Notícias

A situação dos trabalhadores da empresa B1 Vigilância, contratada pelo Governo do Estado para prestar serviços à Secretária de Educação de Pernambuco, foi tema de um discurso proferido pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB) nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. O parlamentar disse ter sido procurado por funcionários que relatam sofrer com atrasos no salário e no auxílio-alimentação que deveriam ser pagos pela empresa. Na ocasião, Ferraz pediu que a governadora Raquel Lyra (PSDB) tomasse “providências urgentes”. “Caso a empresa não tenha mais condições de cumprir o contrato com o Governo do Estado, que seja realizada a rescisão contratual e que os funcionários sejam colocados em outra empresa”, defendeu.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (25), o requerimento de número 780/2025, de sua autoria. O pedido determina a aplicação da aposentadoria especial, conforme estabelece a Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Saúde Ambiental e Combate às Endemias (Asace). “Estamos buscando garantir a aposentadoria aqui para o Recife, assim como existe no município de Salgueiro”, afirmou. Ele também destacou a importância da luta dos vereadores em prol da categoria. “Nós conseguimos garantir a efetivação desses trabalhadores aqui, quando envolvemos todos os vereadores da Casa. E, desta forma, a gente conseguiu que eles fossem servidores públicos reconhecidos, e estão avançando ano a ano nas suas vitórias e reivindicações. Ontem foi aprovado mais um requerimento para que os concursados sejam chamados", destacou.

Foi tema de debate na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta terça-feira (25), o requerimento nº 802/2025, de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), concedendo voto de aplausos aos policiais militares, cabo Leonard Clement Foster e soldado McCartney da Silva Gomes Júnior. O reconhecimento partiu da atuação da dupla durante a fiscalização feita pelo parlamentar no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Boa Viagem.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (25), o vereador Eduardo Moura (Novo) se posicionou contrário a realização dos festejos de carnaval promovidos pela Prefeitura, por considerar que a cidade tem outras necessidades, como saúde, saneamento básico e segurança. "Estamos chegando na época em que todo mundo esquece que existem problemas. Que todo mundo esquece que está na rua cheia de lama, sem esgoto, sem saneamento”, reclamou.

Com a presença do compositor nas galerias da Casa de José Mariano, a vereadora Kari Santos (PT) debateu o requerimento número 519/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações a José Michiles da Silva, conhecido como “Jota Michiles”, pela estreia do filme Frevo Michiles. “O filme, dirigido por Helder Lopes, é um documentário que celebra a vida e obra de um dos maiores nomes do frevo, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco”, disse a vereadora, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25). “Jota Michiles faz parte da memória afetiva de todo recifense. Quem nunca ouviu, na voz de Alceu Valença, a música Diabo Louro? No pique do frevo, ele deu voz à magia do nosso carnaval”, explicou. O requerimento foi aprovado.

Numa crítica ao governo do Estado, que instalou o palco Pernambuco Meu País na Avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife Antigo, para oferecer atrações artísticas durante o Carnaval, o vereador Junior de Cleto (PSB) disse que essa iniciativa “me parece uma afronta” à Prefeitura do Recife. Ele explicou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (25), que o palco fica nas proximidades de outro, o Palco Central, que está sendo montado pela Prefeitura, no Marco Zero. “Esse, atende a uma organização de um plano diretor do Carnaval”, disse, justificando que nesse estão previstos os locais onde ficarão a Polícia Militar, os bombeiros, os guardas municipais, entre outros. “Além disso, a Avenida Alfredo Lisboa deve ficar livre, para servir como rota de fuga, caso haja algum incidente. O palco Pernambuco Meu país desrespeita essa organização”.

A situação dos animais abandonados nas vias públicas do Recife foi tema de debate durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (24). Na ocasião, o Poder Legislativo discutiu e aprovou o requerimento nº 601/2025, de autoria do vereador Júnior de Cleto (PSB), que pedia à Prefeitura que resgatasse três cavalos que se encontravam nas proximidades do terminal de ônibus do bairro Bomba do Hemetério. O vereador Eduardo Moura (Novo) levou o tema à tribuna da Casa.

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que é constitucional a criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana, tomada na última quinta-feira (20), foi abordada na reunião Ordinária desta segunda-feira (24), na Câmara Municipal do Recife. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Fabiano Ferraz (MDB) defenderam a iniciativa e destacaram que a Prefeitura da Cidade já está tomando medidas a respeito.

Na tarde desta segunda-feira (24), o requerimento número 793/2025, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) foi discutido na Câmara do Recife. A medida faz um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo de Oliveira Paes Barreto, a fim de verificar a possibilidade de revisão da decisão que estabeleceu a ordem de pagamentos com o valor arrecadado no leilão do Edifício Holiday, localizado no Bairro Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, priorizando a indenização dos proprietários ou daqueles que apresentem justo título de propriedade, documentalmente incontroverso.

A situação estrutural do Habitacional do Cordeiro, na Zona Oeste, com diversos problemas nos prédios, inclusive de água contaminada pelos esgotos e fios elétricos desencapados e soltos, foi debatida na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), a partir de requerimentos de autoria da vereadora Liana Cirne (PT). O assunto foi discutido pelo líder da oposição, vereador Felipe Alecrim (Novo), que classificou os requerimentos da vereadora Liana Cirne como “extraordinários”.