A noticia que saiu em vários jornais sobre a legalização, regulamentação, produção, venda e o consumo da marijuana (maconha), no Uruguai, foi tema do discurso em plenária da vereadora Michelle collins (PP), na tarde deste terça-feira,10. A vereadora criticou o Projeto de Lei, defendido pelo Presidente uruguaio Jose “PEPE” Mujica, aprovado pela Câmara dos Deputados e que será votado pelo Senado, onde o Governo tem 17 dos 30 Legisladores. “Lá, 5% da população entre 15 e 65 anos fumam um cigarro de maconha por dia”.
A vereadora Priscila Krause (DEM) ocupou a tribuna, na tarde desta terça-feira, 10, para destacar questões relacionadas à educação. “O tema é sempre recorrente. Ontem discutimos a eleição para diretores de escolas municipais, hoje trazemos outro assunto, para que no fim se atinja o objetivo que é a melhoria no ensino”, disse. Ela enumerou que a área abrange equipamentos, melhoria estrutural nas escolas, qualificação profissional e merenda.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB), subiu à Tribuna na tarde de hoje, 10, para repercutir a queda pela metade do percentual de pessoas com fome na América Latina de 1990 a 2013. A vereadora destacou que, em recente publicação da Agência Brasil (ABR), a implantação de políticas públicas bem-sucedidas em países da América Latina e do Caribe, como programas de transferências de renda e ações voltadas à agricultura familiar e ao trabalho decente, contribuiu para reduzir a fome e a desnutrição crônica infantil na região.
Na penúltima reunião que realiza neste período legislativo, a Comissão de Segurança da Câmara Municipal do Recife analisou oito projetos de lei, dos quais três foram aprovados e cinco, rejeitados. Outros dez, que também estavam na pauta, foram retirados para o próximo encontro do grupo de vereadores que ocorrerá às vésperas do recesso parlamentar. Participaram os vereadores Estéfano Menudo (PSB), presidente; Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Almir Fernando (PCdoB).
Diante das galerias e do plenário lotados, o ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, recebeu a maior comenda do legislativo municipal, a Medalha do Mérito José Mariano. A solenidade, prestigiada por políticos, empresários, autoridades de diversas áreas, amigos e familiares, aconteceu na noite desta segunda-feira, 09, na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Marco Aurélio Medeiros (Solidariedade).
O relator do projeto do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Guarda Municipal, vereador Raul Jungmann (PPS) ressaltou que a votação da proposta configurava a árdua luta da corporação. Ele disse que hoje uma das necessidades da segurança é a sua progressiva muncipalização. “Defendi essa tese desde que fui deputado federal por entender que quanto mais próximo da população a guarda estiver melhor será sua segurança. Espero que tenhamos um ampla reforma e a Guarda venha a ser a Polícia do Recife”. O projeto foi aprovado por unanimidade na tarde desta segunda-feira 9 na Câmara do Recife em primeira discussão.
Após muita discussão sobre as emendas sugeridas pelos parlamentares, a maioria dos vereadores presentes à reunião desta tarde na Câmara do Recife, aprovou em primeira discussão o projeto de lei do Executivo para eleição direta de diretores e vice-diretores da rede municipal. No entanto, ficaram de fora as escolas profissionalizantes, 17 ao todo, transferidas da secretaria de Educação para a secretaria de Juventude. Para essas escolas terem eleição direta será necessário um novo projeto.
Seis Projetos de Lei do Executivo foram aprovados na pauta da Comissão de Legislação e Justiça, reunida na tarde de hoje, 9. O destaque foi o PLE 61/2013, que atualiza os valores da ajuda de custo destinada aos representantes do segmento popular do PREZEIS. Dentre esses representantes, estão os membros da Orquestra Sinfônica do Recife. Raul Jungmann (PPS), relator da matéria, ressaltou que os músicos são considerados importantes para o Recife. “Não era só isso que queríamos como plano de cargos e carreiras, mas foi merecido, já que a Orquestra exerce um papel fundamental na formação da sociedade não só do Recife, mas de todo o Brasil”.
O vereador Osmar Ricardo (PT) comentou hoje, 9, no Plenário, sobre o projeto de lei que trata do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Guarda Municipal,incluído na Ordem do Dia para ser votado ainda hoje. “Quero saudar a Guarda que está aqui nas galerias da Casa, a mais antiga do Brasil. A categoria aguarda com esperança e ansiedade o Plano que há anos vem sendo debatido.”, disse.
O vereador Jurandir Liberal (PT) lamentou na Tribuna de hoje, 9, a morte do compositor João Silva, ocorrida na última sexta-feira, 6. “Uma notícia muito triste a morte de João Silva. Natural de Arcoverde, ele foi um grande compositor e parceiro de Luiz Gonzaga. Era uma pessoa que a gente teve o privilégio de homenagear nessa Casa, concedendo o Título de Cidadão em 2009. João Silva infelizmente faleceu na sexta-feira e o corpo foi velado aqui na Câmara.”, disse.