Notícias

Na reunião Ordinária de encerramento dos trabalhos do semestre da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (5), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de agradecer aos demais parlamentares pelo apoio recebido e teceu críticas ao governo do presidente Jair Bolsonaro. O discurso foi transmitido via videoconferência.

Questões relacionadas à covid-19 e ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) figuram entre os assuntos mais recorrentes dos projetos analisados pela Comissão de Saúde da Câmara do Recife, nesta terça-feira (2). A presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB) e o vice-presidente, vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveram uma longa reunião extraordinária para deliberar sobre 32 proposições.

As denúncias de que o direito das gestantes à presença de acompanhante durante o parto não estaria sendo respeitado no Hospital da Mulher motivaram a realização de uma audiência pública na Câmara do Recife. Por meio de videoconferência e por iniciativa da vereadora Dani Portela (PSOL), o Poder Legislativo Municipal discutiu os problemas da assistência à gestação e ao parto nas maternidades do Recife nesta sexta-feira (2). O debate contou com a presença de membros da sociedade civil e do poder público.

A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife fechou o semestre com a apreciação de proposições, emissão de pareceres e distribuição de projetos de lei, durante encontro realizado via videoconferência, na manhã desta sexta-feira (2). O presidente do colegiado, vereador Zé Neto (PROS), além de Alcides Cardoso (DEM) e Wilton Brito (PSB) acompanharam as discussões dos trabalhos.

Foi a primeira vez em que a Câmara Municipal do Recife se fez presente em uma praça da cidade, ouvindo pessoas em situação de rua. A ação inédita foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), na Praça Dezessete, na rua do Imperador Pedro II, no bairro de Santo Antônio, na tarde desta quinta-feira (1º). A estrutura montada foi simples, contando com cadeiras e uma tribuna com o tema da reunião: `Fala pop rua”. Membros do Legislativo ouviram as necessidades de quem não tem casa e muitas vezes divide o papelão para dormir.

Um conjunto de cuidados, individuais e coletivos, direcionados para pessoas que usam, abusam ou dependem de drogas. É essa a definição da estratégia de redução de danos, que foi tema de uma reunião pública realizada pela Câmara do Recife nesta quinta-feira (1º), de forma virtual. O debate foi promovido por iniciativa do mandato do vereador Ivan Moraes (PSOL).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), participou da reunião nesta quinta-feira (1º) com o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio), Bernardo Peixoto. Também estiveram à mesa o presidente e o vice do Sindicato do Comércio Varejista Farmacêutico (Sincofarma), Oséas Gomes e Elias Salomão - respectivamente. A agenda ocorreu na sede da Fecomércio e os representantes do setor produtivo levaram ao presidente o debate sobre o funcionamento de farmácias e drogarias no Recife, especialmente durante a pandemia.

De um lado, os professores que planejam voltar às aulas presenciais somente quando toda a comunidade escolar receber o complemento da imunização contra a covid-19. Do outro, a Prefeitura do Recife que já anunciou o início da retomada das aulas presenciais na rede municipal para 22 de julho, em meio à pandemia. No centro da questão, os alunos que não têm idade prioritária para a vacinação, mas ao mesmo tempo enfrentam entraves para estudar no isolamento social porque nem todos têm acesso à internet. Para debater essa equação, o vereador Osmar Ricardo (PT) realizou reunião pública virtual na manhã desta quinta-feira (1º).

Com o objetivo de sistematizar as ideias propostas, fazer um balanço das reuniões já realizadas e programar o segundo semestre, a Frente Parlamentar pela Renda Básica da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quinta-feira (1º), via videoconferência, pelo site da Casa. Os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Dani Portela (PSOL) e assessores de gabinetes acompanharam o encontro.