Notícias

O Dia Nacional de Valorização da Família é comemorado em 21 de outubro e o vereador Andre Ferreira (PMDB), na tarde desta segunda, 21, aproveitou para destacar a importância do papel da família na formação das crianças e de uma sociedade mais justa e igualitária. "A Constituição Federal do país, no artigo 226, estabelece que a família é a base da sociedade e deve ter a proteção do Estado". Ao mesmo tempo em que comemorou a data, o parlamentar propôs uma reflexão a todos: "será que esta valorização está acontecendo com políticas públicas voltadas para a família?".

Eles chegam a 25 mil profissionais em Pernambuco, que fizeram curso técnico e estão habilitados a exercer a função, mas ainda não são reconhecidos como categoria. Não têm carteira de trabalho assinada e quando se dispõem a exercer a função ganham entre R$ 50 e R$ 80 por 12 horas de serviço. Os bombeiros civis, que enfrentam uma realidade adversa que fere os direitos trabalhistas, deram um passo importante na própria história ao participarem de audiência pública na Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, 21, por iniciativa da vereadora Isabella de Rodlão (PDT). “O nosso objetivo é a partir de agora trabalharmos visando a regulamentação da profissão no Recife, uma vez que ela já existe por força da lei federal”, justificou a vereadora.

Na semana em que completa 95 anos de atuação evangélica e social no Estado, a Assembleia de Deus foi homenageada em reunião solene realizada na manhã desta segunda-feira, 21. Na ocasião, o presidente da Igreja Evangélica e da Convenção das Assembleias de Deus em Pernambuco, Pastor Ailton José Alves, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano e uma placa comemorativa. Além disso, a Empresa de Correios e Telégrafos lançou um selo postal personalizado para marcar a data. A iniciativa foi da vereadora Aimée Carvalho (PSB).

Seis meses após a primeira audiência pública para debater os direitos dos animais, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou a segunda, na Câmara Municipal do Recife, nesta sexta-feira, 18, para ampliar as discussões sobre o tema, enfocando os “maus tratos e circulação em espaços públicos”. A reunião ocorreu no plenarinho, pela manhã. “Esse é um problema difícil de se resolver e haverá sempre demanadas, daí a necessidade de nós o abordarmos outra vez. Utilizo o meu mandato para buscar as políticas públicas que favoreçam o direito dos animais, de lutar pela construção de um hospital público veterinário, de viabilizar um programa de castração em massa e ações para combate de zoonoses através da Prefeitura do Recife”, afirmou.

A segunda reunião da Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos no Recife (água, telefone e gás) ocorreu na manhã de hoje, 17, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). Na ocasião, os vereadores Eurico Freire (PV), Henrique Leite (PT) e Eriberto Rafael (PTC), e o membro da Comissão de Direito Administrativo da OAB-PE, Rafael Pimentel, construíram, junto com os representantes das concessionárias e prestadoras de serviço, tais como Compesa, Celpe, Copergás, Oi e GVT, uma minuta de decreto que criará um órgão consultivo composto por representantes do Poder Público e por essas entidades.

Até o final deste mês o projeto de adoção do calçadão de Boa Viagem será fechado pela Secretaria de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife e a previsão é que ele começará a ser executado nas primeiras semanas de novembro. Antes disso, o secretário Felipe Carreras comparecerá à Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal do Recife, para exibir a maquete eletrônica do projeto, apresentar detalhes técnicos e explicar como as obras irão impactar os sete quilômetros do principal cartão postal da cidade.

Priscila Krause (DEM) cobrou a entrega de tablets prometidos a 16 mil estudantes da rede pública municipal, que segundo ela deveriam ter sido dados desde junho. “A gestão parece que não gosta de licitações e pega carona nas atas de preço. Prometeu tablets em junho, passou para agosto e agora vai ser no final do ano, conforme propaganda da PCR”.

O vereador Eurico Freire (PV) contestou os números comparativos entre os quadrimestres apresentados semana passada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), pelos quais a Prefeitura do Recife havia arrecadado menos que as de Salvador (BA) e Fortaleza (CE), além de ter deixado de executar boa parte dos gastos previstos.

O vereador Jurandir Liberal (PT) pediu vista a um requerimento que solicitava erradicação de uma árvore por discordar dessa prática. Ele já havia se pronunciado sobre o assunto em outra ocasião na Câmara do Recife, por considerar que muitas árvores são retiradas sem necessidade. “Estamos na contramão dos fatos. Todas as cidades estão fazendo replantio, e nós erradicando”.

Antes de entregar o mandato de quatro meses na Câmara do Recife, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), suplente de Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, comemorou a aprovação do projeto de lei 158/2013 que proibe a inauguração de obras públicas inacabadas, impedindo que em anos eleitorais elas sejam “entregues sem estarem prontas”. Ele disse que esteve com o prefeito Geraldo Júlio, que já sinalizou o desejo de sancionar o projeto. “Mesmo na oposição não posso deixar de elogiar esta gestão por esse ato de transparência que vai garantir o bom uso do dinheiro público”.