As acusações da Oposição na Câmara de supostas fraudes nas licitações do carnaval 2011 continuam na pauta do legislativo. Na reunião plenária desta terça-feira, 22, a líder da bancada, vereadora Priscila Krause (DEM), repercutiu os pronunciamentos feitos ontem pela bancada governista em defesa do Executivo e disse que vai continuar sendo a “pedra do sapato” da gestão. A vereadora também repercutiu denúncia feita em jornal local de que dois documentos sobre a contratação dos palcos para o carnaval foram retirados do site da Prefeitura.
Na reunião desta terça-feira, 22, o vereador Alfredo Santana (PRB) parabenizou a gestão do prefeito João da Costa pelo número de obras em andamento na cidade. Morador do Recife há 13 anos, ele confessa que vem acompanhando mais de perto o trabalho da Prefeitura desde que foi eleito vereador, há dois anos. “Neste período tenho convivido com o povo, tanto na condição de pastor, quanto nas caminhadas com o prefeito, cumprindo meu papel de acompanhar e fiscalizar o trabalho do Executivo. A cidade é um canteiro de obras, e o que vejo nas ruas é a população radiante com oq eu está sendo feito em suas comunidades”.
Com a aproximação do período chuvoso, a vereadora Aline Mariano (PSDB) realizou audiência pública nesta terça-feira, 22, na Câmara Municipal do Recife, para discutir as questões referentes aos deslizamentos de barreiras nas áreas em situação de risco. Ao iniciar a sessão, às 9h30, ela se disse preocupada com estudos comprovando que as chuvas intensas na capital pernambucana estão começando cada vez mais cedo. “Para que haja uma maior eficiência no combate à queda de barreiras é necessário um maior comprometimento do poder público a fim de sanar o problema. Quais são as ações planejadas, para evitar os desastres? O Recife está preparado para as chuvas deste ano?”, questionou, dando o tom dos debates.
O presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), defendeu na tarde desta segunda-feira, 21, a forma como o carnaval é organizado pela Prefeitura do Recife e classificou de denuncismo sem provas o trabalho que a oposição fez semana passada para denegrir a imagem da Fundação de Cultura, responsável pelas licitações. Segundo ele, a bancada oposicionista desconstroi a festa ao divulgar na imprensa acusações de superfaturamento das lonas sem apresentar provas concretas, se baseando apenas em pesquisa sem critério técnico. Semana passada a líder da oposição Priscila Krause (DEM) disse que as lonas a serem usadas nos palcos e polos estavam superfaturadas em 716% e que havia sobreposição de licitação.
Entrou em pauta na reunião desta segunda-feira, 21, requerimento de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT) pedindo à Prefeitura do Recife a mudança na Lei 17.161/2005. A alteração quer reduzir a carga horária de 40 para 30 horas e reconhece como cargo pedagógico o trabalho executado por funcionários do setor administrativo de escolas e creches municipais. Hoje o benefício é assegurado apenas aos professores. Diante de galerias repletas de servidores, os vereadores aprovaram a matéria por unanimidade.
Vice-líder do Governo na Casa, o vereador Inácio Neto (PT) disse na sessão plenária desta segunda-feira, 21, que a bancada de Oposição tenta desconstruir a gestão do prefeito João da Costa. O parlamentar saiu em defesa da Prefeitura após as freqüentes denúncias do grupo de superfaturamento em licitações do Executivo referentes ao carnaval do Recife de 2011. Para Inácio Neto, as explicações sobre o assunto já foram dadas de forma justa e convincente, inclusive ao Tribunal de Contas do Estado.
As ações do governo do Estado foram tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na reunião plenária desta segunda-feira, 21. Ele elogiou o trabalho feito em áreas como saúde, educação e segurança pública. “Não é por acaso que o governo tem 82% de aprovação popular”, avaliou.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu, na tarde desta segunda-feira, 21, o resultado da reunião com as lideranças do Partido dos Trabalhadores, realizada no último sábado. Na ocasião o deputado federal Pedro Eugênio foi eleito por unanimidade para ocupar a presidência estadual do PT.
Até a data de hoje, nove caixas eletrônicos foram arrombados em Pernambuco. Os principais alvos dos bandidos são os terminais instalados em supermercados, farmácias, casas lotéricas e agências bancárias do interior e áreas metropolitanas. Os dados foram trazidos ao plenário da Câmara do Recife, na sessão desta segunda-feira, 21, pelo vereador Gilvan Cavalcanti (PMN). Preocupado com o aumento desse tipo de crime, o parlamentar, que também é delegado, disse que vai encaminhar um ofício ao Governo do Estado solicitando mais segurança para os usuários.
O vereador Osmar Ricardo (PT) recebeu na manhã desta segunda-feira, 21, na Sala das Comissões da Câmara, uma comissão formada por conselheiros tutelares do Recife. Eles entregaram ao parlamentar um relatório sobre as condições de trabalho da categoria e o estado de conservação dos prédios onde funcionam os Conselhos Tutelares. O documento traz ainda as principais reivindicações, entre elas o reajuste salarial.