Notícias

A Câmara Municipal do Recife encerrou as atividades parlamentares de 2022 e o trabalho realizado pelas vereadoras e pelos vereadores mostra uma excelente produção legislativa. Foram elaborados muitos projetos de lei, requerimentos, entre outras proposições, além de audiências públicas, reuniões de comissões e debates que repercutem as vozes e os interesses do povo recifense.

Após um ano de intensa movimentação, com muitas discussões, votações de projetos de interesse do povo recifense e reuniões de comissões, as atividades parlamentares da Câmara Municipal do Recife estarão suspensas entre os dias 23 de dezembro e 31 de janeiro, em cumprimento ao recesso parlamentar previsto no artigo 12 da Lei Orgânica do Recife. No entanto, todos os trabalhos administrativos continuam em funcionamento no período das 7h30 às 13h.

Na noite desta quarta-feira (21), o desembargador Adalberto de Oliveira Melo recebeu duas honrarias da Câmara Municipal do Recife: o Título de Cidadão do Recife e a Medalha de Mérito José Mariano. O evento, bastante prestigiado, contou com a presença de muitas autoridades, amigos, vereadores e familiares do desembargador, no plenário da Casa. A iniciativa da solene partiu da vereadora Andreza Romero (PP) e do ex-vereador, e atualmente deputado estadual, Romero Albuquerque. O primeiro secretário da Câmara, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu a solenidade.

Presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife promoveu uma reunião híbrida nesta quarta-feira (21) para tratar da prestação das contas da saúde municipal relativas ao segundo quadrimestre de 2022. Na ocasião, a secretária de Saúde Luciana Albuquerque e a sua equipe apresentaram os dados sobre as despesas e as ações promovidas pela pasta entre maio e agosto deste ano, conforme é exigido pela legislação vigente. No período, o Executivo municipal aplicou 20,26% de seus recursos próprios na saúde – superando o mínimo exigido pela Constituição da República, que é de 15%.

Para homenagear os 75 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco, a Câmara do Recife realizou reunião solene na tarde desta quarta-feira (21), através do mandato do vereador Rinaldo Junior (PSB). A comemoração do aniversário, por parte do Poder Legislativo municipal, reafirmou a importância da organização sindical para a imprensa do Estado e contou com a presença de diversos profissionais. O jornalista Jailson da Paz, presidente do Sinjope, recebeu um diploma comemorativo, em nome de toda a categoria.

Quando a ONG Ação de Cidadania foi criada há 29 anos, pelo sociólogo Betinho, o Brasil tinha 32 milhões de pessoas abaixo da linha de pobreza. A realidade de hoje é quase quatro vezes pior: são 116 milhões de pessoas vivendo em situação de insegurança alimentar. Esses números estarrecedores encontram alento em iniciativas na versão local do movimento, o Comitê da Ação da Cidadania, que é coordenado pelo jornalista Anselmo Monteiro. Na noite desta terça-feira (20), o vereador Almir Fernando realizou uma reunião solene para homenagear o movimento social. “Essa é homenagem honrosa e importante. Esse movimento é um instrumento de esperança, solidariedade, amor, compaixão, união, humildade e fé para as pessoas, principalmente para a população mais vulnerável”, disse o parlamentar.

Natural de Moreilândia (PE), o médico Antônio Lopes Miranda é o mais novo cidadão do Recife. O Título de Cidadão foi concedido na tarde desta terça-feira (20) pela Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos). Amigos, ex-alunos e familiares e autoridades da área médica compareceram à reunião solene, que foi presidida pelo vereador Zé Neto (PROS).

Presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Finanças e Orçamento promoveu uma audiência pública remota nesta terça-feira (20) para debater o relatório de governança corporativa da Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores (AMPASS) relativo ao primeiro semestre de 2022. Na ocasião, servidores e gestores da entidade apresentaram um quadro positivo do principal fundo da previdência municipal, o Reciprev, que conta com saldo de R$ 2,3 bilhões e um superávit atuarial de R$ 104,9 milhões.

Na última reunião deste ano, na tarde desta terça-feira (20), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovou 12 projetos de lei de autoria de vereadores. A reunião foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com as presenças da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Hélio Guabiraba (PSB). Ana Lúcia fez um balanço dos trabalhos e disse que há uma sintonia muito grande entre os membros participantes do colegiado, o que teria permitido, segundo ela, os seguintes resultados este ano: realização de 20 reuniões ordinárias, quatro extraordinárias e elaboração de relatorias de 233 pareceres.

Presidida pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e com a presença da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher realizou reunião na tarde desta terça-feira (20), quando aprovou sete projetos de lei Ordinária (PLO). As vereadoras também se solidarizaram com os familiares de uma grávida que foi morta a tiros pelo marido, na manhã desta terça-feira, no bairro do Malaquias, no Cabo de Santo Agostinho. Depois, ele que é policial militar, teria cometido suicídio.