Notícias

A vereadora Vera Lopes (PPS) subiu à tribuna hoje (3), para alertar sobre a falta de leitos nos hospitais particulares no Recife. “Nos hospitais públicos todo mundo já sabe sobre a falta de leitos. Agora, quem tem plano de saúde não tem mais a confiança que terá um leito no hospital. A mãe leva o filho à urgência, depois ele precisa ser internado, mas não existe um só lugar nos grandes hospitais do Recife”, disse.

O vereador Amaro Cipriano (PSB) elogiou a entrega de 32 motos à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e, também, de 50 motocicletas à Polícia Militar, durante o pequeno expediente desta terça-feira (3). “Parabenizo a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, por essa ação, pois melhorará a segurança no trânsito do Recife”, disse.

Quatro projetos de lei estão previstos para votação na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 3 de julho, que começa às 15h. Todos eles serão apreciados em segunda discussão, que é a última etapa antes de seguir para sanção do prefeito João da Costa. Uma das matérias é de autoria do chefe do Poder Executivo, que autoriza a contratação de empréstimo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União, para financiamento do Programa de Desenvolvimento da Educação e da Gestão Pública no Recife.

Antes da votação do projeto do Executivo 8/2012, que trata da contratação de empréstimo com o Banco Internacional para reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), com garantia da União, e que deverá servir para financiar programas de educação e de gestão pública no município e outras ações de investimento, o vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, abriu a discussão sobre o PL alegando que este novo projeto modifica um anterior que foi aprovado e transformado em lei há nove meses, no valor de U$ 130 milhões.

Projeto de lei do vereador Gilvan Cavalcanti (PSD) dispondo sobre o recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas recebeu a aprovação dos colegas vereadores hoje na Câmara do Recife. O parlamentar ressaltou a importância da proposta para a segurança pública, uma vez que esses veículos abandonados acabam servindo de escondirijo para marginais, além de prejudicar o trânsito e criar outros problemas nas vias.

O vereador Sérgio Magalhães (PSD) defendeu hoje na Câmara do Recife projeto de lei que proíbe a prática de surf e bodyboard nas praias da cidade. Segundo ele, a proposta vai salvar vidas, especialmente, de jovens surfistas que se arriscam no mar. “Ele protege não apenas os surfistas, mas o turismo no Recife, pois todas as vezes em que se noticiam ataques de tubarão, os hotéis registram baixas em suas reservas. As notícias nunca dizem que eram surfistas, apenas falam dos ataques. Proponho que a prancha seja apreendida e incinerada”.

A vereadora Priscila Krause (DEM) criticou, durante o pequeno Expediente desta segunda (2), sobre votação de projeto de lei que cria cargos comissionados na administração direta. “Percebemos a insistência do governo municipal na criação e ampliação de cargos comissionados em pleno período eleitoral. Não vamos mais uma vez apoiar um projeto dessa natureza, até porque votamos ano passado nesta Casa a reestruturação da empresa de urbanização do Recife quando teve uma criação de mais de 40 cargos”, alertou.

No pequeno expediente da tarde desta segunda-feira, 2, o vereador Rogério de Lucca (PSL) ocupou a tribuna da Câmara para repercutir a eleição municipal de 2012. O parlamentar enfatizou que todos estarão em um embate político difícil e pediu ainda um pleito de paz, onde um possa respeitar o outro mantendo uma conduta ética.

Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo – um que trata da criação da Unidade de Coordenação do Programa de Recuperação das Áreas Urbanas Centrais de Recife (Procidades) e o que autoriza o Poder Executivo a firmar operação de empréstimo externo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) destinado a financiar parcialmente o Programa de Desenvolvimento da Educação e da Gestão Pública do Recife - chegam ao plenário da Câmara Municipal do Recife para votação na reunião ordinária desta segunda-feira, 2 de julho, às 15h.

Uma lei do vereador Jairo Britto (PT) autoriza ao Executivo Municipal a conceder abatimento sobre o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) às empresas estabelecidas no Recife que implantem ou mantenham brinquedos adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais de qualquer nível, física ou mental, em parques públicos da cidade. O abatimento será limitado a 20% do valor do ISS a recolher, não podendo exceder a 80% do valor total. Mas a lei prevê que para fazer uso do benefício à empresa patrocinadora deverá contribuir, com recursos próprios, em parcela equivalente a, no mínimo, 20% do valor total de sua participação no projeto.