do discurso que o vereador Chico Kiko (PP) proferiu na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária realizada na data. De acordo com o parlamentar, é preciso promover ações que informem a sociedade sobre o problema.
A vereadora Aline Mariano (PMDB) está propondo que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, que tenham boletim de ocorrência registrado na Delegacia da Mulher, fiquem com isenção da tarifa de transporte coletivo público urbano do Recife até o deferimento da medida protetiva. O projeto de lei 108/2017, de sua autoria, está tramitando nas comissões de Direitos Humanos e Cidadania; de Finanças e Orçamento; de Acessibilidade e Mobilidade Urbana; de Segurança Cidadã; e de Legislação e Justiça.
Preocupados com a chegada do inverno e os possíveis transtornos causados pela chuva, os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento nº 3059/2017, de autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), que solicita à Emlurb a dragagem do Rio Beberibe, no bairro do Cajueiro. “Estou preocupado com essas situações. Aqui não tem base, nem oposição. É o melhor para o Recife”. Antes da votação, durante a reunião plenária desta terça-feira, 9, os parlamentares aproveitaram para discutir vários assuntos relacionados ao tema e destacaram ações realizadas pela autarquia.
O vereador Júnior Bocão (PSDB) citou na reunião plenária de hoje, 9, o êxito de obras executadas pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) nos bairros Roda de Fogo e Avenida do Forte. O parlamentar também fez questão de comentar sobre serviços que ainda precisam ser realizados em outros locais da cidade. “Quando uma prevenção é feita de forma correta, funciona. Falo das limpezas do canal da Roda de Fogo e, também, das galerias e canaletas da Avenida do Forte. Pela primeira vez, mesmo com toda essa chuva que caiu nas últimas horas, em pouco tempo não tinha mais alagamento”.
Um requerimento do vereador Wanderson Florêncio (PSC) solicitando a realização de uma audiência pública sobre pagamentos de cachês, subvenção e contratação no Recife foi tema de debate durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (9). A discussão, que envolveu diversos parlamentares, foi iniciada pelo vereador Carlos Gueiros (PSB).
Na tarde desta terça-feira (09), durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez um apelo à Secretaria de Saúde do Recife. “Sei do empenho do secretário e talvez ele não saiba a respeito de certos problemas, mas somos cobrados constantemente. Peço que sejam concertadas as quatro máquinas de esterilização da Maternidade Barros Lima que infelizmente estão quebradas. A unidade de saúde ACS Maria Rita, localizada na comunidade do Córrego do Euclides, possui um elevador que não funciona e isso acontece desde sua inauguração. É de grande necessidade o funcionamento dele pois, trata-se de um primeiro andar e muitas pessoas que precisam do serviço são deficientes”.
Partindo dos elogios feitos ao Executivo e à Emlurb pelos parlamentares em virtude de requerimentos aprovados e das obras realizadas, o vereador Jairo Britto (PT), que já presidiu a Comissão de Finanças da Câmara do Recife, sugeriu aos colegas que no lugar de usar esse instrumento, nem sempre atendido, elaborassem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, cujo prazo se encerra dia 16 próximo. De acordo com ele, as emendas são instrumento melhor porque sendo acatada, terá execução praticamente garantida.
Na última quinta-feira (4), o vereador Renato Antunes (PSC) se reuniu na sede do Poder Executivo municipal com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e sua equipe de governo. Na ocasião, o parlamentar tratou do tema da educação e falou sobre a demanda pela criação de uma creche no bairro do Ipsep, na Zona Sul da capital. Já nesta terça-feira (9), durante a reunião plenária, Antunes repercutiu o assunto na tribuna da Casa de José Mariano – e elogiou a disposição da Prefeitura para trabalhar em conjunto com o Legislativo.