Como arte marcial, o jiu-jitsu envolve técnicas de defesa pessoal e de condicionamento físico, mas também se baseia em princípios filosóficos que pressupõem a disciplina, exige lealdade e equilíbrio, além de espírito de solidariedade. Ao perceber que as bases do esporte poderiam servir de instrumento para um trabalho de apoio a jovens carentes do seu bairro, o morador do Alto Santa Terezinha, Washington Neves, idealizou do Projeto Social WN Jiu-Jítsu, que atua em três bairros localizados na Zona Norte. Assim, ele vem contribuindo para a mudança de vida de centenas de jovens em comunidades da periferia. Na tarde desta quarta-feira (3), ele foi homenageado, na Câmara Municipal, numa reunião solene de iniciativa do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB).
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) tomou posse como presidente da Comissão de Saúde na Câmara do Recife nesta quarta-feira (3). Originariamente vice-presidente do grupo, o parlamentar assume o cargo enquanto a presidente eleita, a vereadora Natália de Menudo (PSB), cumpre licença médica. Na ocasião, Calheiros também deu posse como membro efetivo da comissão ao vereador Paulo Muniz (SD), que deixa a suplência também em razão da licença de Natália de Menudo.
Começou a tramitar na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei do Executivo número 19/2023, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2024. A proposição foi lida durante a reunião plenária desta segunda-feira (2) e os parlamentares têm até às 18h do próximo dia 16 para apresentar emendas à proposta.
Prestar assistência jurídica integral e gratuita para quem não pode arcar com os custos de um advogado. Esse é o papel da Defensoria Pública de Pernambuco, instituição estatal que comemora no dia 9 de junho os seus 25 anos de existência. Para celebrar a data, a Câmara do Recife promoveu, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB), uma reunião solene nesta terça-feira (2). Presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), a cerimônia foi prestigiada por membros do Poder Legislativo municipal, do Poder Judiciário e de órgãos com funções essenciais à Justiça, como o Ministério Público e a própria Defensoria.
Com a participação fundamental da Câmara Municipal do Recife, que fez mudanças significativas na proposta, o projeto de Lei do Executivo (PLE) número 12/2022 foi aprovado em duas reuniões plenárias – uma ordinária e outra extraordinária - realizadas na manhã desta terça-feira (2). A proposição institui o Grupo Ocupacional de Promoção dos Direitos das Mulheres do Município do Recife, criando os cargos efetivos necessários para a sua composição e tem como objetivo a criação de um quadro próprio de funcionárias e funcionários para a Secretaria da Mulher do Recife.
Vice-líder do governo na Câmara Municipal, vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (2) para dar respostas a críticas feitas pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC) a seus posicionamentos e a medidas adotadas pela Prefeitura do Recife na gestão da saúde. Em debate, estava principalmente as mudanças de funcionamento que devem afetar as Upinhas 24 horas da capital para, segundo Rinaldo Junior, facilitar a ampliação de serviços na rede de atendimento da saúde da família.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (2), o líder do governo, vereador Samuel Salazar (MDB), fez questão de esclarecer, na tribuna, sobre a ampliação do funcionamento das Upinhas 24 horas. Ele também negou notícias que estão sendo espalhadas sobre o fechamento das unidades de saúde.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (2), o vereador Ivan Moraes ocupou a tribuna da Casa pela segunda vez. Ele abordou quatro assuntos em seu pronunciamento: os projetos de lei sobre fake news e transparência na gestão pública, além da liberação de charangas nos estádios e os gastos em comunicação pelo Executivo municipal.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez questão de dirigir-se à tribuna na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (2), para destacar a votação do projeto 2630/2022, na Câmara do Deputados, em Brasília, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. O texto cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e nos serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram, excluindo-se serviços de uso corporativo e e-mail.
A falta de respostas a um pedido de informação enviado pela Câmara Municipal à Secretaria de Cultura do Recife em março deste ano foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) na tribuna da Casa nesta terça-feira (2). De acordo com a parlamentar, que é a autora do ofício, o documento solicita informações sobre o edital do Carnaval de 2023, com a relação dos artistas e grupos contratados e seus respectivos cachês, bem como um cronograma para o desembolso dos valores de cada apresentação artística. No pronunciamento, Collins lembrou que a Secretaria já extrapolou o prazo de resposta ao pedido, que é de 30 dias.