O convênio que será assinado amanhã pelo prefeito João da Costa com o município de Olinda para permitir que os taxis transitem pelas duas cidades foi tema de pronunciamento do vereador Aerto Luna (PRP), na reunião desta quarta-feira, 23.
O vereador Alexandre Lacerda pediu apoio aos colegas, durante a reunião plenária desta quarta-feira, 23, para aprovar o requerimento de sua autoria que solicita à Secretaria de Planejamento do Recife um estudo para a implantação de um modelo de rodízio de veículos na cidade.
No prolongamento do expediente da reunião plenária desta quarta-feira, 23, a Câmara prestou uma homenagem à Guarda Municipal do Recife que completa 118 anos. Cerca de 120 guardas compareceram à solenidade, uma iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT). “São homens e mulheres dedicados ao serviço público, que em muitas ocasiões, em defesa do interesse público, têm colocado em risco suas próprias vidas”.
A líder da oposição, vereadora Priscila Krause (DEM), criticou na tarde desta quarta-feira, 23, o silêncio que a bancada do governo disse que iria fazer em relação às denúncias que ela trouxe sobre a possibilidade de superfaturamento da licitação das lonas para os palcos do carnaval. Ela ressaltou que nem o silêncio nem a desqualificação e grosserias feitas no plenário, iriam intimidá-la.
O líder do governo, vereador Josenildo Sinesio (PT), informou na tarde desta quarta-feira, 23, que a TV Globo Nordeste vai transmitir em cadeia nacional a abertura do carnaval do Recife na sexta-feira e a programação do Marco Zero no sábado.
Líder do Partido Comunista do Brasil na Câmara do Recife, o vereador Almir Fernando repercutiu na tarde desta quarta-feira, 23, a nota da Comissão Política Nacional sobre a reorganização da legenda durante a Conferência Extraordinária, realizada há 49 anos.
Na reunião plenária desta quarta-feira, 23, a vereadora Vera Lopes (PPS) criticou a presença de três ambulâncias do SAMU paradas no pátio do Hospital Infantil Helena Moura, na noite da última segunda-feira. Segundo a parlamentar, as unidades não estavam em atendimento, mas pernoitaram no local.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 23, na Sala das Comissões. A vereadora Marília Arraes (PSB), presidente do grupo, e os vereadores Alfredo Santana (PRB) e Múcio Magalhães (PT) apresentaram seus pareceres a 12 matérias, 11 deles foram favoráveis. Não houve distribuição de novos projetos.
O Recife deverá ter recursos da ordem de R$ 2,4 bilhões para obras de implantação do Plano de Mobilidade, cuja execução orçamentária total está estimada entre 20 e 30 anos. Os investimentos fazem parte do PAC 2 de Mobilidade do Governo Federal, lançado semana passada. Mas não é só. De acordo com o arquiteto Milton Blotler, presidente do Instituto da Cidade, que veio à Câmara Municipal na tarde desta terça-feira, 22, pela segunda vez para falar sobre o Plano de Mobilidade da cidade, além das obras estruturais haverá ainda ações de suporte que incluem contratação de agentes de trânsito da CTTU, uma nova regulamentação para as calçadas e outras medidas mais imediatas.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, Maré Malta (PPS) prestou contas, em plenário, do trabalho que está sendo feito pelo grupo - composto também pelos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Almir Fernando (PCdoB). Eles enviaram à Prefeitura um questionário para saber detalhes da formação e funcionamento da Guarda Municipal do Recife. O objetivo é fazer com que os integrantes da Guarda possam colaborar com as ações de segurança pública na cidade.