Autor da lei municipal número 19.031/2023, que dispõe sobre a remoção dos telefones públicos (orelhões) inativos e com defeitos no município do Recife, o vereador Samuel Salazar (MDB) ressaltou, na reunião plenária híbrida da Câmara do Recife desta terça-feira (21), a importância da lei para melhorar a acessibilidade da cidade. A lei foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) e publicada no Diário Oficial do último sábado (17).
A vereadora Pretas Juntas (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (21) para defender, por meio de dois requerimentos, a regulamentação e a fiscalização do cumprimento da lei municipal nº 17.987/2014, que veda a discriminação no acesso aos elevadores de edifícios públicos e particulares. No pronunciamento, a parlamentar lembrou que o dia 21 de março marca o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial – e lamentou que, no Recife, ainda se registre casos em que moradores de prédios da capital sejam discriminados por outros moradores por serem negros.
A vereadora Liana Cirne (PT) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (21), durante a reunião plenária, para pedir a aprovação da emenda 9, de sua autoria, ao projeto de lei nº 60/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema de Incentivo à Cultura (SIC). “Nós vamos votar agora uma lei muito importante para o fomento da cultura na nossa cidade. Uma lei que chega em bom tempo. Nós discutimos e debatemos com as instituições que constroem a cultura na nossa cidade e apresentamos uma emenda, de número 09, que eu pedi para ser destacada", afirmou.
O lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) será anunciado pelo presidente Lula, junto ao prefeito João Campos, nesta quarta-feira (22), no Recife. O evento será realizado no Geraldão e o presidente da República também anunciará investimentos destinados à prevenção a desastres causados pelas fortes chuvas na capital pernambucana. Os assuntos foram enaltecidos pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a reunião plenária desta terça-feira (21), na Câmara Municipal do Recife.
A Câmara do Recife promoverá uma reunião solene para a entrega da Medalha de Mérito Olegária Mariano à ativista por direitos humanos Vera Baroni. A celebração foi tema de um discurso proferido na manhã desta terça-feira (21), durante a reunião plenária do Poder Legislativo, pela autora da proposta da homenagem, a vereadora Liana Cirne (PT). No plenário da Casa, a parlamentar enalteceu Baroni e fez um convite para o evento. “Vera é uma mulher nos seus quase 78 anos e que se confunde com a luta feminista e antirracista. Mas, antes de tudo, ela é um exemplo de pessoa”.
Na tarde desta segunda-feira (20), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se extraordinariamente, via videoconferência, com o objetivo de analisar e aprovar o projeto de lei de autoria do Executivo, número 2/2023 que visa alterar a Lei Municipal nº 18.043, de 23 de julho de 2014, ampliando o rol de beneficiários do Programa Passe Livre. O encontro foi presidido pelo vereador Paulo Muniz (SD), e contou com a participação de Víctor André Gomes (União Brasil), Professor Mirinho (SD) e Eduardo Marques (PSB).
Sete proposições foram discutidas, aprovadas e outras três distribuídas na reunião extraordinária da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife desta segunda-feira (20). Estiveram presentes a presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Hélio Guabiraba (PSB).
Fechado para reformas desde junho do ano passado e em meio a uma polêmica envolvendo a demissão de integrantes de sua equipe, o cinema São Luiz foi alvo de debates na Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (20). Uma das parlamentares a levar o assunto para a tribuna foi a vereadora Liana Cirne (PT). De acordo com ela, o equipamento do Governo do Estado é uma atração turística importante para o Recife e precisa ser tratado como um patrimônio pernambucano.
O vereador Aderaldo Pinto (PSB) discutiu e aprovou três requerimentos de sua autoria, todos com enfoque nos aplicativos de transporte particular, durante a reunião plenária, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (20). O de número 1968/2023 dirigiu indicação ao presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo Almeida; o de número 1969/2023, à presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira; e o 1970/2023, com indicação ao prefeito João Campos. Os requerimentos pedem para providenciar “a implementação de um aplicativo de transporte particular que possa gerar concorrência no mercado e trazer mais segurança aos passageiros”.
O vereador Victor André Gomes (União Brasil) demonstrou preocupação em relação à passagem de pedestres diante da execução de obras que estão sendo realizadas, na avenida Agamenon Magalhães. O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (20).