O baixo estoque de leite materno no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante a Reunião Plenária desta segunda, 2. De acordo com a parlamentar, o nível encontra-se crítico com apenas 24 litros, suficiente para quatro dias. O hospital precisa de uma média, por dia, de 6 litros de leite.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), recebeu o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchôa, numa visita de cortesia no final da manhã desta segunda-feira, 2. Foi a primeira vez que os dois parlamentares, que dirigem o Poder Legislativo do Estado e o da Capital, mantiveram um encontro formal.
A Orquestra Sinfônica do Recife (PSR) e a e da Banda Sinfônica do Recife (BSR) ganharão, cada uma, um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), atendendo a um antigo desejo dos músicos que sempre colocaram essa iniciativa como uma prova de reconhecimento profissional. Um projeto de lei, com esse teor, foi encaminhado pelo Poder Executivo, à Câmara Municipal, para tramitar em regime de urgência por ser considerada “uma matéria de relevante interesse para administração pública municipal”. Está em análise nas comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quinta-feira, 26, para discutir o relatório de avaliação do cumprimento de metas fiscais do último quadrimestre do ano de 2014 da Prefeitura do Recife. De acordo com os resultados apresentados, a execução orçamentária até o final do terceiro quadrimestre que, em outras palavras, é todo o ano de 2014, cumpriu o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Foi registrado um resultado primário de, aproximadamente, R$ 104,5 milhões e um resultado nominal de R$ 220,6 milhões.
A discussão do projeto de lei do Executivo 02/2015, que cria a Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, além de extinguir e criar novos cargos, tramitou em regime de urgência e com dispensa de prazo. Mas ao chegar hoje 25, ao plenário para votação, recebeu elogios e questionamentos dos parlamentares. O PLE foi aprovado em primeira e segunda discussões, não sem antes passar pelo crivo e análise dos vereadores.
A vereadora Michele Collins (PP), cuja luta contra as drogas vem de longa data, defendeu com veemência a criação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, contida no Projeto de Lei do Executivo 02/2015 que também extingue e cria novos cargos comissionados. O PLE teve dispensa de prazo e foi apreciado em regime de urgência. Ontem ele veio ao plenário para votação e foi aprovado em primeira e segunda discussões, na Câmara do Recife.
A limpeza do canal do Rio Morno, localizado no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, foi executada pela Prefeitura e bastante elogiada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a Reunião Plenária de hoje (25). “É com muita alegria que queremos agradecer à Prefeitura pela limpeza do canal do Rio Morno. Os moradores estão muitos satisfeitos com a ação, mas lembro que não vamos cansar de lutar para que se esse canal torne-se rio novamente".
A campanha “Climatização já” que propõe a climatização de todas as unidades da rede municipal, cujo autor é o vereador André Régis (PSDB), foi ressaltada pelo parlamentar, na tarde de hoje (25), na Câmara. “Tenho recebido um amplo apoio, de professoras que tem compartilhado a mensagem pelas redes sociais , além dos meios de comunicação. Acabei de chegar da escola Rosemar Macedo, na Avenida Norte e, apesar de ser uma escola nova , não tem refrigeração. O calor em todas as salas superou a casa de 30 graus”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 25, para comentar a reunião que teve hoje pela manhã com o secretário Executivo de Administração e Gestão de Pessoas da Prefeitura do Recife, Joaquim Pinto, no plenarinho da Casa de José Mariano. Um dos assuntos debatidos no encontro foi a criação da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. “O secretário se colocou à disposição para que a gente possa opinar sobre a nova pasta”.