Assistência humanizada nos procedimentos do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto, em todos os estabelecimentos de saúde que integram a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 336/2021, que tramita na Câmara Municipal e que teve um parecer positivo aprovado pela Comissão de Saúde da Casa. Presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB), o colegiado promoveu uma reunião extraordinária de forma híbrida nesta terça-feira (12).
A vereadora Dani Portela (PSOL) abordou e defendeu o requerimento de número 1497/2022, de autoria de Liana Cirne (PT), que solicita a transcrição nos anais da Casa do artigo "Derrotar forças obscurantistas para pautas estratégicas voltarem à vida nacional". Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), a parlamentar explicou que tais forças obscurantistas são originadas no governo Federal.
O vereador Renato Antunes (PSC) debateu o requerimento de número 1497/2022, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que solicita a transcrição nos Anais da Câmara Municipal do Recife o artigo intitulado: “Derrotar forças obscurantistas para pautas estratégicas voltarem à vida nacional”. Antunes contestou a proposta na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (12). Aprovado pela maioria, o texto é de autoria do reitor e do vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), respectivamente, Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha Araújo Filho, e foi publicado na versão on-line da revista Fórum.
Apesar de uma provável aliança do PT com o PSB, em nível nacional, visando as eleições executivas deste ano, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse, na manhã desta terça-feira (12), que o Partido dos Trabalhadores vai manter a oposição no plano local. “Não temos como abrir mão de uma oposição a um governo que não cumpre a palavra”, afirmou. A crítica foi feita em análise que o vereador apresentou, sobre aspectos da gestão, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife.
O presidente da Comissão Especial de Acompanhamento do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos da Cidade do Recife, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), anunciou que o Recife Antigo terá um polo descentralizado para os festejos juninos. Ele apresentou a informação na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (12), um dia depois do amplo debate promovido pela comissão que analisou a viabilidade do Ciclo Junino de 2022.
A solicitação da transcrição nos anais da Câmara do Recife da matéria intitulada "Em artigo, professor Francisco Queiroz diz que pedido da AGU de Bolsonaro é aberração jurídica" foi tema de discussão da vereadora Liana Cirne (PT), autora do requerimento de número 3985/2022. A parlamentar salientou a importância do texto, que foi aprovado em plenário na reunião Ordinária desta terça-feira (12). Na mesma reunião, a vereadora também discutiu um outro requerimento de sua autoria que solicita a transcrição do texto “Derrotar forças obscurantistas para pautas estratégicas voltarem à vida nacional”.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) pediu a suspensão, através do requerimento de número 3837/2022, do edital de chamamento público nº 001/2022 da Secretaria de Desenvolvimento Social, publicado no Diário Oficial do dia 26 de março de 2022. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o parlamentar ressaltou respeitar todas as religiosidades, e que o pedido é sobre a verba destinada.
A Câmara aprovou o requerimento número 1497/2022, da vereadora Liana Cirne (PT), que solicita a transcrição nos anais da Casa de José Mariano do texto intitulado “Derrotar forças obscurantistas para pautas estratégicas voltarem à vida nacional”. Durante a discussão da proposição, na reunião plenária desta terça-feira (12), o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de defender o artigo de autoria do reitor e do vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), respectivamente, Alfredo Macedo Gomes e Moacyr Cunha Araújo Filho, publicado na versão on-line da revista Fórum.
O requerimento número 3862/2022, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), tem por finalidade homenagear a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), pelo projeto do Centro Cultural da Bíblia, a ser realizado no Recife. A parlamentar enfatizou o assunto na plenária desta terça-feira (12). A proposição foi aprovada por unanimidade.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de elogiar o anúncio do prefeito João Campos em relação à realização do São João 2022, no Recife. Segundo a Prefeitura, o Ciclo Junino deve devolver a programação cultural aberta para as ruas da capital pernambucana, depois das suspensões impostas pela pandemia, e contará com festas por toda a cidade. O Edital para habilitação das atrações artísticas para o São João do Recife 2022 será lançado na próxima quinta-feira (14). Ao assunto foi abordado pelo parlamentar nesta terça-feira (12), durante reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.