A Comissão de Saúde e Higiene da Câmara Municipal do Recife convocou uma audiência pública em regime de urgência para o dia 26, com o objetivo de discutir o caso do lixo hospitalar americano que está sendo importado para Pernambuco através do Porto de Suape. Em reunião, na manhã desta quinta-feira, 20, o presidente da comissão, vereador Luiz Eustáquio (PT), e a vice-presidente, vereadora Doutora Vera Lopes (PPS), manifestaram sua indignação com as notícias que dão conta de que os lençóis e jalecos sujos, possivelmente de sangue, com a marca dos hospitais americanos, vêm sendo adquiridos há muito tempo pelos brasileiros, com a possibilidade de contaminação.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisou 17 projetos lei e distribuiu outros seis para emissão de pareceres na reunião realizada nesta quinta-feira, que contou com a participação do presidente, vereador Carlos Gueiros (PTB), Luiz Eustáquio (PT) e Marcos di Bria (PTdoB). Dos 17 analisados, quatro foram aprovados, outros quatro rejeitados e o restante tiveram seus pareceres adiados. Os projetos que estabelecem o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) também estavam na pauta, mas foram retirados, porque o primeiro terminou ontem o prazo de emendas e o segundo ainda encontra-se nessa fase.
As reuniões itinerantes da Comissão de Segurança Pública, nas comunidades, terão como objetivo obter subsídios e informações no que se refere à falta de segurança nos bairros do Recife. Os encontros servirão para ouvir a população e buscar soluções para os problemas individuais e coletivos. Em linhas gerais foi isso que ficou definido na audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 20, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, que reuniu vereadores, representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil. A primeira reunião da série será realizada na Zona Norte, uma das áreas que é considerada de alto índice de violência. Será no dia 17 de novembro, às 19h, no CAP de Casa Amarela, localizado na Avenida Norte, 5600.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou quatro pareceres a Projetos de Lei, em reunião na tarde de hoje, 19. O destaque, no entanto, ficou por conta da discussão sobre a Audiência Pública que será realizada nesta quinta-feira às 9h e terá como foco debater o roteiro das reuniões a ser realizada nos bairros, além de conversar com as instituições e órgão de combate a violência sobre as estratégias dessa ação.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) ressaltou, nesta quarta-feira, 19, a importância do Projeto Minha Casa é Legal, da Corregedoria Geral de Justiça, que incentiva as prefeituras municipais a ajudar famílias interessadas em solicitar aos cartórios o registro de terrenos. “O programa pretende estimular a regularização de determinadas residências no estado. Os imóveis loteados em Pernambuco serão matriculados em cartórios. O programa assegurará a gratuidade da inscrição de casas e apartamentos no Registro Geral de Imóveis, garantindo o direito de propriedade da construção ao dono”, disse.
O vereador Maré Malta (PSD) elogiou, nesta quarta-feira, 19, a Polícia Federal e a Receita Federal pela operação realizada em conjunto que apreendeu, recentemente, 530 quilos de cocaína no Porto de Suape. Ele também parabenizou o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social, pelas conquistas do Pacto da Vida, que estaria reduzindo os índices de violência no Estado. Os elogios foram a base do seu discurso do parlamentar na reunião ordinária de ontem, na Câmara Municipal do Recife.
Em discurso no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) elogiou o governador Eduardo Campos pela defesa do Polo de Confecções do Agreste. O polo vem tendo prejuízos depois da divulgação de que está usando lixo hospitalar vindo dos Estados Unidos como matéria-prima dos tecidos. “O governador está muito irritado com esses acontecimentos, mas vem agindo no caminho certo de proteger o polo”, disse. Maguari lamentou ainda o desgaste causando pelo escândalo, pois segundo ele já tomou proporções internacionais.
O vereador Alfredo Santana (PRB) mostrou-se preocupado com a situação dos moradores das áreas de morros do Recife. Na reunião plenária desta quarta-feira, 19, ele anunciou que no dia 28 de novembro será realizada uma audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, para tratar da situação dos morros e discutir as condições físicas das barreiras. “Vamos acompanhar, desde agora, a situação das encostas e dos morros, para evitar situações dramáticas no futuro”, disse.
A bancada evangélica da Casa de José Mariano convida a todos para logo mais, às 20 h, participarem um culto Gratulatório ao Senhor da Vida, pela passagem do primeiro ano do transplante renal que restaurou a saúde do Prefeito João da Costa. O culto será realizado na Catedral Igreja Episcopal Carismática do Brasil, na Rua Carneiro Vilela, 569 – Espinheiro.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife emitiu na manhã desta quarta-feira 19, 10 pareceres, nove pela aprovação e um pela rejeição, a projetos de lei que tramitam na Casa. Foram ainda distribuídos entre os membros da comissão mais 23 projetos de lei, entre quatro vetos do Executivo, que deverão ser analisados e receber pareceres.