Reconhecidamente o homem tem dificuldade de reconhecer suas possibilidades de adoecer. Ao mesmo tempo, também é certo que as estratégias públicas privilegiam as ações de saúde para a criança, o idoso e a mulher. “Precisamos de políticas públicas no sentido de realização de ações locais, que visem informar sobre a importância de exames periódicos para diagnósticos de doenças típicas do gênero masculino”, afirmou o vereador Eriberto Rafael (PTC), ao apresentar o projeto de lei 223/2013, que institui no calendário oficial do município do Recife, o Dia da Conscientização e Prevenção da Saúde do Homem, a ser comemorado anualmente no dia 15 de julho.
O médico, dramaturgo, cineasta, poeta, romancista, Ronaldo Correia de Brito, cearense de nascimento, recebeu na tarde desta quinta-feira 29, o Título de Cidadão do Recife concedido pelo vereador Gilberto Alves (PTN). Entre tantas criações ele é autor do Baile do Menino Deus, auto de Natal encenado no Marco Zero, atraindo mais de 70 mil pessoas. A peça também é encenada em mais de cem cidades brasileiras.
Apesar do apagão que deixou todo o Nordeste no escuro, a Câmara do Recife realizou na quarta-feira 28, reunião para votação por maioria absoluta do projeto do Executivo, dos pareceres 398 e 290/2013 das Comissões de Legislação e Justiça e de Obras e Planejamento Urbano, opinando pela aprovação da lei 25/2013 alterando a lei 15.735/92, no que se refere à vinculação e composição do Conselho de Desenvolvimento Urbano – CDU-, bem como da sub-emenda 01 e emenda 02 de autoria do vereador Raul Jungmann (PPS).
O secretário Executivo dos Direitos dos Animais do Recife, Rodrigo Vidal, defendeu na Câmara Municipal a aprovação do projeto de lei do Executivo 30/2013, que proibe a circulação de veículos de tração animal, a condução de animais com cargas e o trânsito montado, em tramitação nas Comissões permanentes da Casa. Ele considera que a proposta vai trazer mais mobilidade urbana, defende os animais de maus-tratos e vai trazer mais dignidade aos condutores. “Todo pessoal que conduz carroças com animais, na maioria cavalos, será qualificado para outras atividades”.
O empresário Antônio Callou de Alencar Sobrinho, natural de Serra Talhada, recebeu o título de Cidadão Recifense, concedido nesta quinta-feira, 29, pela Câmara Municipal. “A manhã de hoje ficará marcada nesta casa como um momento em que o Recife toma por filho mais um devoto seu. Foi a vocação de cidada vanguarda que trouxe ao Recife o nosso homenageado a esta terra há exatos 44 anos. Como tantos, Callou foi tragado pelo encanto recifense. A magia dessa cidade, nos idos do início dos anos 70, alavancou os sonhos e a imaginação de jovens na busca de um mundo e um futuro melhor”, disse o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), autor da homenagem.
Dois projetos de lei do Poder Executivo – o que modifica o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) do município e o que desafeta uma praça localizada em Santo Amaro para implantação do Centro de Inovação do Senai – foram aprovados pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na manhã desta quarta-feira, 28. Outros 34 foram analisados, entre os quais 11 rejeitados pelos relatores. A partir de agora, a comissão realizará suas reuniões às segundas-feiras, sempre após a sessão ordinária, no final da tarde.
O médico e vereador Rogério de Lucca (PSL) contestou na tarde desta terça-feira, 27, na Câmara do Recife, o programa Mais Médicos do governo federal, que trouxe médicos cubanos para atuar no país. Ele mostrou diversos jornais e colunistas questionando a legalidade da medida, especialmente a dispensa do Revalida, exame que atesta a competência profissional dessas pessoas. “Esses médicos são espionados por colegas e são regidos pelas leis cubanas em flagrante desrespeito às nossas leis trabalhistas”.
Proposta da vereadora Priscila Krause (DEM), em discussão no plenário da Câmara do Recife, propondo a obrigatoriedade de cadeira de roda em condomínios da cidade, acabou sendo adiada a pedido do vereador Carlos Gueiros (PTB). Ele argumentou que gostaria de se inteirar melhor sobre a proposta por entender que essa discussão é interna e pertence aos condôminos, diferente dos prédios públicos que precisam garantir o acesso de todos. “A casa aprova, vai para o executivo que veta, e nós acatamos o veto sem discussão”.
Durante o Pequeno Expediente desta terça (27), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu notícia veiculada hoje, no jornal Diario de Pernambuco, sobre a partida de futebol entre Náutico e Sport, a ser realizada amanhã (28), na Arena Pernambuco. “Numa frase simples e objetiva, o título da matéria sobre o jogo entre Náutico e Sport, já resume tudo: Não Vá. Teremos amanhã um clássico entre os dois times e a cidade mais uma vez fica ansiosa, mas não por torcer, por vibrar. Mas pelo medo de ir ao jogo ou de estar nas ruas no dia e horário da partida.”, disse.
O vereador Marco Aurélio (PTC) destacou três assuntos na tribuna nesta terça, 27, durante o Pequeno Expediente. O primeiro diz respeito ao Centro da Mulher Metropolitana, cuja requalificação foi autorizada hoje (27) pelo prefeito Geraldo Julio (PSB).