A vereadora Michele Collins (PP) se posicionou contrária à realização do carnaval de rua de 2022, no Recife, e disse que estava preocupada com as grandes aglomerações, enquanto a crise sanitária por causa da covid-19 não for debelada. “Assim como eu, milhares de pessoas que me procuram também são contra a realização do carnaval. Mas sou a favor de que medidas protetivas sejam tomadas em comum acordo com pessoas que precisam economicamente do carnaval. Essas pessoas precisam de respostas e de atenção a exemplo do que já foi feito no carnaval deste ano”, disse.
Sobre o requerimento número 11900/2021, de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL), concedendo voto de aplausos para a Escola Livre de Redução de Danos (ELRD), a vereadora Michele Collins (PP) anunciou, durante reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (30), que não concorda com o método de trabalho realizado na entidade e anunciou que votaria contra à proposição. A matéria foi aprovada por 15 parlamentares. Sete votaram contra.
Sob a presidência do vereador Luiz Eustáquio (PSB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife distribuiu quatro proposições, de autoria do Poder Executivo, para serem analisadas pelo colegiado. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (30), na Sala das Comissões, e contou com a presença do vereador Zé Neto (PROS).
A preocupação com a realização das festividades de fim de ano e do carnaval, bem como a possível greve dos profissionais da enfermagem, levaram o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) à tribuna da Câmara Municipal do Recife. Nesta, segunda-feira (29), ele abordou estes dois assuntos e cobrou das autoridades que ficassem atentas às implicações que estes temas trazem para a população.
Durante reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta segunda-feira (29), o vereador Joselito Ferreira (PSB) ocupou a tribuna virtual da Casa para expor reivindicações de moradores de bairros da Zona Oeste da cidade nas áreas de abastecimento de água e segurança pública. O parlamentar reclamou do serviço prestado pela Compesa, que segundo ele, ao consertar vazamentos nas redes de água e de esgoto tem deixado os buracos abertos nas ruas por longos períodos.
Em reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (29), a vereadora Dani Portela (PSOL) lamentou o baixo número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano. Foram 3 milhões de pessoas, o menor número desde 2005, e 53% a menos que na edição passada, que teve 5,7 milhões de inscritos.
Um serviço de manutenção feito pela Celpe, na Zona Sul da cidade, no último sábado, provocou transtornos no trânsito, com engarrafamentos de mais de duas horas, segundo relato do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), durante reunião plenária virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (29). “Vivenciamos um verdadeiro caos nos arredores da Via Mangue, no bairro de Boa Viagem, no bairro do Pina. Percursos de 20 minutos foram feitos em duas horas e meia”, ressaltou.
O vereador Renato Antunes (PSC) disse que estava muito preocupado com a situação de alguns habitacionais no Recife, sobretudo com o Habitacional da Torre, na Zona Norte. Em seu pronunciamento, na manhã desta segunda-feira (29), na reunião plenária virtual da Câmara Municipal, ele afirmou que cabe à Prefeitura exigir que a Compesa conserte as infiltrações no reservatório de água, que está sendo contaminado com os resíduos da fossa do local.
O vereador Ivan Moraes (PSOL) debateu dois requerimentos e um projeto de lei, todos de sua autoria, que foram votados e aprovados na reunião plenária realizada de forma virtual pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (29). O primeiro requerimento abordado foi o de número 12428/2021, que concedeu voto de aplausos à AMME Medicinal pela conquista da autorização judicial para plantar e cultivar cannabis, exclusivamente para fins medicinais.
Na reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (29), durante o tempo destinado às lideranças, o vereador Dilson Batista (Avante) comentou e discordou sobre uma notícia veiculada em um portal de notícias, na última sexta-feira, a respeito de uma doença dermatológica que vem acontecendo na capital pernambucana, tendo a causa relacionada ao uso excessivo de ivermectina.