No último dia do processo de revisão do cadastramento biométrico do Tribunal Superior Eleitoral, nesta segunda-feira, 31, o prédio da Câmara Municipal do Recife ficou lotado de pessoas que deixaram para fazer de última hora a renovação do documento que vai dar direito a votar nas eleições deste ano. A fila, com centenas de recifenses, nas primeiras horas do expediente da manhã, contornava a parte externa do prédio. O posto do TRE, na Câmara, foi instalado em agosto do ano passado e realizou cerca de 350 cadastramentos por dia.
Precedidos por amplos debates de esclarecimento, os dois projetos de lei do Poder Executivo que formam a política ambiental de controle e preservação das áreas verdes e qualidade de vida estão na reta final de tramitação na Câmara Municipal do Recife. Na manhã desta sexta-feira, a Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito realizou reunião para prosseguir nas dicussões sobre as duas matérias. O projeto de número 03/2014, que dispõe sobre a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife recebeu parecer favorável; e o de número 02/2014, que institui o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP) está praticamente fechado.
O vereador Eurico Freire (PV) promoveu audiência pública para discutir o projeto de lei do Executivo (PLE 67/2013), em tramitação na Casa, que trata da instalação do “telhado verde”, e construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem. De acordo com a proposta, os projetos de edificações habitacionais multifamiliares com mais de quatro pavimentos e não-habitacionais com mais de 400m² de área de coberta deverão prever a implantação de "Telhado Verde" ou de "Ecotelhado" para sua aprovação.
Comparada ao abolicionista José Mariano pelo trabalho à frente da Defensoria Geral do Estado, o vereador Antonio Luiz Neto (PTB) saudou a Defensora Geral Marta Freire, ao conceder a ela a Medalha do Mérito, maior comenda outorgada pela Câmara do Recife, na quinta-feira 27. “Ser vereador não representa apenas o povo do Recife, mas voltar ao passado para trazer exemplos de herois e suas lutas em busca de um país livre, democrático e republicano. Esse Palácio traz o nome de um abolicionista que teve por obrigação traduzir a vontade de uma pátria livre”.
O vereador Jadeval de Lima (PTN) recebeu dezenas de taxistas na tarde desta quinta-feira, 27, na sala das Comissões da Câmara Municipal. O grupo é formado por membros da Associação dos Profissionais Condutores e Auxiliares de Táxi do Recife (Apcatre) e entregou ao parlamentar um documento com uma série de reivindicações da categoria. “A Casa tem recebido diversos trabalhadores. Este é um dos papéis do parlamentar: nós vamos intermediar a conversa entre os profissionais e a Prefeitura da Cidade”, destacou o vereador.
O presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, vereador Luiz Eustáquio (PT), promoveu audiência pública nesta quinta-feira, 27, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife para debater “O Plano Municipal de Atenção Integrada ao Crack e outras Drogas”. A necessidade de intensificação no enfrentamento ao crack e outras drogas no Recife, disse o vereador na abertura da reunião, é de suma importância social, assim como a demonstração do que vem sendo realizado até o presente momento. “Esse plano foi idealizado pela gestão e queremos saber como ele está sendo executado e o que poderemos sugerir para aperfeiçoá-lo. Entendemos que se trata de um plano aberto e que pode avançar”, disse.
Às vésperas do Dia do Autismo, 2 de abril, a Comissão de Educação da Câmara Municipal do Recife realizou reunião nesta quinta-feira, 27, para debater os problemas que as crianças portadoras dessa disfunção de desenvolvimento enfrentam nas escolas públicas do Recife. Os estabelecimentos não estão prontos para atender a esse segmento da população e quando acolhe, as crianças ficam nas escolas acompanhadas das mães, por falta de profissionais habilitados para lidar com a deficiência. Sem um atendimento adequado, terminam sendo excluídas do processo educativo.
Os Projetos de Lei do Executivo 2/2014 e 3/2014 que tratam, respectivamente, de instituir o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (SMUP) e o que dispõe sobre a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas foram analisados hoje, 26, pelas Comissões de Meio Ambiente e de Legislação e Justiça. Esse foi o segundo dia de discussões onde as emendas dos vereadores Raul Jungmann (PPS) e Priscila Krause (DEM) foram apresentadas uma a uma. Além dos parlamentares, estavam presentes representantes da Prefeitura, assessorias dos gabinetes e militantes da área. O próximo encontro acontece na próxima sexta,28, às 10h, na Sala de Comissões.
Se depender da vereadora Michele Collins (PP), a prefeitura do Recife ficará obrigada a só contratar empresas coletoras de lixo que distribuam protetor solar para garis. Mas não é só isso. A vereadora também está preocupada com a possibilidade dos garis entrarem em greve. Isso porque a categoria está discutindo aumento salarial, tíquete refeição, hora extra a 100%, além do protetor. “Recife recolhe 2,5 toneladas de lixo por dia e no caso de uma greve a cidade ficará suja”.
Se depender da vereadora Michele Collins (PP), a prefeitura do Recife ficará obrigada a só contratar empresas coletoras de lixo que distribuam protetor solar para garis. Mas não é só isso. A vereadora também está preocupada com a possibilidade dos garis entrarem em greve. Isso porque a categoria está discutindo aumento salarial, tíquete refeição, hora extra a 100%, além do protetor. “Recife recolhe 2,5 toneladas de lixo por dia e no caso de uma greve a cidade ficará suja”.