A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/2023, que tramita na Câmara dos Deputados e criminaliza a posse ou o porte de qualquer quantidade de droga, foi comentada pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). De acordo com ele, a proposta tem como objetivo garantir tratamento aos usuários de drogas. O parlamentar também exaltou a importância do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental (ProMorar) para o recifense.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (3), o vereador Fred Ferreira (PL) repercutiu uma visita que fez na rua Morro do Pilar, localizada no bairro de Monte Verde. Segundo o parlamentar, os serviços de infraestrutura, para evitar incidentes provocados pelas chuvas, estão parados e ele fez um alerta à Prefeitura da cidade.
A distribuição de água para o consumo humano nos bairros da Zona Norte, que é feita pela Companhia Pernambucana de Abastecimento, foi criticada pelo vereador Victor André Gomes (PV) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3). Segundo ele, a irregularidade no fornecimento é constante. “O sistema de abastecimento da Compesa está falido. Está um verdadeiro caos”, disse o vereador, assegurando que a desorganização na companhia é tão grande que até mesmo o sistema de rodízio de abastecimento, que está previsto num calendário, não vem sendo cumprido.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (3), a vereadora Liana Cirne (PT) destacou a necessidade de obras para prevenir possíveis desastres, nas comunidades do Ibura, Sapo Nu, Dois Unidos e Vila do Sesi. Ao fazer o pedido, ela lembrou da tragédia ocorrida há dois anos, em maio de 2022, quando fortes chuvas atingiram a cidade. A parlamentar contou que vem recebendo mensagens de moradores das comunidades, que dizem ter a vida afetada pelo medo de vivenciar novos desastres.
Frente a comentários críticos sobre a atuação do governo municipal durante a reunião plenária desta segunda-feira (3), o vereador Chico Kiko (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para defender a gestão do prefeito João Campos (PSB). Em seu discurso, o parlamentar elogiou as obras do Poder Executivo em execução no município e os resultados delas que, segundo ele, já são visíveis.
O reajuste nas alíquotas do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Município do Recife (Saúde Recife) foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Osmar Ricardo (PT) nesta segunda-feira (3). O parlamentar se pronunciou na tribuna da Câmara Municipal durante a reunião plenária para demonstrar insatisfação com o aumento das taxas cobradas pelo serviço, que conta com 17 mil beneficiários. A mudança, aprovada no mês passado, já incide sobre os contracheques dos servidores e inclui um crescimento de 4,5% para 5,5% na alíquota sobre os vencimentos brutos dos titulares.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu o requerimento número 5198/2024, de sua autoria, que concedeu voto de aplausos ao prefeito João Campos; ao secretário de Educação do Recife, Frederico Amâncio, “e a todos os profissionais de educação”. A proposição da parlamentar foi feita “em razão do sucesso do Programa Primeiras Letras, firmando a capital pernambucana no 6º lugar entre aquelas com as maiores taxas de alfabetização do Brasil”. O percentual atingido foi de 62,4%, acima da média nacional que é de 56%.
Com o começo do período chuvoso, o vereador Davi Muniz (PSD) disse que as comunidades da periferia, localizadas nos morros e outras áreas de risco, estão vivendo horas de preocupações. “As famílias da Vila Arraes, da área baixa da Beira Rio, do Beco do Óleo e da B13, só para citar algumas do bairro da Várzea, começam a perder o sossego”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3).
O empresário do ramo da formação de condutores Ygor Gomes Valença é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. A comenda foi entregue pela Câmara Municipal do Recife na tarde desta quinta-feira (30), em uma cerimônia realizada por iniciativa do vereador Davi Muniz (PSD) no plenário da Casa. O vereador Marco Aurélio Filho (PV) presidiu a reunião solene.
Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada uma audiência pública, por videoconferência, para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais, pela administração municipal, relativas ao 1° quadrimestre de 2024, promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. O vereador Samuel Salazar (MDB), presidente do colegiado, conduziu o encontro. Maíra Fischer, secretária de Finanças do Recife, apresentou os dados à Comissão.