Notícias

Para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal, os alunos do quarto período do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) visitaram a Câmara do Recife na manhã desta terça-feira (12). Eles foram recebidos pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), terceiro vice-presidente, que falou da rotina da Casa de José Mariano, das atividades parlamentares e dos projetos que interferem na vida da população. Na visita, os estudantes foram mediados por representantes da ONG Embaixada Politize, que estimula o estudo da educação política de jovens.

Com um trabalho dedicado à defesa dos direitos das pessoas com deficiência através da promoção da inclusão, quebra de barreiras e construção de uma sociedade mais justa e equitativa, 32 organizações foram homenageadas nesta segunda-feira (11), na Câmara do Recife, por iniciativa da vereadora Elaine Cristina (PSOL). “A reivindicação de direitos a partir da organização popular trouxe uma série de avanços para nossa legislação, como, por exemplo, a Lei Brasileira de Inclusão, a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, a inclusão de Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial nos estabelecimentos de ensino que possibilitam desenhar um caminho mais inclusivo e justo para essas pessoas”, disse.

O desabastecimento de água nas áreas periféricas do Recife foi o tema da audiência pública promovida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), nesta segunda-feira (11), no plenarinho. “O propósito é de reunir representantes do poder público, órgãos reguladores, especialistas em gestão hídrica e, principalmente, os moradores das áreas impactadas”, justificou o parlamentar.

A votação do projeto de lei do Executivo nº 57/2023, que promove mudanças na lei do Recentro, motivou um discurso do vereador Samuel Salazar (MDB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11). Líder do governo e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO) da Casa, Salazar defendeu a aprovação de um parecer da CFO ao projeto de lei, visando a incluir três locais do bairro da Boa Vista – a rua da Imperatriz, a praça Maciel Pinheiro e o pátio de Santa Cruz – na lista de beneficiados do plano de incentivo fiscal. Na ocasião, o plenário aprovou o projeto de lei nº 57/2023, com as alterações propostas pela Comissão, em primeira e segunda discussões.

A vereadora Aline Mariano (PP) destacou o requerimento de sua autoria que concede voto de aplauso e congratulações à instituição Mães e Anjos Azuis, pela excelência na promoção da inclusão social e escolar de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), a parlamentar também aproveitou a aprovação do requerimento e destacou outros assuntos relacionados à saúde mental, como a sanção de um projeto de lei de sua autoria.

Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a Festa do Morro da Conceição, que aconteceu na sexta-feira (8), na Zona Norte da cidade. Ele também apontou denúncias feitas por moradores da localidade sobre a falta de água na região. “De um canto a outro enquanto subíamos o Morro da Conceição, as pessoas estavam numa só grita, que era a pergunta: cadê a minha água?”, disse.

O vereador Paulo Muniz (SD) repercutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara da Câmara Municipal desta segunda-feira (11), a 1ª Olimpíada de Matemática do Recife (OMR), promovida pela Secretária Municipal de Educação, que aconteceu na semana passada. O parlamentar expressou ter se emocionado durante o evento ao ver o sorriso e a felicidade dos seis alunos mais bem colocados em cada categoria, que ganharam, junto a dois professores e uma gestora, uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos. “Era impossível não se emocionar a cada nome chamado, a cada alegria, a cada desejo cumprido vendo o orgulho das mães”, disse.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) parabenizou o conjunto de vereadores da Câmara do Recife pelo empenho na inclusão da Rua da Imperatriz, localizada no centro comercial, dentro dos benefícios fiscais previstos para a alteração do Recentro e cujo projeto de lei – o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 57/2023 – foi aprovado nas reuniões plenária e extraordinária realizadas na manhã desta segunda-feira (11). “Com a alteração, feita através de emenda ao projeto de lei, quem ganha é o Recife e o seu povo. Quero poder voltar a andar naquela rua como antigamente, com muita gente transitando. Queremos que a rua volte a ser o como era. E isso será possível graças a cada vereador e vereadora, assim como ao prefeito João Campos”.

Na tarde desta segunda-feira (11), a vereadora Michele Collins (PP) abordou o requerimento nº 13222/2023, de autoria do vereador e presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), dirigindo indicação à secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas para viabilizar a análise técnica, objetivando a contemplação da ação social no sentido de promover o acolhimento das pessoas em situação de rua que hoje ocupam a praça Jenner de Souza, bairro do Derby. O assunto foi tema da parlamentar na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) lembrou que ontem, dia 10 de dezembro, marcou mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e que não se pode falar nos direitos garantidos fazendo uma distinção de valores entre eles. “Eles são universais, indivisíveis e interdependentes. Não tem como fazer valer um direito sem considerar que todos são fundamentais e importantes juntos”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).