Notícias

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu três requerimentos, todos de sua autoria, solicitando cessão de um terreno para circos itinerantes, nº 1857/2021; auxílio emergencial (AME) para artistas de rua, nº 1863/2021, e o nº 1864/2021 pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado Federal para averiguar os crimes cometidos pelo presidente da República durante a pandemia. As discussões aconteceram na manhã desta terça-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência.

A caso dos funcionários de uma empresa que presta serviços ao Governo de Pernambuco levou o vereador Rinaldo Junior a se pronunciar na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (30). Durante a reunião Ordinária remota, o parlamentar disse que os trabalhadores da empresa BBC Vigilância enfrentam atrasos na entrega de tíquetes de alimentação e em relação a direitos de férias.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu o requerimento de autoria do vereador Doduel Varela (PSL) sobre a violência contra a mulher e as medidas de reabilitação para o agressor. “Entendo a importância do requerimento, mas não podemos pensar no atendimento do agressor através da Secretaria da Mulher e nem através do orçamento dessa pasta”, ressaltou, na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta terça-feira (30).

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu e aprovou requerimentos de sua autoria que tratam da situação do transporte coletivo, que classificou como “caótico”. Ela também discutiu outra matéria que questiona o fato de as concessionárias de veículos serem consideradas prioritárias no plano do lockdown. O debate ocorreu na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do recife na manhã desta terça-feira (30).

“A data de 31 de março não pode ser esquecida. É nosso dever lembrar. Amanhã, nós, da Câmara Municipal, lembraremos”. Com essas palavras, a vereadora Liana Cirne (PT) proferiu, nesta terça-feira (30), um discurso pela memória das consequências da Ditadura Militar brasileira e do Golpe de 1964. Durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife, ela convidou os demais parlamentares a participar na quarta-feira (31) de uma reunião pública organizada por seu mandato, com o tema “Direito à Memória e à Verdade no Recife, à luz do relatório final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara”.

O vereador Fabiano Ferraz (Avante), integrante por 19 anos da Guarda Municipal, fez um alerta, na manhã desta terça-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência. Ele disse que percorreu a orla de Boa Viagem, no final de semana, junto com representantes da Associação de Inspetores e Subinspetores do Recife, para acompanhar a ação dos guardas municipais. Segundo ele relatou, foram observados alguns problemas sobre as condições de trabalho do efetivo.

Com discurso emocionado e lembrando que é filha adotiva de um homem que ficou estéril em virtude de torturas praticadas pela Ditadura Militar Brasileira, iniciada em 31 de março de 1964, que completa amanhã, 57 anos, a vereadora Dani Portela (PSOL) ressaltou na manhã desta terça-feira (30), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que não podia deixar de lembrar a data. “A ditadura durou 21 anos e matou mais de 400 pessoas, sem contar os torturados. Pensar que em 2016, o então deputado federal, Jair Bolsonaro, enalteceu na tribuna o torturador Carlos Alberto Ustra, causa estupor. E é esse deputado que hoje é o presidente do País”.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) chamou a atenção para a situação dos artistas, sobretudo os da música, que estão enfrentando dificuldades financeiras durante a pandemia. Na reunião Ordinária virtual realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (30), ele disse que a situação para os artistas populares é difícil e que alguns estão vendendo os próprios instrumentos musicais para sobreviver.

Com um discurso forte e contundente, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) conclamou a todas as pessoas a respeitarem o protocolo de segurança estabelecido pelas autoridades sanitárias. Também lamentou a grave crise econômica ligada diretamente à crise sanitária provocada pela covid-19 – durante pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, via remota, na manhã desta segunda-feira (29).

A aglomeração no transporte público do Recife e alternativas para melhorar tal situação. Foram estes assuntos apresentados em dois requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), aprovados na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária virtual, na manhã desta segunda-feira (29).