O vereador Múcio Magalhães (PT) falou sobre a prévia do Partido dos Trabalhadores (PT), que escolheria qual candidato disputaria a prefeitura do Recife, ocorrida ontem (20). Segundo o parlamentar, o resultado ainda não está concluído. “Estamos sem resultado definido porque as circunstâncias que marcaram a prévia são preocupantes, são fatos que ultrajam a democracia do PT. Não tem um vencedor, não existe um candidato do PT a prefeito do Recife”,disse.
Na tarde desta segunda-feira, 21, o vereador Alfredo Santana (PRB) discursou na tribuna da Câmara em defesa de melhor qualidade de vida para os idosos. “Mesmo com o Estatuto que os defendem, ainda há situações de desrespeito, preconceito, exploração e violência contra os idosos do Brasil. É nossa obrigação promover os direitos humanos dessa parcela da população”, destacou.
As lojas de alimentação rápidas (fast-foods) instaladas no Recife serão obrigadas a informar aos consumidores a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e sódio, bem como o valor calórico contido nos alimentos comercializados. Isso ocorrerá se for aprovado o projeto de lei número 64/2012, de autoria da vereadora Aline Mariano (PSDB), que está tramitando na Câmara Municipal do Recife. Ele aguarda emendas, enquanto é analisado, para emissão de pareceres, pelas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, de Defesa dos Direitos Humanos e de Higiene, Saúde e Bem Estar Social.
Dois irmãos, o desembargador Fausto de Castro Campos, e o juiz Luciano de Castro Campos, foram contemplados com títulos de Cidadão do Recife, concedidos pelos vereadores Antonio Luiz Neto (PTB) e Gilvan Cavalcanti (PSD), respectivamente. Os dois títulos foram concedidos em uma única solene na Câmara do Recife, nesta tarde, por se tratar de irmãos. Os dois são baianos, mas estudaram no Recife e aqui fizeram carreira jurídica.
Diversos padres, seminaristas e dezenas de paroquianos do Alto de Santa Isabel compareceram à solenidade de entrega do título de Cidadão do Recife ao padre Paulo Sérgio Monteiro Nunes, na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 18. A iniciativa partiu do vereador Vicente André Gomes (PSB), cujo objetivo foi homenagear o vigário que atua há 14 anos na Paróquia do Alto Santa Isabel, uma das comunidades católicas mais atuantes na região Norte da cidade, e também onde o religioso tem “relevantes serviços prestados”, de acordo com a justificativa do parlamentar.
Uma lei recentemente sancionada, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), inclui no calendário oficial da cidade do Recife a Festa de Frei Damião, a ser realizada no final de semana anterior e próximo à data da morte do frei, desde que 31 de maio não seja um domingo. “Frei Damião de Bozzano, nasceu a 5 de novembro de 1898 em Bozzano, na Itália. Era filho dos camponeses Félix Giannotti e Maria Giannotti. Seu nome civil era Pio Giannotti. Começou sua formação religiosa aos 12 anos, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Foi ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923 e no ano de 1931, veio para o Brasil, estabelecendo-se, inicialmente, no Convento da Penha, no centro do Recife. Começou a peregrinar pelo Nordeste realizando as Santas Missões, principalmente nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Ceará”.
A realização de obras no sistema viário, por mais que seja necessária, termina por provocar transtornos num trânsito que já é caótico. A constatação desse problema levou o vereador Marcos di Bria (PTdoB) a apresentar o projeto de lei 63/2012, que se for aprovado exigirá que conste, nos processos licitatórios da Prefeitura do Recife, a necessidade de as empresas executarem em tempo integral as obras ou serviços em vias públicas do sistema viário do Recife.
No pequeno expediente da tarde desta quarta-feira, 16, o vereador Alfredo Santana (PRB) subiu a tribuna da Câmara, para repercutir a passagem da Lei Áurea sancionada no dia 13 de maio de 1888, quando foram libertados os escravos. O parlamentar questionou o fato da passagem da data não ter sido levada em consideração pelas pessoas. “Aquela dia quando a Princesa Isabel assinou a lei, trouxe a liberdade para o nosso povo negro, mas vemos que nesse domingo praticamente passou despercebido” disse.
O vereador Amaro Cipriano (PSB) fez um apelo durante a Sessão, no Pequeno Expediente, à CTTU referente ao acesso ao Hospital Geral de Areias. “O acesso é muito difícil, pois os pacientes têm que fazer um retorno de mais de 1,5 km, e com isso vem dificultando a vida das pessoas que necessitam ser socorridas”, disse o parlamentar.
A Câmara Municipal do Recife sedia uma oficina de “Implantação de Planejamento Estratégico para as Câmaras Municipais”, a partir de hoje (16) até a próxima sexta-feira (18), no Plenarinho da Casa. A oficina é ministrada pelo Programa Interlegis do Senado Federal e terá como palestrantes Robinson Gonçalves de Castro e Rita Leal Fonseca dos Santos, ambos consultores de Orçamento e Fiscalização do Senado. A capacitação é direcionada aos funcionários das Câmaras Municipais.