O anúncio da convocação de 116 profissionais para a Atenção Básica em Saúde do município, feito pela Prefeitura no último sábado (12), rendeu elogios na Câmara Municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (14). Na tribuna do plenário, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) exaltou a gestão do prefeito João Campos (PSB) e disse que o chefe do Executivo atende a um pleito da sociedade e do Poder Legislativo.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) obteve aprovação do voto de repúdio de sua autoria, número 852/2022, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (14), em relação à violência política cometida pelo vereador André Fortaleza (MDB), presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia (GO), contra a vereadora Camila Rosa (PSD), única vereadora da Casa. Na ocasião, a parlamentar teve seu microfone desligado a pedido do presidente da Casa do estado de Goiás, o qual se incomodou com a defesa que ela fazia da necessidade de haver mais mulheres na política.
O apoio político à candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) ao cargo de Senador por Pernambuco nas eleições de 2022 foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PP) nesta segunda-feira (14), na Câmara do Recife. Ao falar da tribuna da Casa de José Mariano durante a reunião plenária híbrida, o parlamentar pediu que o governador Paulo Câmara (PSB) reconheça o nome do progressista como a escolha da união de partidos que dá sustentação à liderança socialista no Estado.
Apesar de elogiar a gestão do prefeito João Campos, que pretende dotar a rede pública municipal com mais tecnologia, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que a valorização real dos professores seria “aplicar o piso salarial com aumento integral, de acordo com o que foi dado pelo Governo Federal”. O Ministério da Educação permitiu que o reajuste do piso dos professores, em nível nacional, seja de 32% este ano, mas a Prefeitura do Recife pretende dar 6%.
A vereadora Michele Collins (PP) se manifestou contrária ao projeto de lei Ordinária (PLO) número 08/2022, de autoria de Liana Cirne (PT), que institui como “Guardião da Cidade do Recife” o orixá Xangô e dá outras providências. “Com todo respeito às religiões de matriz africana, não podemos permitir que a Câmara Municipal do Recife vote um projeto dessa envergadura. Seria algo contra todas as outras religiões”, disse.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) repercutiu, na reunião plenária híbrida da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (14), em dois momentos distintos, reportagens publicadas na imprensa sobre pedido de demissão dos médicos do Hospital da Mulher do Recife. O parlamentar também destacou dificuldades enfrentadas pelos profissionais em outras unidades de saúde da cidade.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, reuniu-se nesta sexta-feira (11), em caráter extraordinário por videoconferência, analisou e aprovou o projeto de lei do Executivo do Plano AMA Carnaval, além de um projeto de decreto legislativo. Estavam presentes o presidente do colegiado, vereador Felipe Francismar (PSB), a vereadora Andreza Romero (PP), e os vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Samuel Salazar (PP).
Por meio de videoconferência, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife reuniu-se na manhã desta sexta-feira (11) com o objetivo de analisar o projeto de lei de autoria do Poder Executivo número 04/2022, o qual dispõe sobre a remuneração dos servidores e empregados públicos da Administração Direta e Indireta do Município. O parecer foi pela aprovação à matéria. Estiveram presentes os vereadores Samuel Salazar (MDB), presidente do colegiado, Marco Aurélio Filho (PRTB) e Osmar Ricardo (PT).
A Câmara Municipal sediou na tarde desta quinta-feira (10), de forma híbrida, uma reunião pública sobre o possível aumento da tarifa dos ônibus do Grande Recife. O debate, uma iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), antecede a reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) que vai votar, nesta sexta-feira (11), o aumento de 9,69% sugerido pelo Governo do Estado.
Sob a presidência do vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão de Legislação e Justiça debateu nove matérias legislativas e distribuiu outras 29 na reunião remota que realizou na tarde desta quarta-feira (9). Dentre os que foram analisados, aprovou três projetos de lei e dois projetos de Decreto Legislativo (PDL) ; recebeu dois pedidos de vistas, retirou um de pauta e rejeitou outro. A reunião contou com a participação dos vereadores Rinaldo Junior(PSB), Andreza Romero (PP), Samuel Salazar (MDB) e Ivan Moraes (PSOL).