Notícias

O vereador Rinaldo Junior (PSB) lembrou que ano passado elaborou anteprojeto de lei pedindo a criação do Fundo Emergencial da Cultura (FEC), contemplando trabalhadores e artistas impossibilitados de trabalhar em virtude da pandemia, e que o mesmo está em estudos no Executivo. Ele argumentou na manhã desta terça-feira (11), que o FEC seria alimentado por organizações governamentais, não-governamentais e doações, podendo se transformar em fundo permanente ou durar até o final da pandemia. Pare ele seria uma maneira de manter de pé as tradições e cultura da cidade.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) defendeu através dos requerimentos de números 2218/2021 e 2219/2021, a inclusão de dois artigos do jurista José Paulo Cavalcanti Filho, "Cleptocracia" e "Viva a Impunidade?", nos anais da Câmara do Recife. Os artigos, segundo ele disse, na manhã desta terça-feira (11), na Câmara Municipal, durante reunião Ordinária por videoconferência, foram publicados na imprensa local em março de 2021. “Os ensaios demonstram as contradições de juízes brasileiros ao discutirem o combate à corrupção e a reversão de sentenças dadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Os requerimentos não foram aprovados no plenário.

O vereador Doduel Varela (PSL) fez discursos para defender as polícias do país, argumentando que, às vezes, as corporações são recebidas à bala nas comunidades e revidam. Ele disse na manhã desta terça-feira (11), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que os que usam a tribuna da Casa para falarem de policiais é porque não sabem e não têm vivência da vida desses profissionais. “Sou policial com orgulho", afirmou o parlamentar. Ele contou que em certa ocasião foi recebido à bala em uma comunidade. A pistola dele teria travado e o bandido teria vindo em direção a ele para atirar . "Teria sido executado não fosse um colega policial que me acudiu”.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento 3690/2021, de autoria da Comissão de Educação, Turismo e Esportes, dirigindo indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que o projeto “Novo Modelo de Gestão para o Teatro de Santa Isabel”, receba apoio e incentivo do Poder Executivo Municipal.

Preocupado com a campanha de vacinação contra a covid-19, o vereador Paulo Muniz (Solidariedade) debateu e aprovou o requerimento de número 3591/2021, de sua autoria. A matéria legislativa dirige indicação ao prefeito do Recife, João Campos, para que seja realizada a convocação sistematizada e individual, por meio de ligação telefônica ou mensagem de celular, das pessoas que faltaram ao agendamento da primeira ou da segunda dose da vacina contra a covid-19.

Durante reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via internet, nesta terça-feira (11), o vereador Osmar Ricardo (PT) comentou e criticou os requerimentos do vereador Alcides Cardoso (DEM) que solicitam transcrição nos anais da Casa dos artigos intitulados “Cleptocracia” e “Viva a Impunidade?”, ambos de autoria do jurista José Paulo Cavalcanti Filho e publicados no Jornal do Commercio.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) fez questão de comentar, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta terça-feira (11), o lançamento do programa Recife Parceria, que tem o objetivo de alavancar as parcerias estratégicas do município com a iniciativa privada.

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu e criticou os requerimentos de autoria do vereador Alcides Cardoso (DEM), que foram votados e rejeitados na reunião virtual Ordinária, da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11). Ambos os requerimentos pedem transcrição para os Anais da Casa de José Mariano de artigos do jurista José Paulo Cavalcanti Filho, publicados na imprensa local.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) fez um alerta ao Poder Executivo sobre a campanha de vacinação contra a covid-19 no Recife. “Muitos profissionais de educação física não estão sendo vacinados nos postos do município. E eu gostaria de chamar a atenção porque eles fazem parte do rol de profissionais de saúde, que são considerados prioritários na imunização”, disse, na reunião virtual Ordinária, da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (11).

Além de distribuir e analisar treze projetos de lei, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania discutiu também a questão da pessoa albina e a vacinação para deficientes e pessoas com comorbidades, na tarde desta segunda-feira (10). A vereadora Michele Collins (PP), presidente do colegiado conduziu os trabalhos, juntamente com os vereadores Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB). Participaram do encontro virtual a gerente de Atenção Básica da Prefeitura do Recife, Débora Amaral, e o advogado Wellington Carneiro que falou sobre albinismo.