A vereadora Liana Cirne (PT) defendeu o requerimento número 4290/2021, de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que foi votado na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25). A matéria, que foi aprovada após discussão polêmica, concede voto de aplausos e congratulações para os vereadores Asfabi Virgílio, Filipa Brunelli, Paulo Landim e Thainara Faria(PT); Luna Meyer (PDT)e Guilherme Bianco (PCdoB) da Câmara Municipal de Araraquara, interior de São Paulo.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) defendeu a convocação da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, para ela explicar as denúncias que foram feitas de suspeita de compra de material hospitalar, no ano passado, com indícios de irregularidades, para o combate à covid-19. “Muito mais vergonhoso do que está sendo divulgado pela imprensa é o papel da omissão. E o nosso papel enquanto vereadores é o de fiscalizar”, lembrou, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25).
Ao elogiar a atitude da Prefeitura do Recife de tornar a Rua do Bom Jesus como via exclusiva para os pedestres, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) anunciou que o Recife Antigo será um grande laboratório de gestão. “Outras iniciativas serão tomadas pelo poder público em conjunto com a iniciativa privada. E nós, os vereadores, também estamos comprometidos com o futuro e o desenvolvimento da cidade”, disse, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (25).
O vereador e vice-líder do Governo, Rinaldo Junior (PSB), repercutiu na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (26), uma matéria publicada no Jornal Nacional sobre o aplicativo Atende em Casa. O vereador destacou a eficiência do instrumento, "copiado e já disponibilizado para mais de 30 municípios e capitais do Brasil". Atende em Casa é um aplicativo criado pela Prefeitura do Recife para facilitar e ampliar os serviços oferecidos pelo órgão durante a pandemia da covid-19.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) promoveu, na tarde desta segunda-feira (24), uma reunião pública na Câmara Municipal do Recife, transmitida via videoconferência, para debater a questão da violência infantojuvenil em tempos de pandemia. “Sem aulas presenciais nas escolas tivemos aumentos em índices muito ruins. E um deles é a violência contra crianças e adolescentes. Essa situação se dá, na maioria das vezes, dentro das casas em que moram”, lamentou Ana Lúcia.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes se reuniu por videoconferência nesta segunda-feira (24), e aprovou o Projeto de Lei do Executivo número 13/2021, que cria no Recife o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS Fundeb). Além do PLE, a Comissão analisou e aprovou parecer a seis projetos de lei Ordinária, outras 21 proposições foram distribuídas com os membros do colegiado para análise posterior.
Em reunião virtual realizada na tarde desta segunda-feira (24), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisou sete projetos de lei. Seis foram aprovados e um, rejeitado. Entre os aprovados dois são de autoria do Poder Executivo: o de número 09/2021, que institui a Política Municipal de Cultura de Paz e Justiça Restaurativa do Recife; e o 13/2021, que cria o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS Fundeb Recife).
Ao repercutir a notícia de que a Prefeitura do Recife terá que se explicar pela suspeita de compra de material hospitalar, no ano passado, com indícios de irregularidades, o vereador Rinaldo Júnior (PSB) disse que recebia o fato com tranquilidade. “O Ministério Público de Contas está fazendo o seu papel de investigação. Mas, a apuração prévia já mostra que na compra dos equipamentos para fazer o combate à covid-19 não houve prejuízo para o erário público”, ressaltou o parlamentar, que é líder do Governo.
O projeto de lei do Executivo nº 13/2021, que cria no Recife o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS Fundeb Recife) teve o seu parecer pela aprovação acolhido pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal nesta segunda-feira (24). Presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão se reuniu de forma virtual para analisar e votar pareceres sobre esse e outros projetos que se encontram em tramitação no Poder Legislativo.
O projeto de lei nº 72/2017, votado pela Câmara do Recife na reunião Ordinária remota desta segunda-feira (24), gerou um debate sobre as atribuições do Poder Legislativo ao ser levado à tribuna virtual pela vereadora Liana Cirne (PT). De autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a proposta – que visa tornar obrigatória a presença de profissional de vigilância do sexo feminino nas escolas da rede pública do ensino municipal – havia recebido um parecer pela rejeição da Comissão de Legislação e Justiça da Casa.