Notícias

A questão da mobilidade no Recife foi lamentada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), na tribuna de hoje (26). “Resisti muito para falar sobre esse assunto, mas é uma questão que vem me incomodando há muito tempo. Será que nós fazemos a nossa parte também? O próprio Secretário de Infraestrutura falou que só na Região Metropolitana do Recife entra por dia 600 veículos novos”, frisou.

O vereador Rogério de Lucca (PSL) comunicou hoje (26), durante o Pequeno Expediente na Câmara, o adiamento da Reunião da Comissão de Saúde que terá a presença do Secretário da pasta. “A pedido do Secretário Jaílson Correia, a nossa reunião da Comissão de Saúde será adiada para o dia 3 de abril, às 10h, na Casa de José Mariano. Durante o encontro serão discutidas as ações que a Prefeitura pretende implantar para a área, no período do governo do prefeito Geraldo Júlio (PSB)”, disse.

A tramitação do Projeto de Lei do Executivo que estende a licença maternidade de seis meses para as servidoras de cargos comissionados, autarquias, contratadas sob o regime de contrato temporário, dentre outras, foi o tema do discurso proferido hoje (26), pela vereadora Irmã Aimeé (PSB). “O projeto de lei do Executivo, de nº 4/2013 que está tramitando nessa Casa também assegura a complementação da licença em caso de adoção ou guarda da criança, independente da sua idade. A propositura traz também a oportunidade que essas beneficiadas terão para fortalecer os laços maternos, seja como filho biológico ou de adoção’, disse.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) elogiou a iniciativa da Prefeitura sobre a implantação das ciclofaixas móveis de turismo e lazer, durante a Reunião Plenária de hoje (26). “Quero deixar registrado aqui na Casa a minha alegria em ver no dia 24 passado, um bonito dia de sol, acontecer uma verdadeira aula de valorização ao ciclista com a implantação das ciclofaixas móveis. Ação pela qual fiz questão de participar pela manhã do ato de lançamento da iniciativa que visa das aos ciclistas, turistas e amantes do Recife duas belas rotas: Zona Norte e Zona Sul, que trazem mais de 20 quilômetros de belas paisagens e vários prédios históricos que fazem parte dos cartões-postais da nossa cidade”, disse.

Durante o Pequeno Expediente de hoje (26), o vereador Marco Aurélio (PTC) comentou sobre a implantação da Unidade Pública de Atendimento a Especialidade (UPA-E), a ser inaugurada no bairro do Ibura. “Sábado passado, visitei o terreno de 4.462 m², localizado na Avenida Dois Rios, onde será construída a UPA no Ibura. Teremos 130 médicos e um atendimento abrangendo mais de 13 especialidades. Todos os equipamentos são de última geração, podendo realizar ultrassonografias, por exemplo, e até exames mais complexos”. Segundo o parlamentar, o paciente não demorará mais a ser atendido. “Se leva 1 ano na fila esperando, os moradores terão a oportunidade de, em menos tempo, fazer tudo num só lugar”, disse.

Uma cerimônia interreligiosa que contou com a presença de representantes de diversos segmentos religiosos, a Câmara do Recife celebrou antecipadamente a páscoa. Participaram vereadores, funcionários e convidados. O presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), que pela manhã já havia distribuído ovos de páscoa entre funcionários, abriu o ato convidando o padre Cleiber Dantas, o pastor evangélico Tércio Lira, e o babalorixá do candomblé Moacir de Angola, a fazerem parte da mesa.

Num gesto que foi interpretado pelos servidores como sendo de incentivo e reconhecimento e pelos visitantes como gentileza, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB) distribuiu ovos de páscoa na manhã desta terça-feira, 26. Ele percorreu corredores, gabinetes, prédios anexos e estacionamentos fazendo a entrega dos chocolates, com o objetivo de desejar feliz páscoa, mas também convidando as pessoas para participar do culto ecumênico que será realizado hoje à tarde. O ato religioso ocorrerá no plenário logo após a reunião ordinária, por volta das 16h, e contará com representantes das igrejas católica, evangélica e espírita.

O vereador Raul Jungmann (PPS) disse nesta segunda-feira, 25, na Câmara do Recife que propôs o plebiscito sobre o rodízio de carros na cidade porque o assunto não foi objeto de promessas da campanha eleitoral do atual prefeito. “Para dar legitimidade à minha proposta sugeri a consulta pública, mas havia dito que se o Executivo encaminhasse projeto nesse sentido retiraria a minha”. Ele disse que antes de propor a consulta teve o cuidado de pesquisar as cidades onde se implantou a medida e verificou que não deu certo em nenhuma delas. Foi além e citou o caso de uma cidade que implantou a medida por meio de decreto e o mesmo foi juridicamente contestado.

A transferência de escolas municipais e profissionalizantes da Secretaria de Educação para a Secretaria de Juventude suscitou dúvidas e debates nesta segunfa-feira, 25, na Câmara do Recife. André Régis (PSDB), além de comentar a mudança de secretarias, tratou ainda das condições em que se encontra a Escola de Artes João Pernambuco.

Ao completar 80 dias na Câmara do Recife, o vereador Jayme Asfora (PMDB) disse, na reunião plenária desta segunda-feira, 25, que trabalha para dar mais legitimidade à Casa Legislativa por entender que o mandato é uma procuração que o eleitor passa para o político. Por isso, ele propôs o fim do voto secreto na Casa, a exemplo de outras casas legislativas do país que já adotaram o voto aberto. “Considero o voto aberto mais transparente e é um compromisso com meu eleitorado. Vou propor o fim do voto secreto através de um projeto de resolução”.