Notícias

As ocorrências frequentes de morte de ciclistas em acidentes de trânsito nas ruas da capital pernambucana foram tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife na tarde desta terça-feira (17). Convocado pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB), o debate reuniu autoridades governamentais, membros da sociedade civil e parlamentares em torno da busca por soluções para o problema.

Num reconhecimento público às contribuições sociais e comunitárias dadas pela secretária de Infraestrutura do Recife e também diretora-presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, a Câmara Municipal entregou a ela o Título de Cidadã do Recife em reunião solene realizada na tarde desta terça-feira (17). A homenagem foi concedida pelo então vereador Benjamin da Saúde, mas a entrega foi feita por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A solenidade foi bastante prestigiada por grande número de vereadores, ex-vereadores, secretários e ex-secretários municipais.

Através da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, a Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião solene na tarde desta terça-feira (17), com o objetivo de destacar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. A data, de grande relevância global, é celebrada anualmente em 3 de dezembro e foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a sociedade sobre os desafios e as necessidades das pessoas com deficiência, bem como para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos. Durante a solenidade, a presidente da comissão, vereadora Liana Cirne (PT), entregou diploma a 19 pessoas e instituições que se destacaram na defesa de políticas públicas para minimizar o drama das pessoas com deficiência, sejam elas físicas, sensoriais, intelectuais ou psicossociais.

Parlamentar reeleito do Recife, o vereador Zé Neto (PSB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (17), durante a última reunião plenária da atual Legislatura, para fazer um discurso de balanço de mandato. No pronunciamento, ele teceu agradecimentos, lembrou a aprovação de matérias legislativas e falou sobre a realização de atividades importantes que exerceu, como a presidência da Escola do Legislativo e das comissões de Legislação e Justiça e de Planejamento e Obras. “Após quatro anos de intenso trabalho, desafios superados e muitas conquistas, tenho o privilégio de estar aqui para fazer um balanço do que foi realizado e, ao mesmo tempo, compartilhar minha profunda satisfação em seguir com a confiança do povo para mais um período de dedicação ao nosso município”, afirmou.

Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (17), o vereador Felipe Alecrim (Novo) fez um balanço do seu mandato. “Foram quatro anos de trabalho intenso, ouvindo a população, percebendo as suas necessidades, e lutando nesta plenária para transformar vidas. Sobretudo a vida dos que vivem, em situação de vulnerabilidade”, disse. Ele afirmou que, nesse período, apresentou cerca de 3.700 requerimentos pedindo melhorias para as comunidades, mais de 30 projetos de lei apresentados, dos quais cinco foram transformados em lei. “Quero agradecer aos 7.901 votos que recebi nas últimas eleições, para dar continuidade de continuar nossa missão”.

Após três mandatos consecutivos e tantos pronunciamentos na tribuna da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) fez um discurso de despedida da Casa, na última reunião plenária desta Legislatura, nesta terça-feira (17). Ela não concorreu na última eleição municipal e deixa o parlamento após 12 anos consecutivos. Visivelmente emocionada, teceu vários agradecimentos e disse que se sentia honrada em ter integrado comissões temáticas permanentes da Câmara, sobretudo por ter presidido a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Além disso, destacou os números de projetos de lei, requerimentos e outras iniciativas do seu mandato. “Foram 11.380 proposições, 500 projetos e 99 leis aprovadas, sem falar nos projetos que foram aprovados aqui e tiveram veto [do Executivo]”, disse.

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) fez um balanço de sua trajetória na condução da Casa de José Mariano nesses quatro anos e disse que o Poder Legislativo Municipal, nesse período, pode fazer muitas entregas e que “o futuro do Recife passa por cada decisão tomada aqui nesta Casa”. Ele afirmou que estava encerrando este ciclo “com o sentimento de dever cumprido e com a gratidão por ter exercido, ao longo desses anos, a honrosa missão de servir à população do Recife. Como presidente desta Casa, nossa gestão buscou colocar o Poder Legislativo como protagonista em momentos decisivos para a cidade”, disse, na reunião plenária desta terça-feira (17).

Durante a última reunião Ordinária da Câmara do Recife desta 18ª Legislatura, o vereador Chico Kiko (PSB) despediu-se da Casa de José Mariano. Ele agradeceu os 9.432 votos obtidos no pleito municipal, realizado em outubro deste ano, que embora tenha sido uma expressiva votação, não lhe garantiu a recondução ao cargo. O parlamentar também parabenizou o prefeito João Campos, o vice-prefeito Victor Marques e os vereadores eleitos que foram diplomados ontem, pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O vereador Marco Aurélio Filho (PV) ocupou a tribuna da Câmara do Recife em dois momentos durante a reunião plenária desta terça-feira (17), para destacar sua atuação à frente da Ouvidoria da Casa de José Mariano e para fazer um balanço geral do seu mandato. O parlamentar, que foi reeleito para a Legislatura que se inicia em 2025, é ouvidor do Poder Legislativo desde 2022 e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara desde 2023.

Durante a última reunião Ordinária da Câmara do Recife da 18ª Legislatura, realizada nesta terça-feira (17), a vereadora Liana Cirne (PT) discutiu, no pequeno expediente, um requerimento de sua autoria, de número 9.408/2024, que versa sobre a realização de uma audiência pública sobre o superendividamento das pessoas idosas, a ser realizada no dia 19 de fevereiro de 2025. Em outro momento da plenária, a parlamentar salientou a necessidade da Prefeitura convocar professores inscritos no cadastro de reserva para assumirem cargos efetivos, criticou os contratos temporários de professores e a chamada "acumulação de regência".