Preocupado com a violência urbana, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveu audiência pública na tarde desta quarta-feira (17), de forma remota, para debater o tema “A (In)segurança nas ruas do Recife”. Ele focou os debates nas ocorrências policiais do bairro das Graças, zona Noroeste, em especial nas proximidades dos grandes colégios que se localizam nessa e nas regiões vizinhas, que têm diversos estabelecimentos de ensino. “Esta não é uma busca de responsabilização pelos casos. Sabemos do esforço e da competência da Polícia Militar, mas há cobranças que nos chegam e sabemos que as ocorrências são numerosas. Essas denúncias devem ser postas e a fiscalização é o nosso papel para melhorar a segurança”, justificou. Ele disse que a audiência foi motivada por pais de alunos que fizeram relatos e queixas de roubos que ocorrem nos horários de entrada e saída dos estudantes nos colégios.
Na manhã desta quarta-feira (17), o vereador Zé Neto (PROS) promoveu uma audiência pública virtual para debater a questão do avanço do mar na orla da capital pernambucana. Segundo o parlamentar, o tema se mostra de extrema importância e tem um grande impacto para a cidade.
A Comissão de Segurança Cidadã da Câmara do Recife se reuniu, por videoconferência, nesta quarta-feira (17), e aprovou o projeto de lei Ordinária que institui o Programa "Tempo de Despertar", que prevê uma parceria da Prefeitura com o Poder Judiciário e o Ministério Público para prevenir e combater a violência doméstica. Na ocasião, também foi destacada a importância da Frente Parlamentar para Discussão Acerca da Concessão do Porte de Arma de Fogo aos Agentes de Segurança do Recife. Participaram do encontro os vereadores Dilson Batista (Avante), Fabiano Ferraz (Avante) e Doduel Varela (PSL).
No próximo dia 30, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal do Recife, será mais uma entidade a se engajar na "Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres". A agenda foi decidida durante reunião do colegiado nesta terça-feira (16), com a participação das vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), que preside a Comissão, e Ana Lúcia (Republicanos).
Na tarde desta terça-feira (16), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes reuniu-se para emitir pareceres a 17 projetos de lei e distribuição de três matérias. Os vereadores Ana Lúcia (Republicanos), Cida Pedrosa (PCdoB) e Hélio Guabiraba (PSB) deram andamento aos trabalhos.
Duas ações desenvolvidas pela Prefeitura do Recife para manutenção da cidade, além de um apelo ao comando da Polícia Militar de Pernambuco por mais segurança foram assuntos destacados pelo vereador Joselito Ferreira (PSB). Ele abordou os temas durante reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal, nesta terça-feira (16).
Um apelo para que o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos avaliem a possibilidade de adiarem a realização do Carnaval de 2022, previsto para ocorrer em fins de fevereiro e início de março, para uma outra data, foi feito pela vereadora Michele Collins (PP). “Em requerimento que estou apresentando a esta Casa, não peço a suspensão, mas que eles avaliem a possibilidade de segurarem a festa um pouco mais”, disse a parlamentar, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (16). “Faço esse apelo como vereadora, pensando em muitas vidas perdidas, pois nenhuma vida tem preço. E penso ainda nos milhões de reais, do dinheiro público, que foram necessários para montar e desmontar hospitais”.
Ao discursar na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada de forma virtual, na manhã desta terça-feira (16), a vereadora Dani Portela (PSOL) manifestou indignação com o aprofundamento das desigualdades sociais “que o governo de Jair Messias Bolsonaro tem causado ao nosso País”. Ela lembrou que, nos últimos dias, tem visto reportagens mostrando filas imensas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Central de Atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), na Rua do Imperador, com pessoas chegando de madrugada, na incerteza do que vai acontecer com o fim do programa Bolsa Família e o último pagamento do auxílio emergencial. “É desespero, medo das pessoas perderem o pouco que recebiam, mas que era certo, fruto de uma política pública criada em 2003 pelo então presidente Luis Inácio Lula da Silva”.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (16), para repercutir um assunto nacional, que diz respeito ao Museu do Açúcar. Ela destacou o projeto de lei número 1427/ 2021, de autoria do deputado federal Christino Áureo (PP/RJ) que altera a Lei 6.456/1977, que dispõe sobre a "Transferência do Museu, do Instituto do Açúcar e do Álcool para o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais".
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (16), uma audiência pública de sua iniciativa, ocorrida semana passada, tendo como tema: Os efeitos das mudanças climáticas no Recife. “Um debate muito rico que contou com a presença de grandes nomes”.