No primeiro discurso do ano, a vereadora Marília Arraes (PSB) criticou o relatório de gestão 2014 apresentado pelo prefeito do Recife na Câmara semana passada, durante a reabertura das atividades legislativas. Na tribuna do plenário, nesta terça-feira, 10, a parlamentar disse que o documento de 112 páginas apresenta falhas e que vai convocar uma audiência pública para discutir a situação da Rua da Aurora. “Gradis quebrados, pichações, equipamentos destruídos. Estamos atentos a esta situação e queremos discutir uma solução para este cartão postal do Recife”.
Carinhosamente chamado de Mequinha, centenário e detentor de inúmeros títulos, o América Futebol Clube foi obrigado pela Justiça a deixar o casarão histórico, da Estrada do Arraial, que já tem parecer do IPHAN proclamando a relevância de sua estrutura física, em virtude de dívida trabalhista. O clube foi fundado em 1914 e está completando 101 anos. Por isso, o vereador Henrique Leite (PT) pediu aos colegas parlamentares que se mobilizassem para que a situação seja revertida. O imóvel foi a leilão em virtude de uma dívida de R$ 109 mil com o FGTS, quando seu valor patrimonial está avaliado em R$ 5 milhões.
O vereador Antônio Luiz Neto (PTB) subiu à tribuna na tarde desta terça, 10, para comentar a Reunião Plenária realizada ontem (9), marcada por uma extensa pauta de votações de projetos de autoria do Executivo. “Venho aqui registrar a minha surpresa diante do comportamento da liderança do governo, ontem à tarde, por entender que nós vivemos em um regime democrático. Estou nessa Casa há 6 mandatos e tive a oportunidade de exercer uma missão popular ao lado de grandes homens públicos e hoje eu acompanho uma representação eleita legitimamente pela população dessa cidade. E nenhum desses vereadores estão obrigados a votar no governo todas as vezes em que uma matéria vem a essa Casa”.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) destacou no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 10, que a Fundação Hemope está precisando restabelecer seu estoque de sangue. A parlamentar lembrou que é necessário sensibilizar a população sobre a importância da doação. “O hemocentro precisa ampliar em pelo menos 15% o número de doação, que atualmente encontra-se com menos de 10%”.
Às vésperas do Carnaval, a Coordenação de Saúde da Câmara Municipal do Recife realiza palestras para os funcionários, prestadores de serviço e público que transitam na Casa de José Mariano alertando sobre as doenças mais comuns durante a festa que permite a liberação de corpos e fantasias. Realizadas pela médica Vânia Gonçalves, as palestras ocorrem nesta terça-feira, 10, no plenarinho, que recebeu decoração de máscaras e serpentinas. Para dar o clima da festa e da época, o sistema de som tocava frevo.
Apesar dos pedidos para retirada de pauta do projeto de lei do Executivo 40/2014, a proposta foi aprovada em primeira e segunda discussão na tarde desta segunda-feira 9, na Câmara do Recife. Alguns vereadores divergiram da interpretação dada pela Mesa diretora validando o parecer emitido pelas Comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e Saúde, pela aprovação do relatório. Jurandir Liberal (PT) alegou que o projeto é irregular porque já existe uma lei de 1992 estabelecendo a contratação por tempo determinado.
O Projeto do Executivo de nº 36/2014 que autoriza a criação da Companhia Recife de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos - RECDA, sociedade de economia mista, vinculada à Secretaria Municipal de Finanças, foi aprovado no Plenário na tarde desta segunda (9). A RECDA tem como objeto auxiliar o Poder Executivo na promoção do desenvolvimento econômico e social do Recife e na otimização do fluxo de recursos financeiros para o financiamento de projetos prioritários, bem como na administração do pagamento de dívidas do município.
A morte de três conselheiros tutelares, ocorrida na última sexta-feira, 6, na zona rural de Poção, Agreste de Pernambuco, foi lamentada hoje (9) pela vereadora Michele Collins (PP). As vítimas estavam em um carro do Conselho Tutelar do município junto com uma menina de 3 anos, única sobrevivente do crime.
O Dia do Frevo foi lembrado pela vereadora Isabella de Roldão (PDT) durante a Reunião Plenária desta segunda, 9. Derivado da marcha e do maxixe, o frevo surgiu no Recife para dar ao povo mais animação nos folguedos de carnaval. “Quero saudar o dia do frevo, nosso ritmo que foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2012. É uma alegria, e ao mesmo tempo lamentável, porque ele só é valorizado uma vez ao ano. Esse nosso ritmo conta com grandes artistas reconhecidos e respeitados internacionalmente e, infelizmente, fica restrito ao universo do carnaval”, disse.
A tragédia que matou três integrantes do Conselho Tutelar e uma mulher, na noite da ultima sexta-feira (6) na cidade de Poção, foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), na tarde desta segunda-feira, 09. “Venho lembrar a importância dos conselheiros tutelares, principalmente os da cidade do Recife, pois eles trabalham para amenizar as dificuldades existentes nas comunidades”.