Notícias

A vereadora Dani Portela (PSOL) se pronunciou nesta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, a favor de um requerimento que pede que a Prefeitura adote providências para garantir a segurança de pessoas trans nos equipamentos públicos municipais. Proposto pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), o requerimento menciona um caso de transfobia ocorrido na última terça-feira (19), quando uma mulher trans foi agredida após utilizar o banheiro feminino do Mercado da Encruzilhada. A solicitação recebeu um pedido de vista do vereador Renato Antunes (PL).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) lamentou a situação de comerciantes e moradores do Arquipélago de Fernando de Noronha que estariam enfrentando desabastecimento de produtos como frutas, verduras e medicamentos. Durante a reunião plenária da Câmara do Recife, realizada nesta terça-feira (25), ela disse que a situação ocorre em função de uma decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que proibiu o pouso de aeronaves turbojatos, que faziam o transporte dessas mercadorias.

O vereador Júnior Tércio (PP) comentou o requerimento número 11082/2022, de autoria do também vereador Ivan Moraes (PSOL), dirigindo indicação ao prefeito do Recife para que sejam adotadas as providências cabíveis quanto ao caso de transfobia ocorrido no banheiro público feminino, no Mercado da Encruzilhada, e elencadas as providências que serão adotadas para garantir a segurança de pessoas trans nos equipamentos públicos da cidade do Recife. O assunto foi abordado na manhã desta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição teve vista requerida por Renato Antunes (PL) e deve voltar à pauta de votação na próxima semana.

Na manhã desta terça-feira (25), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) destacou a importância política do 25 de Outubro, Dia da Democracia. A data foi escolhida por ser o dia da morte do jornalista Vladimir Herzog, em 1975. Militante da luta em defesa da democracia e do fim da censura praticada pela ditadura militar, foi torturado e morto nas dependências do Dops.

A vereadora Dani Portela (PSOL) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (25) para fazer considerações sobre os casos de violência e intolerância relacionados ao cenário político nacional. No pronunciamento feito durante a reunião plenária, ela associou a deterioração do clima político a atitudes e palavras do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). “Nós sabemos que Bolsonaro é responsável por muito dessa intolerância, porque ele distorce e porque ele prega justamente esse ódio à diferença”.

A prática do assédio eleitoral no ambiente de trabalho foi o tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (25). “Eu sempre lutei pelo direito dos trabalhadores e pela democracia. Muitas pessoas estão sendo coagidas a votar neste ou naquele candidato. Isso é um crime que precisa ser denunciado”, disse. Segundo o parlamentar, um levantamento do Ministério Público do Trabalho, apontou que as denúncias de assédio eleitoral aumentaram muito nos últimos dias.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou dois requerimentos de sua autoria, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (25). Um deles, o requerimento de número 11049/2022 tem como objetivo apoiar os grupos populares que fazem a cultura do Recife. O outro, o de número 11052/2022, é fruto de uma preocupação da parlamentar com o centro do Recife.

Na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (25), o vereador Júnior Tércio (PP) agradeceu pela votação que obteve nas eleições proporcionais do dia dois de outubro, quando obteve cerca de 183 mil votos e se elegeu deputado estadual. “Fomos o deputado mais votado em Pernambuco e quero agradecer aos irmãos e ao povo deste Estado”, afirmou. Segundo ele, desse total, 57 mil foram registrados somente nas urnas do Recife.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (25), para tratar de três assuntos. O primeiro foi a importância de se defender a democracia neste segundo turno das eleições que acontecerão no próximo domingo (30); em seguida, ele falou da revogação de uma nota do Conselho Federal de Medicina que proibiu o uso de canabidiol para tratamento médico. O terceiro assunto foi a atuação da Comissão Especial para Acompanhamento da Situação dos Mercados Públicos do Recife.

Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta terça-feira (25), a vereadora Andreza Romero (Podemos) homenageou os agentes do 12º Batalhão da Polícia Militar, o sargento Johann e o tenente Emerson, que salvaram um animal que foi atropelado na última semana. A parlamentar também falou da importância de aprovar um projeto de lei de sua autoria que ajuda a reduzir a negligência de motoristas e motociclistas com animais atropelados na capital pernambucana.