A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), se reuniu na tarde de hoje, 13, para distutir 11 pareceres. Além de Gueiros estiveram presentes os vereadores Marcos Di Bria (PTC), Osmar Ricardo (PT), Luiz Eustáquio (PT), Estefano Menudo (PHS) e Aline Mariano (PSDB), todos integrantes da Comissão. Na ocasião três pareceres foram adiados, quatro aprovados e quatro rejeitados.
O líder do governo na Câmara Municipal do Recife, vereador Luiz Eustáquio (PT), que também preside a Comissão de Saúde, parabenizou a Prefeitura do Recife pelo convênio firmado com a Universidade Federal de Pernambuco para realização de curso técnico de qualificação dos 1800 agentes de saúde da família. “Com isso, os agentes de saúde, os PSFs e as policlínicas municipais irão prestar um melhor atendimento à população. Com os cursos oferecidos as equipes ganharão em qualidade. E isso é muito bom para o povo”, afirmou durante o grande expediente da reunião plenária desta terça-feira, 13.
Por solicitação do vereador Alfredo Mariano (PSDC) será prorrogado até o dia 30 deste mês o prazo, que se encerraria esta semana, de apresentação de emendas ao Projeto de Resolução 20/2011 que modifica o Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife. O pedido foi feito na reunião plenária desta terça-feira, 13, e a sugestão foi acatada pelo vereador Augusto Carreras (PV), relator do projeto, que consultou os demais integrantes da Comissão Especial de Revisão do Regimento Interno para estabelecer a nova data.
O vereador Maré Malta discutiu na reunião plenária desta terça-feira, 13, o requerimento nº 3067/2011 de sua autoria, sobre a criação de uma academia para a guarda municipal do Recife. O documento é encaminhado à prefeitura e prevê o estabelecimento de um convênio com o ministério da Justiça no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) do governo federal.
A vereadora doutora Vera Lopes (PPS) propôs, na reunião plenária desta terça-feira, 13, a criação da Frente Parlamentar de Prevenção aos Acidentes de Motocicleta. Ela apresentou a sugestão baseada em informações dos hospitais do Recife que mostram dados dramáticos: na cidade morre um motoqueiro por dia, todos os leitos de UTIs dos hospitais públicos estão ocupados por motoristas desse tipo de veículos, 70% do setor de traumatologia do Hospital da Restauração se ocupa com esse tipo de acidentes e 90% dos atendimentos das ambulâncias do SAMU é para fazer socorro aos acidentados de moto.
Ao subir à tribuna na tarde desta terça-feira (13) o vereador Alfredo Santana (PRB) disse que há “uma onda do mal” articulada contra o prefeito João da Costa. O parlamentar fez um rápido histórico de obras realizadas pelo atual governo nos morros e falou que houve avanço e melhorias com a continuidade da administração do PT. “Ficamos indignados com a propaganda que circula, de que a cidade está jogada às traças e baratas. Assim estava o Recife quando cheguei antes do ano 2000.”
Na reunião plenária desta terça-feira, 13, o vereador Almir Fernando (PC do B) parabenizou a Prefeitura do Recife pelo trabalho que tem realizado nas áreas de risco da cidade. Segundo ele, já foram investidos mais de 25 milhões de reais na construção de encostas, escadarias e muros de arrimo, entre outras ações.
O II Encontro Estadual do Partido Republicano Brasileiro (PRB) foi enaltecido pelo vereador Alfredo Santana (PRB) , na reunião plenária desta segunda-feira (12). Segundo ele compareceram mais de 500 pessoas ao encontro, realizado no último dia nove, no auditório Limoeiro do Recife Praia Hotel, em Boa Viagem. “Como militante, parlamentar e presidente municipal da sigla tive a honra de participar do evento que contou com ilustres presenças”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) presidiu na manhã de hoje, 13, no plenarinho da Câmara, audiência pública para discutir o direito dos pacientes com lipodistrofia ao tratamento em hospitais públicos. “Lei que garante assistência a esses portadores pelo Sistema Único de Saúde já existe. Também existe uma portaria do Ministério da Saúde em vigor desde 2004”, afirmou a vereadora. A lipodistrofia, acúmulo ou perda de gordura em áreas localizadas do corpo como barriga, costas e pescoço, é um efeito colateral causado por medicamentos usados contra o vírus da Aids. O tratamento é cirúrgico e custa caro. Pode chegar a quinze mil reais dependendo do caso e não é oferecido no serviço público de saúde em Pernambuco.
O resultado da visita realizada por parlamentares que formam a chamada Mesa da Unidade (MDU) ao Alto do Eucalipto, Zona Norte do Recife, foi apresentado pela vereadora Vera Lopes (PPS) na reunião plenária desta segunda-feira, 12. “A situação é preocupante: a barreira está em risco de desabar, porque a chuva destruiu tudo e não foi feita a contenção; as escadarias estão danificadas e há muito lixo acumulado.”