O tema da reforma política na visão do vereador André Régis (PSDB) é recorrente e terá de ser tratado novamente. Para ele, o sistema político brasileiro precisa mudar, apesar das inúmeras tentativas de mudança realizadas em épocas diferentes, como em 1998 quando não houve necessidade da verticalização das coligações. A reforma política passou a ser o bode expiatório de tudo como se resolvesse os problemas do país. “Já vimos proibições de campanha pela internet e hoje pode. Foi proibido o uso de brindes. Criamos a cláusula de barreira em 1996. Também em 2006 havia a cláusula, no entanto, o Supremo Tribunal declarou inconstitucional”.
O vereador Rual Jungamnn (PPS) denunciou a existência de uma milícia privada, mantida por duas empresas de ônibus que operam no Recife, na zona sul. Segundo ele relatou na tarde desta terça-feira 2, na Câmara do Recife, as pessoas que saem da praia são surpreendidas por vigilantes armados com cassetetes para “colocar ordem” nas filas para os coletivos. “Eles batem nas pessoas, no entanto, mas não tem autorização para usar armas. Os usuários não têm culpa da redução de até 60% da frota aos domingos”.
O vereador Raul Jungmann denunciou hoje (2), na Câmara, o uso de violência contra passageiros nas paradas da avenida Engenheiro Antônio de Góes, no bairro do Pina. “É um fato que nos deixou absolutamente revoltados. Cidadãos do Recife, durante o fim de semana, retornando da praia estão sendo tratados como bicho por milícias organizadas por empresas de ônibus no Recife. Isso é inaceitável, inconstitucional, um desrespeito aos direitos humanos, chegando a fazer uso de cassetetes e batendo nos cidadãos. Isso não é empresa de segurança, isso é milícia”, disse.
O Dia Nacional do Samba, comemorado dia 2 de dezembro, foi celebrado pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária de hoje (2). O parlamentar citou vários artistas que fazem sucesso no país. “Hoje estamos comemorando em todo o Brasil o Dia Nacional do Samba e vim à tribuna para reverenciar a data, destacando alguns artistas de renome do Brasil e de Pernambuco: Bezerra da Silva, grande pernambucano e recifense. Temos também Belo X, Guto Tamborim, Ramos Oliveira, Valdir Bocão. Quero também mencionar Paulinho da Violinha e Zeca Pagodinho. Enfim, grandes nomes da nossa música!”, disse.
Foi para destacar o início das obras de restauro e reforma do Teatro do Parque que a vereadora Aimée Carvalho (PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 02. Ela lembrou que o prefeito Geraldo Julio assinou a ordem de serviço que deve ser concluída no prazo de 24 meses. “O Teatro do Parque guarda a história do Recife desde 24 de agosto de 1915. Construído pelo comerciante português, o Comendador Bento Luís de Aguiar, que nele investiu duzentos (200) contos de réis, foi inaugurado pela Companhia Portuguesa de Operetas e Revistas do Teatro Avenida de Lisboa”.
Nas últimas décadas o mundo passou por várias mudanças devido ao avanço tecnológico dos meios de comunicação como internet, tv, satélites, computadores, telefones celulares, tablets entre outros. O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou, na tarde desta terça-feira, 02, que “para o Recife também seguir os avanços da comunicação a Prefeitura, através da Empresa Municipal de Informática (Emprel) e da Secretaria de Turismo e Lazer, lançou oficialmente, na ultima quarta-feira, 26, o projeto Conecta Recife, que levará internet gratuita a diversos pontos da cidade”.
As Comissões de Legislação e Justiça e de Finanças realizaram uma reunião conjunta para analisar os projetos de lei do Executivo 42/2014, 29/2014, 54/2014, 41/2014, 36/2014, 53/2014 e 52/2014, na tarde de hoje,1. Estiveram presentes no encontro os vereadores Priscila Krause (DEM), Aerto Luna (PRP), Eriberto Rafael (PTC), Carlos Gueiros (PTB), Aderaldo Pinto (PRTB), Jairo Brito (PT), Raul Jungmann (PPS), Gilberto Alves (PTN), Jurandir Liberal (PT), além do Secretário de Finanças, Roberto Pandolfi e equipe da pasta.O encontro teve como objetivo tirar as dúvidas dos parlamentares em relação aos projetos citados.
O presidente da Câmara Vicente André Gomes (PSB), o líder do governo, Gilberto Alves (PTN ), e os vereadores Osmar Ricardo (PT) e Luís Eustáquio (PT) receberam uma comissão formada por auxiliáres e técnicos de enfermagem que estavam em greve. Eles solicitaram apoio dos parlamentares para intermediar uma reunião entre secretários da Prefeitura do Recife e se comprometeram a suspender a paralisação por 60 horas, até a próxima quinta-feira, 04, quando será realizado o encontro.
A pressa e a quantidade de projetos enviados pelo Executivo para a Câmara do Recife foram criticados pela vereadora Marília Arraes (PSB). Ela se deteve especialmente no PL de número 36 do Executivo, criando uma sociedade de economia mista para emitir títulos da dívida pública municipal, lastreados em créditos tributários a receber. Segundo ela, essa operação se caracteriza pela antecipação de receitas.
Na tarde desta segunda-feira, 1º, o plenário da Casa de José Mariano ficou repleto de auxiliares e técnicos de enfermagem. Eles vieram pedir o apoio dos vereadores para a negociação com a Prefeitura dos salários e benefícios da categoria. O vereador Jurandir Liberal (PT) apoiou a causa e foi enfático ao afirmar que “a Prefeitura está demorando a resolver a questão do aumento, mas cria cargos para trazer gente de fora. Tem que dar prioridade às questões que estão pendentes”.