O vereador Hélio Guabiraba (PSB) promoveu uma reunião solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (21), para homenagear 101 profissionais da área de saúde que atuaram na linha de frente durante o auge da pandemia do novo coronavírus. O reconhecimento foi prestado a médicos, enfermeiras, profissionais do administrativo, auxiliar de serviços gerais, motoristas, dentre outros. O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) presidiu o evento e encaminhou os trabalhos.
A vereadora Michele Collins (PP) concedeu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21), votos de aplausos e congratulações a mulheres que fazem parte do Programa Mulheres de Visão da ONG Visão Mundial, Projeto Mulheres Perfumadas e à Sociedade Assistencial Saravida. As homenagens foram pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Durante a plenária, Collins ainda discutiu requerimentos que pedem a distribuição de autotestes de covid-19 nas redes municipais de ensino e saúde, além da implantação de um programa de reforço escolar para que os alunos recuperem conteúdos prejudicados pelo período remoto de ensino.
Diversas entidades de apoio aos direitos das mulheres foram alvo de votos de aplauso concedidos pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (21). Os requerimentos, apresentados pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e aprovados em plenário, fazem menção a instituições e projetos que atuam em diversas regiões de Pernambuco. Antes da votação dos pedidos, a parlamentar subiu à tribuna da Casa para salientar o trabalho feito pelos grupos homenageados.
A vereadora Dani Portela (PSOL) debateu dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), propondo votos de aplausos a instituições que têm como meta a defesa dos direitos da mulher. “Estamos no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher e a vereadora Cida Pedrosa sempre traz para esta casa legislativa iniciativas relevantes”, disse, na reunião plenária híbrida, que a Câmara Municipal do Recife realizou, nesta segunda-feira (21).
No Dia Internacional da Síndrome de Down, o vereador Chico Kiko (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para pedir que “as autoridades deem atenção às pessoas com a síndrome, permitindo assim que elas tenham uma vida mais digna”. O discurso foi realizado na reunião plenária híbrida desta segunda-feira (21).
O líder da oposição, vereador Renato Antunes (PSC), declarou que estava sentindo um misto de alegria e tristeza com o fim da greve dos professores da rede municipal de ensino que durou dez dias. “A alegria é porque as aulas vão voltar; os professores aceitaram a proposta de reajuste. As crianças e os estudantes não podem ser penalizados. Mas estou triste com o percentual oferecido, porque não alcança toda a categoria. O reajuste não valoriza a educação e os professores”.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (21), o vereador Rinaldo Junior (PSB) salientou que esteve presente nas mesas de negociação dos professores da rede municipal com a Prefeitura, em busca do reajuste salarial da classe. O parlamentar também falou do compromisso com os professores e criticou os cortes feitos na educação pelo presidente Jair Bolsonaro.
Para onde vai o dinheiro proveniente das multas aplicadas pela Prefeitura nos infratores das leis de trânsito? O questionamento fez parte de um discurso proferido nesta segunda-feira (21), durante a reunião plenária da Câmara do Recife, pelo vereador Fred Ferreira (PSC). Segundo o parlamentar, falta transparência ao Executivo municipal no que diz respeito ao uso desses recursos.
O vereador Alcides Cardoso (DEM) abordou, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (21), a questão da compra de 67 mil tablets para os alunos da rede municipal de ensino feita pela Prefeitura. “Um dos eixos do programa de ensino híbrido EducaRecife, a entrega dos aparelhos aos estudantes vem se arrastando há mais de seis meses”.
A vereadora Andreza Romero (PP) fez questão de dirigir-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife para explicar a situação que está ocorrendo no partido no qual é integrante: o Partido Progressistas. O assunto foi tema do discurso da parlamentar, nesta segunda-feira (21), durante a reunião Plenária.