Notícias

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (30), o vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou atenção da Prefeitura com as solicitações feitas pela Casa de José Mariano, através de requerimentos. Na ocasião, o parlamentar também mencionou o projeto "Gabinete na Rua" realizado pelo seu mandato.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ressaltou duas leis federais que acredita que podem fazer a diferença para o setor cultural: a lei Paulo Gustavo e a lei Aldir Blanc 2. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (30), ela lamentou a Medida Provisória, editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que adia os repasses aos setores da cultura. A parlamentar salientou, ainda, que o presidente já tinha vetado estas duas proposições e que o Congresso Nacional derrubou os vetos.

A única escola pública de artes do Nordeste, Escola Municipal de Arte João Pernambuco, localizada no bairro das Várzea, recebeu voto de aplausos da Câmara Municipal do Recife, pela passagem dos 31 anos de existência da instituição. A iniciativa foi da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que discutiu e aprovou o requerimento número 10044/2022, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (30). “Estou aqui para aplaudir o aniversário desta escola, que tem um belo trabalho nas áreas de dança, teatro, canto coral, música e pintura, para todas as faixas etárias”.

Nesta terça-feira (30), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Dani Portela (PSOL) destacou, na tribuna da Casa, uma carta-compromisso elaborada pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco. O documento trata do enfrentamento das desigualdades e da promoção e garantia de direitos para as mulheres.

A médica Maria Lúcia Brito Ferreira recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira, numa solenidade promovida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB). O plenário da Casa de José Mariano reuniu amigos, familiares e colegas de profissão. O vereador Alcides Cardoso (PSDB) presidiu a solenidade.

A Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife promoveu, nesta segunda-feira (29), reunião para avaliar e conceder parecer a dez proposições, todas foram aprovadas. Destas, quatro são projetos de lei e seis, projetos de decreto legislativo. O encontro, realizado por videoconferência, contou com a presença da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que é presidente da Comissão, e com o vereador Hélio Guabiraba (PSB).

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira o requerimento nº 9901/2022, que solicita ao prefeito do Recife a entrega de crachás de identificação e fardamentos aos servidores e servidoras que ocupam os cargos de agentes comunitários de saúde (ACS) e de agentes de combate às endemias (ACE). Na tribuna da Câmara, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), que apresentou o pedido, disse confiar que o Poder Executivo tem condições para solucionar o problema. “Tenho certeza de que o prefeito vai resolver isso rapidamente”, afirmou.

Dois apelos foram feitos na tribuna da Câmara Municipal do Recife, pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), em reunião plenária híbrida realizada na manhã desta segunda-feira (29): o primeiro foi a realização de um concurso público para contratação de professores visando amenizar o déficit da rede pública municipal; e o segundo, a inclusão do regime de cooperação na área de educação, tanto no plano de governo quanto na pauta dos candidatos a deputados com vistas às eleições de outubro.

O vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (29) para ressaltar que os servidores municipais estão em estado de greve. Ele falou sobre o resultado da mais recente assembleia da categoria promovida pelo Sindicato dos Servidores Municipais do Recife (Sindsepre). O parlamentar aproveitou a ocasião, também, e convidou para uma audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira (2), no plenarinho da Casa de José Mariano, para discutir o déficit de moradia na cidade.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) destacou duas publicações do Diário Oficial do Município deste fim de semana, sendo uma delas a primeira eleição de representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Políticas para a População LGBTQIA+, e a outra sobre a abertura do edital de ocupação na grade de rádio Frei Caneca FM. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), o parlamentar falou da importância do investimento na comunicação, e informou que dez vereadores destinaram, conjuntamente, R$ 230 mil em emendas para o fortalecimento da rádio pública da cidade.